Auxiliar de dentista: por que e como investir em sua equipe?

Auxiliar de dentista é o braço direito do cirurgião-dentista. É ele quem vai tornar o procedimento mais bem sucedido em questão de assepsia dos materiais, preparação do paciente, e, muitas vezes, até mesmo atendimento e recepção. Investir neste profissional é garantia de retorno positivo para a clínica.

Tempo de leitura: 6 minutos

Um auxiliar de dentista tem imensa importância dentro de uma clínica, afinal, sem ele é praticamente impossível executar certas tarefas de maneira ágil. Através da colaboração de um auxiliar, o cirurgião-dentista pode ter acesso aos materiais necessários, instruir o paciente e ainda focar 100% no procedimento que está sendo realizado.

No Brasil, cerca de 57% dos dentistas são auxiliados por recepcionistas, ASBs ou TSBs que colaboram na atividade profissional (Indicador Tomaz). Há pesquisas também que indicam que treinar e desenvolver seus profissionais está diretamente relacionado à produtividade deles.

Infográfico sobre a importância de investir no auxiliar de dentista.

Segundo Relatório do LinkedIn, 94% dos funcionários entrevistados permaneceriam por maior tempo na empresa caso ela investisse em capacitação e desenvolvimento da equipe. Além disso, negócios que investem em suas equipes têm um crescimento de até 5% a mais do que os que não o fazem (Education First).

Portanto, investir em seu auxiliar deve ser visto como algo essencial, jamais como um gasto. Ou seja, é necessário considerar uma parte do orçamento para fazer gestão de equipe. Afinal, esse profissional, ao executar suas funções com o devido empenho, consegue impactar positivamente e colaborar para com toda a clínica.

O que é auxiliar de dentista?

Auxiliar de dentista, também conhecido como auxiliar odontológico ou auxiliar de saúde bucal (ASB), é o profissional que atuará como o braço direito do dentista. Esse profissional se dedica de maneira proativa, inteligente e participativa em todas as funções necessárias, sendo mais procedimentais ou técnicas.

Como o próprio nome sugere, o auxiliar de consultório dentista atuará conforme as necessidades do dentista e do paciente, sempre prezando pela agilidade, cordialidade, atenção, eficiência, conforto e paciência.

Qual a função de um auxiliar de dentista?

Mesmo que o dentista seja o principal profissional dentro do consultório, para que possa realizar todas as funções da maneira mais segura, ágil e responsável possível, é preciso, além de seu conhecimento e experiência, também contar com um auxiliar.

Assim como um dentista possui diferentes ramos de atuação e diferentes funções, o mesmo ocorre com um auxiliar. Logo, as principais funções e atuações de um auxiliar odontológico, são:

  • atendimento ao cliente;
  • instrumentação cirúrgica;
  • controle de infecção;
  • saúde bucal.

O que é preciso para ser um auxiliar de dentista?

Para ser um auxiliar de dentista, é preciso a realização de um curso de especialização na profissão que pode ser feito logo após a conclusão do Ensino Fundamental. É preciso que o candidato ao curso tenha envolvimento na área odontológica e também como objetivo regularizar-se na profissão.

Para exercer a profissão e garantir o diploma, o curso deve ser devidamente reconhecido pelo CFO. Dessa forma, só há validade na certificação a partir do momento em que o profissional tiver a carteirinha de auxiliar de saúde bucal (ASB).

Além de um curso de formação, o auxiliar dentista também pode complementar sua formação com curso de aperfeiçoamento. Quanto mais conhecimento, mais o profissional aumentará sua capacidade e competência para exercer as atividades que lhe cabem.

Auxiliar de dentista: por que e como investir em sua equipe

O que deve saber um auxiliar de dentista?

Independente da área e da função em que se especializou, o auxiliar odontológico precisa ter pleno conhecimento e domínio sobre suas atividades, já que atuará como um pilar de eficiência e segurança para o dentista.

Assim, é fundamental que esse profissional esteja apto para realizar uma organização adequada, entender como funciona a rotina da clínica em que trabalhará, bem como seguir o ritmo dos atendimentos e do dentista para o qual trabalha.

Além disso, em certos casos, é muito comum que o auxiliar também precise entender as funções da recepção, principalmente em consultórios odontológicos pequenos onde há somente o auxiliar e o dentista.

Para tanto, é preciso que você, como dentista, estabeleça um plano de gestão de tarefas, no qual está explícito quais as atividades o auxiliar deve desempenhar. A partir desse plano, será possível orientar melhor o profissional que irá ajudar você com os procedimentos.

Importância do aperfeiçoamento profissional do ASB

Na profissão de auxiliar de dentista, o indivíduo precisa estar em constante atualização para, dessa forma, conseguir abranger uma quantidade maior de funções e, consequentemente, ter um crescimento profissional, salarial e até mesmo pessoal em sua carreira de auxiliar.

Executar um plano de gestão de equipe é, portanto, fundamental para a clínica, principalmente com foco no desenvolvimento e aperfeiçoamento do auxiliar como profissional. Algumas vantagens desse investimento incluem:

  • a diminuição da rotatividade do auxiliar, o que reduz os custos com processos de demissão, contratação e treinamentos de funcionários novos;
  • a otimização do tempo, poupando desperdícios;
  • um atendimento adequado às exigências do mercado em questão de assepsia de materiais e preparo do paciente;
  • melhor visibilidade do consultório no mercado competitivo;
  • a conquista da confiança do paciente.

Além disso, o curso de auxiliar de dentista é algo que fornece rápido retorno ao profissional, já que a área está em constante expansão. Para se especializar, há cursos que oferecem uma carga horária de, pelo menos, 300 horas, além de cursos complementares com mínimo de duas horas.

O valor investido no curso de especialização pode variar de R$ 1.000 a R$ 2.500, valor que é acessível para clínicas que desejam ter uma equipe treinada e devidamente capacitada para diversos departamentos. Entretanto há também cursos gratuitos que podem ser feitos de maneira online, como os cursos da Universidade EasyDental.

Conheça a Universidade EasyDental

Nascida de uma parceria entre a EasyDental Software e dentistas renomados, a Universidade EasyDental já lançou seu primeiro curso, Introdução à Biossegurança, e já tem planos para o próximo, Conceitos de Gestão Financeira e Contabilidade para Clínicas Odontológicas.

Além destes, serão diversos cursos gratuitos e exclusivos para clientes EasyDental voltados para secretárias, ASBs e TSBs. Por isso, se você ainda não é cliente EasyDental, faça o teste gratuito do nosso software por 7 dias e ganhe acesso ao primeiro curso e tenha acesso aos próximos cursos da Universidade EasyDental.

Conclusão

O auxiliar de dentista desempenha um importante papel em, além de auxiliar o dentista, também colaborar para outras áreas da clínica. A partir de seu auxílio, o cirurgião-dentista realiza os procedimentos de maneira bem sucedida, fazendo com que haja maior procura pelo estabelecimento.

Investir em um auxiliar de dentista, deve estar dentro do plano de gestão de equipe, um dos processos da gestão odontológica. Dedicar parte do orçamento nesse tipo de investimento traz inúmeras vantagens, tanto para o profissional quanto para a própria clínica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *