Captação e fidelização de pacientes na odontologia: dicas de marketing para dentistas

A competição de mercado faz do marketing uma ferramenta importantíssima para sua clínica ou consultório. Neste artigo apresentamos dicas de captação e fidelização de pacientes. Confira!

Tempo de leitura: 12 minutos

É justamente por causa da competição de mercado que o marketing é tão importante para as empresas. Trabalhar com marketing para dentistas é uma estratégia que pode garantir diversos benefícios a um consultório odontológico, como, por exemplo: a captação e fidelização de pacientes.

Você gostaria de conhecer algumas dicas de marketing para dentista, que podem ajudá-lo no aumento do número de clientes, no aumento da autoridade do consultório no âmbito da internet e na conquista de mais vendas? Então não deixe de continuar a leitura deste conteúdo. Combinado?

Conheça bem seu público

A primeira e mais importante dica para a captação de pacientes em seu consultório odontológico é: conheça bem seu público! Sem essa informação, o seu processo de captação de clientes certamente poderá ser comprometido.

Conhecer bem seu público é fundamental por diversos motivos: o primeiro deles é que, com essa informação, você pode desenvolver estratégias de marketing para dentista mais eficazes, que sejam capazes de garantir melhores resultados.

Por exemplo, se seu público tem entre 18 e 30 anos, fica mais fácil saber que esse público prefere um conteúdo mais interativo e menos formal. No entanto, se seu público é composto por pessoas com mais de 50 anos, com formação superior e com uma renda acima de R$ 10 mil, talvez abordar uma linguagem mais técnica e formal seja a melhor opção.

Captação e fidelização de pacientes na odontologia dicas de marketing para dentistas
Captação e fidelização de pacientes na odontologia dicas de marketing para dentistas

Invista em marketing de conteúdo

Não menos importante que conhecer bem seu público é investir em marketing de conteúdo. Trata-se de uma estratégia de marketing para dentista que pode ajudar sua marca a alcançar seus objetivos, como o aumento do número de pacientes e das vendas. Aliás, mais que isso, pois pode também ajudar na fidelização de pacientes.

Para quem ainda não sabe, o marketing de conteúdo é uma estratégia focada na criação e divulgação de conteúdos, que tenham relação com os propósitos de seu consultório, bem como com os interesses de seus pacientes.

Por exemplo: o que levar em consideração na hora de escolher uma clínica odontológica? Certamente, esse é um assunto que pode interessar o seu público, além de garantir que ele chegue até seu consultório, firmando, assim, um relacionamento, que pode ser mantido pelo marketing de conteúdo e outras ações importantes, como um bom atendimento.

Crie perfis em redes sociais

Hoje, como sabemos, as redes sociais assumem um papel fundamental na vida da sociedade. Afinal, passamos uma boa parte de nosso tempo utilizando as redes sociais, seja para acompanhar notícias ou outros assuntos particulares. O fato é que ter perfis em redes sociais é uma condição fundamental para que uma clínica odontológica capte mais clientes e fidelize os já existentes.

As redes sociais podem servir de canais de comunicação para uma clínica odontológica, a exemplo do Instagram. A partir do marketing de conteúdo, você pode alimentar seu público, entregando conteúdos de qualidade e relevantes, do ponto de vista de seus pacientes. Nesse sentido, podemos dizer que conteúdos de qualidade podem atrair mais pacientes para sua clínica.

No entanto, é importante trazer um destaque: não basta apenas ter perfis em redes sociais, é fundamental alimentá-los diariamente, para que assim seu público acompanhe o dia a dia de sua clínica e veja que ela está funcionando a todo vapor.

Além disso, é importante também adotar um código de comportamento nas redes sociais. Afinal, o que você fizer lá estará registrado, podendo comprometer a imagem de seu negócio. Por exemplo, evite abordar temas polêmicos; responda rapidamente às dúvidas de seus pacientes, pois muitos deles utilizam as redes sociais para solucionar suas dúvidas; trate cada paciente de forma personalizada, não adotando um modelo padrão de resposta, pois isso pode pegar mal para sua clínica.

Tenha um site e cuide bem dele

Outra coisa importante que você precisa ter é um site. Este é um espaço que pode ajudar sua clínica no processo de captação de pacientes, bem como em seu processo de fidelização. Aliás, muitos dos pacientes antes de fechar negócio com uma clínica odontológica, primeiro, buscam saber o máximo sobre ela e o site entra nesta pesquisa.

Porém, não basta apenas ter um site para captar e fidelizar pacientes, é fundamental cuidar bem dele. Isso significa que ele deve contar com as seguintes características:

  • Ser rápido, capaz de contribuir para que o paciente encontre o que deseja rapidamente;
  • Ser responsivo e intuitivo, a fim de gerar uma melhor experiência para o paciente;
  • Conter as principais formas de contato da clínica odontológica, para que assim o paciente possa resolver suas dúvidas, caso tenha. Com relação a esse ponto, vale destacar que o site só deve ter meios de contato que realmente funcionem. Não é raro vermos na internet clientes reclamando de meios de contato que não funcionam, gerando nada mais que estresse e insatisfação para eles.

Além de tudo isso, é importante também alimentar sempre o site, para que ele não fique com aquele aspecto abandonado.

Invista na comunicação pelo WhatsApp

Hoje, sabemos que muitas pessoas preferem conversar pelo WhatsApp do que por outro meio, a exemplo do famoso SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor). Então, diante disso, por que não investir na comunicação pelo WhatsApp para potencializar seu relacionamento com os pacientes já existentes? É uma excelente forma de comunicação, considerando que atualmente é difícil um paciente não estar presente nessa mídia de interação social.

Você pode adotar o WhatsApp para lembrar aos seus pacientes sobre as datas de consulta, bem como para tirar suas dúvidas sobre quaisquer assuntos relacionados a sua área. Também pode fazer uso dessa ferramenta para publicar conteúdos que interessam ao seu público, como dicas de higiene bucal, o que são lentes de contato, como se prevenir de cáries etc.

Certamente, se o atendimento pelo WhatsApp for excelente, os pacientes poderão indicar sua clínica para amigos e familiares. Na prática, isso significa que sua clínica poderá ter mais pacientes e, assim, fazer mais vendas.

Utilize softwares de gestão de relacionamento

Outra forma de captar e fidelizar pacientes é investindo em softwares de gestão de relacionamento, que modernizem as operações de sua clínica. Também conhecido como CRM (Customer Relationship Management), essa tecnologia pode trazer diversos benefícios para uma clínica odontológica, além dos que citamos.

Para quem ainda não sabe, CRM é uma plataforma que dispõe de vários recursos que podem ajudar uma empresa a gerir melhor o seu relacionamento com clientes/pacientes. Por exemplo, essa plataforma pode armazenar informações de pacientes, como nome, endereço, telefone, histórico de consulta e outras.

Com base nessas informações, a clínica pode melhorar sua estratégia de marketing e até mesmo evitar situações desconfortáveis, como esquecer que um cliente ligou para a clínica. Esse é um evento que pode aborrecer o paciente e fazer com que fique insatisfeito.

Hoje, é possível contar com tecnologias que podem ajudar não apenas nesse sentido, mas o dentista de uma forma geral, como, por exemplo, facilitação do pagamento do imposto de renda.

Quanto aos benefícios, podemos dizer que um sistema CRM pode garantir estes:

  • Melhora o relacionamento com seus pacientes;
  • Facilita a comunicação entre as equipes de sua clínica;
  • Ajuda sua empresa a desenvolver ações de marketing mais eficazes;
  • Auxilia sua clínica no sentido de tomar decisões mais fundamentadas e corretas.

Crie uma página no Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma plataforma gratuita, que permite à sua clínica realizar seu cadastro, o que pode fazer com que ela seja encontrada de forma mais fácil pelos seus potenciais pacientes.

Uma vez cadastrada no Google Meu Negócio, sua empresa se torna mais evidente no Google, podendo aparecer como sugestão sempre que alguém pesquisar uma palavra-chave que remeta aos serviços oferecidos por ela. Por exemplo, “consultório odontológico em SP”. Ao pesquisar essa expressão, e caso sua clínica esteja situada em São Paulo, ela aparecerá como opção, o que, na prática, ajuda no processo de captação de pacientes.

