Anamnese online: diga adeus ao papel

A anamnese é um documento muito importante tanto para o dentista quanto para seu paciente. Ela é constituída por uma lista de perguntas referentes à saúde do paciente. Para evitar o acúmulo de papéis ou mesmo a perda deles, a anamnese online é a solução.

Tempo de leitura: 6 minutos

Os softwares odontológicos ganham seu espaço e mostram que o “adeus ao papel” está cada vez mais perto por causa da anamnese online.

Afinal, em uma clínica odontológica, a gestão de documentos é algo desafiador, seja pela quantidade de informações ou pela necessidade de organizar constantemente esse material. Por isso, neste artigo você descobrirá qual a importância da anamnese online e como fazer uso dessa ferramenta.

Anamnese online: como organizar fichas de pacientes?

O dentista e a sua equipe devem organizar corretamente as fichas de pacientes, tanto para obedecer critérios legais do CFO (Conselho Federal de Odontologia) quanto para otimizar as atividades internas. Afinal, estes são documentos nos quais constam todas as informações sobre os pacientes como, por exemplo, seu histórico, a anamnese do paciente, os contratos de tratamentos, exames, entre muitas outras informações.

Você, como cirurgião-dentista, pode usar esse material como respaldo em caso de processos por parte dos pacientes ou identificação em caso de falecimento. Assim, visto que a orientação legal é que as fichas fiquem armazenadas por pelo menos 10 anos, você precisa de um sistema eficientes de arquivo.

Anamnese online
Anamnese online: diga adeus ao papel

O indicado nesse caso, então, é que você prepare o consultório para ter um espaço apenas para o arquivamento de fichas de pacientes, deixando em evidência as mais atuais e reservando as que estão mais perto do período mínimo de 10 anos. Até poucos anos atrás esse foi o processo mais comum, já que não havia muitas opções.

Porém, graças à anamnese online, os dias do papel estão contados. Por mais que haja a permissão para guardar esses dados por meio de fichas físicas, datilografadas ou digitadas, o recomendado é recorrer a um programa para armazenamento e consulta desses dados, considerando as ferramentas que temos hoje.

Por que usar um programa para fazer anamnese?

Como vimos, a ficha é de extrema importância e é nela que contém a anamnese, que é um conjunto de informações cruciais para bom andamento do tratamento odontológico. Lá estará o motivo pelo qual o paciente buscou o tratamento, além de dados sobre medicamentos. Dessa forma, o preenchimento dessa ficha requer muita cautela por parte do dentista, que deve conversar com o paciente e obter o máximo de dados.

Assim, contar com a digitalização desse processo é a melhor escolha. Primeiro porque colabora para obedecer critérios legais de guarda dos dados por um longo período, segundo porque permite consultas rápidas na hora do atendimento.

Além disso um programa para fazer anamnese online permite a guarda completa de dados, tudo de maneira prática e segura. Não é preciso ocupar espaço físico e há a opção de deixar na nuvem, de forma segura e sem se preocupar com o risco de perda dos dados armazenados. Um programa facilita em relação ao armazenamento e à pesquisa, sendo útil na organização e no dia a dia no consultório.

Como fazer ficha de anamnese personalizada?

Uma boa anamnese não é feita com o preenchimento apenas de respostas dadas pelo paciente. É um diálogo feito com o dentista, que vai usar modelos prontos apenas como parâmetro para guiar essa conversa. Fazer ficha de anamnese personalizada implica justamente nessa postura de compreensão.

Por exemplo, em relação aos sinais de ansiedade, algo comum antes de procedimentos odontológicos – pernas balançando, respiração rápida, estalar os dedos, entre outros -, são parte da linguagem corporal de quem está com medo e ansioso e podem ser anotados. Além disso, optar por perguntas abertas, aquelas que não dão margem apenas para respostas como “sim” ou “não”, pode ajudar a colher informações.

Também é preciso não esquecer da importância do histórico de saúde familiar, por problemas ligados à genética. São dados que acionam sinais de alerta importantes durante o procedimento e contribuem para uma anamnese completa do seu paciente.

Quais as vantagens e desvantagens de uma anamnese online?

O preenchimento dos dados da ficha de anamnese online apresenta vantagens específicas, como a facilidade em editar o material, por exemplo. Além disso, o dentista pode inserir fichas de épocas diferentes, permitindo uma investigação do tratamento ao longo do tempo, checando mudanças.

Mais importante, um sistema pode destacar informações mais relevantes, como alergias a medicamentos ou uma área de restrições para aquele paciente. Apesar de ser um software com questionários prontos, normalmente existe a chance de configuração de acordo com a linha de trabalho do dentista.

Gerar a receita por um software que já apresenta alertas sobre medicamentos específicos pode fazer toda a diferença na qualidade e segurança do atendimento. No dia a dia, um tablet pode cumprir a função de facilitar o manuseio dessa ferramenta e tornar a rotina do consultório ainda mais produtiva.

Qual o melhor software odontológico para fazer anamnese?

Para quem quer dizer adeus ao papel, sem dúvidas o EasyDental Cloud é o software odontológico mais interessante para a gestão do seu consultório. O sistema apresenta a chance de armazenar todas as informações do consultório – dos profissionais e pacientes – com excelência, além da assinatura eletrônica de documentos emitidos.

A ideia é facilitar a sua vida e a da sua equipe sem sair do que pede a lei, como mostramos antes, quando falamos sobre o armazenamento de fichas de pacientes. São muitos os detalhes importantes na hora de atender um paciente e quanto mais funções o sistema tem, mais ele torna o processo produtivo e seguro.

Os dados dos pacientes ficam armazenados sem ocupar espaço e sem risco de perda. Assim, a gestão de documentos pode não mais ser um problema para a sua equipe ao adotar um sistema completo, que dê conta de todas as demandas que uma clínica, de grande ou pequeno porte, precisa.

Conclusão

A anamnese online é uma tendência que promete ficar e fazer com que os profissionais possam dar adeus ao papel. O software EasyDental Cloud pode deixar o dia a dia da sua clínica muito mais produtivo sem perder a segurança, trazendo recursos para aperfeiçoar os atendimentos com base nas fichas dos pacientes.

Levando em consideração as demandas legais de detalhar toda a documentação e dados dos pacientes e ainda armazenar por cerca de 10 anos, é preciso contar com soluções modernas e que otimizem tempo e espaço. Experimente já o EasyDental Cloud por 7 dias grátis!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *