Automatização de processos: 5 vantagens em adotar esse sistema

O uso das tecnologias impactaram de forma positiva os modos de fazer gestão e o ramo odontológico não ficou de fora. As vantagens em automatizar os processos de gestão da clínica odontológica incluem evitar falhas, diminuir custos, otimizar tempo, e mais!

Tempo de leitura: 5 minutos

O uso de softwares com objetivo de  agilizar os atendimentos comerciais  tornou-se praticamente obrigatório para qualquer modelo de gestão, até mesmo o odontológico. Embora o trabalho de gestão de equipes e de diagnóstico possa ser feito manualmente, a produtividade dos resultados é notável quando o assunto é automatização de processos.

A sistematização facilita o trabalho dos dentistas, tornando-o eficiente. Por isso, entenda agora como um sistema digital completo pode ajudar seu consultório ou empresa no ramo odontológico, e não fique de fora dessa tendência global!

Vantagens em fazer a automatização de processos

Uma coisa é certa: para todo profissional de saúde, quanto mais agilidade e praticidade em resolver um problema, maiores são as chances de chegar a uma rápida solução, e esse é apenas um dos benefícios em contar com o auxílio de um software odontológico em sua rotina.

1. Falhas humanas

Automatização sem falhas humanas.

Depender apenas de sistemas de gerenciamento humanos não é interessante quando falhas manuais podem ocorrer a qualquer momento, já que estas podem ser de difícil solução, fazendo com que a equipe perca um tempo valioso na resolução de problemas.

Por meio do uso de sistemas odontológicos digitais, é possível padronizar todos os procedimentos, minimizando, desse modo, a ocorrência de erros. 

Se um preenchimento digital é realizado de forma incorreta, por exemplo, ainda assim a correção do erro será muito mais fácil e rápida de ser feita do que se o processo for feito manualmente.

2. Diminuição de custos e otimização do tempo

Automatização e gestão do tempo.

Procedimentos manuais, além de serem menos práticos na resolução de problemas, envolvem custos desnecessários com papéis para documentos. Com a completa automatização dos procedimentos, no entanto, tais custos são minimizados. 

Nos processos de gestão convencionais, solicitar compras de materiais para clínicas, por exemplo, pode significar muita burocracia e tempo adicional. Entretanto, automatização sistematizada reduz o tempo necessário para solicitar e acompanhar pedidos, fazendo todos os outros processos empresariais fluírem adequadamente.

3. Aumento da lucratividade com a automatização de processos

Lucratividade.

Segundo estudo do Conselho Federal de Odontologia (CFO), 9 em cada 10 brasileiros acreditam que ir regularmente ao dentista é essencial. Além disso, só em 2018, o setor faturou cerca de R$ 38 bilhões. Assim, é possível relacionar o destaque de empresas do ramo ao uso de tecnologias para gerenciar seus processos.

4. Você no controle dos diagnósticos

Controle nos diagnósticos.

Profissionais que viveram a realidade dos anos 1990 sabem muito bem: localizar históricos dos pacientes era um processo que levava tempo, principalmente quando categorizados incorretamente.

O uso desse sistema capaz de coletar imediatamente as informações do cliente, necessitando tão somente de alguns dados cadastrais, torna as consultas muito mais dinâmicas e eficientes, poupando tanto o tempo do profissional de saúde como o do paciente. A eficiência que a gestão do seu consultório apresenta, portanto, afeta diretamente seu paciente.

5. Clientes satisfeitos

Satisfação dos clientes.

Quando sua empresa funciona de forma ágil e com a menor possibilidade de erros possível, seus clientes ficam igualmente felizes e sentem confiança em procurá-lo novamente para uma nova consulta.

Pesquisas rápidas sobre o histórico do paciente, menos tempo nas filas e menos chances de falhas fazem sua empresa se tornar cada vez mais confiável, aumentando sua visibilidade no mercado. Afinal, o mercado é formado por componentes que prezam pela qualidade e atendimento, em todas as etapas mercadológicas.

Agora que você já conhece quais as vantagens em automatizar os processos de gestão da sua clínica, está interessado na automatização, mas não sabe por onde começar?  Continue lendo esse artigo que vamos te ajudar!

Etapas para realizar a automatização de processos

Alguns fatores devem ser levados em consideração antes da solicitação de um sistema específico para sua empresa. Por isso, é necessário consultar um especialista para ter a certeza de que está adquirindo a solução ideal para o seu negócio.

Selecionamos os dois principais pontos essenciais para serem estudados antes de solicitar um orçamento. Veja a seguir!

a) Custo-benefício

Pesquisar sobre qual sistema apresenta as melhores condições de pagamento para a sua empresa é fundamental . A EasyDental, neste caso, é uma empresa especializada em oferecer soluções em software odontológico, garantindo o máximo de segurança e praticidade para fazer valer o seu dinheiro.

Automatização de Processos - Satisfação do Dentista e Paciente
Automatização de Processos: Satisfação do Dentista e do Paciente

b) Antes e depois da automatização: acompanhe os resultados

Após a implementação do sistema e o treinamento dos colaboradores, compare os resultados entre o uso processos manuais e automatizados. Você verá, em pouco tempo, que o índice de erros terá reduzido drasticamente, que as consultas fluirão com mais rapidez e que todos os processos funcionarão de maneira muito mais equilibrada, sem complicação.

Dessa forma, tarefas fundamentais à função estarão sob seu controle e de demais colaboradores, permitindo projeções de lucro ainda mais claras e calculadas em tempo real, além de soluções facilitadas para os desafios.

EasyDental Cloud: solução em automatização de processos

Em funcionamento desde 1994, a EasyDental é uma empresa líder no mercado de desenvolvimento para softwares direcionados aos profissionais de Odontologia.

Nossa equipe é formada tanto por programadores e analistas de sistemas experientes, como por cirurgiões-dentistas, o que garante que nossas soluções sejam adequadas a todo o cenário profissional odontológico.

Nossos esforços vão além do atendimento às clínicas: abraçamos também outras empresas relacionadas ao ramo. Ao todo, temos mais de 12 mil usuários, tanto no Brasil como ao redor do mundo que conhecem e confiam em nosso trabalho.

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