Além disso, no Google Meu Negócio você pode adicionar formas de entrar em contato com sua clínica, como e-mail, telefone e endereço. Dessa forma, fica mais fácil não apenas encontrar sua clínica em um dado território, mas também entrar em contato com ela. Você também pode adicionar o link de seu site na página Google Meu Negócio, levando ainda mais potenciais pacientes para seu espaço.

Invista em técnicas de SEO

As técnicas de SEO (Search Engine Optimization) são usadas para adaptar o seu conteúdo aos algoritmos dos motores de busca, sendo um exemplo nessa direção o Google. A correta implementação dessa estratégia pode fazer com que o site de sua clínica odontológica ocupe as melhores posições nas páginas desse motor de busca, atraindo mais pacientes.

Algumas das estratégias de SEO que podemos destacar são:

Uso de palavras-chave

Quando um paciente ou cliente faz uma pesquisa no Google, geralmente ele utiliza uma expressão ou palavra-chave, como, por exemplo, “clínica odontológica em MG”. Com base nessa palavra-chave, o Google faz uma busca em seu sistema com o objetivo de fazer as recomendações.

Então, se a sua clínica odontológica aplicou a palavra-chave em seus conteúdos, certamente ela poderá ser ranqueada pelo Google, sendo assim sugerida como opção.

Por isso, é fundamental usar as palavras-chave ideais, que estejam em evidência nos motores de buscas.

Conteúdo de qualidade

Muitas pessoas acreditam que somente usar palavras-chave já é suficiente para que seu site ou conteúdos apareçam como opção de resposta do Google, o que é um erro. Investir em conteúdos de qualidade é também uma técnica de SEO que você deve observar caso deseje captar mais pacientes.

O Google conta com algoritmos que são capazes de aferir a qualidade de um conteúdo, seja pelo seu nível de aprofundamento (quantidade de palavras) ou por outras técnicas de avaliação, como indicação, uso de links de confiança etc.

Vale dizer que existem inúmeras estratégias de SEO que você pode adotar, como URL amigável, CTAs e uso de links que levam o leitor para estudos ou artigos de seu blog. São técnicas que podem ajudar sua clínica a gerar valor para seus negócios.

Conte com uma agência de marketing para dentistas

Nem sempre é fácil ter que gerir o marketing e prestar um atendimento de qualidade para os pacientes. Então, nesse caso, pode valer a pena contar com uma agência de marketing para dentistas.

Geralmente, uma agência de marketing para dentista tem experiência de mercado e conta com uma equipe qualificada, que já lida diariamente com as questões relacionadas ao processo de captação e fidelização de pacientes.

Além disso, é comum que uma agência desenvolva, antes de tudo, uma pesquisa com o objetivo de diagnosticar a situação de sua clínica, no que diz respeito ao marketing. Com base nisso, ela propõe uma série de ações que podem ajudar sua clínica a conquistar mais pacientes, como:

  • Criação de perfis em redes sociais;
  • Publicações de conteúdos;
  • Uso de métricas para aferir o desempenho de suas ações;
  • Criação de estratégias para fidelizar os pacientes, como entrega de brindes etc.

Ofereça o que a concorrência não oferece

Por fim, como dica, realize uma pesquisa com o objetivo de estudar quais são os diferenciais da concorrência. Hoje, por exemplo, tem muitas clínicas odontológicas que oferecem a avaliação gratuita como forma de captação de pacientes. Considerando isso, o que a sua clínica pode oferecer para que o paciente a prefira em vez da concorrência?

É preciso ser criativo, mas também não ao ponto de prejudicar o financeiro de seu negócio. É importante que entenda que oferecer diferenciais não significa dizer que você deve abrir mão de sua lucratividade. Afinal, é isso que mantém seu negócio de pé.

Como dica, talvez valha a pena investir em brindes que tenham relação com seu negócio, como, por exemplo, escova de dente, fio dental, agenda, caneta, entre outros materiais que possam ser úteis para seus pacientes. Isso, vale dizer, pode não apenas captar mais clientes, como também fidelizar os que já existem.

Conclusão

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