Controle de estoque de material odontológico: como fazer?

Controle de estoque é uma ação parte dos processos de gestão financeira. Ela envolve a avaliação das necessidades, a compra e a organização de materiais odontológicos.

Tempo de leitura: 7 minutos

Oferecer um atendimento organizado, ágil e pró-ativo, é fundamental para garantir a satisfação do paciente. No entanto, para que isso aconteça, dentre outras coisas, é essencial saber como fazer o controle de estoque de material odontológico.

Uma vez que, além de dentista, o profissional é também o próprio administrador da clínica ou consultório odontológico, é fundamental que ele saiba como fazer um controle de estoque adequado. Saiba agora qual a importância e como fazer um controle de estoque completo dos materiais de Odontologia da sua clínica!

Controle de estoque: a importância da organização do estoque e inventário para uma clínica

Quando você compra mais do que o necessário, pode haver prejuízos que envolvem tanto o desperdício do material em si quanto de dinheiro. O dinheiro investido poderia ser melhor direcionado, gerando equilíbrio na quantidade de materiais.

Além disso, há o risco do produto vencer e o dentista se ver sem os materiais necessários para os procedimentos que serão feitos. Por isso, é importante que o dentista saiba com frequência o que consta em seu estoque e o que falta.

Para tanto, manter os materiais organizados e identificados é essencial na realização deste controle. A partir do momento em que ocorre a compra dos materiais, então, é preciso definir o local adequado para armazená-los, saber como identificá-los e, assim, guardá-los de uma forma que facilite a gestão de estoque.

Qual a importância econômica e operacional da gestão de estoques

Um dos fatores de maior importância em organizar o material odontológico é como isso pode auxiliar na gestão financeira da clínica ou consultório dentista. Em qualquer negócio, a saúde financeira é um dos pilares mais importantes para o bom desenvolvimento da empresa.

Com um controle de estoque de materiais de Odontologia adequado, é possível reduzir gastos desnecessários e investir somente nos materiais que são, de fato, necessários.

É comum também encontrar furos na gestão financeira sem saber de onde surgiram. Muitas vezes, entretanto, esses furos podem estar relacionados a uma má administração do estoque. Para organizar os equipamentos odontológicos, é necessária, portanto, uma logística que colabore para tal.

Um dos elementos para controle de estoque da clínica é o controle da realização de compras. Para tanto, é preciso ter informações precisas sobre as movimentações que ocorrem no estoque. Assim, não há perigo de você se confundir e comprar mais que o necessário ou mesmo esquecer de um material essencial para o consultório dentista.

Quais são os materiais odontológicos básicos para um atendimento?

Começar pelos materiais básicos pode ser uma ótima forma de entender e, a partir disso, aplicar uma gestão de estoque adequada à clínica ou consultório odontológico. São exemplos de materiais básicos para prestar um bom atendimento:

  • Bandeja;
  • Espelho clínico;
  • Pinça;
  • Escavador;
  • Sonda exploratória;
  • Esculpidor Hollemback;
  • Seringa carpule;
  • Espátulas de números variados (geralmente 24, 31, 26 e 62);
  • Placa de vidro;
  • Isolamento absoluto;
  • Pote dappen;
  • Cubas.

Os materiais utilizados para um primeiro contato geralmente são os mais necessitados de cuidado na hora de planejar o controle de estoque. Afinal, eles garantem a possibilidade de avaliar o paciente de forma correta e identificar possíveis problemas de menor ou maior gravidade.

Além disso, os materiais básicos também servem como um parâmetro para saber qual a quantidade necessária de qual equipamento comprar. Com os números em mãos, o próximo passo é fazer uma cotação.

Qual o melhor sistema de controle de estoque?

Um sistema de controle de estoque manual é uma opção. Entretanto, contar com um software odontológico pode ser uma solução ainda melhor, já que, por meio dele, o controle é feito de maneira prática e assertiva.

Através de um sistema de controle de estoque automatizado, é possível gerar relatórios, fazer o preenchimento correto de dados, efetuar contagens com uma margem baixíssima ou até mesmo nula de erros e, assim, ter um controle bem mais eficaz.

Uma ótima vantagem do uso de um software odontológico é o baixo investimento. Além disso, o software em nuvem possibilita o acesso remoto aos dados do estoque, facilitando o acompanhamento do inventário.

Como fazer um controle de estoque eficiente?

Para fazer um controle de estoque eficiente, você precisa dedicar uma parte do tempo do seu dia para contribuir com a organização e controle dos números e dados. As principais dicas, são:

  • Planeje um inventário de estoque adequado;
  • Evite perdas ao máximo;
  • Reduza o estoque;
  • Tenha controle para não haver furos.

1. Como planejar um inventário de estoque?

Para realizar um inventário de estoque, inicie categorizando os produtos, preferencialmente, de acordo com suas finalidades. Além da categorização, você deve abrir espaço físico no local escolhido, a fim de organizar os materiais.

Uma excelente dica é desenvolver um método de contagem eficiente que facilite para a equipe manter um controle preciso de tudo o que existe dentro do estoque, bem como padronizar todos os registros de entrada e saída do inventário.

2. Como evitar perdas?

Realizar o inventário de forma correta já é uma ótima forma de começar a evitar perdas de materiais. Além dessa ação, uma das melhores formas de evitar perda de equipamentos odontológicos é monitorar os fluxos de materiais. Crie, por exemplo, fichas indicando os materiais e seus respectivos usos nos procedimentos.

Outra ótima opção, como dito anteriormente, é recorrer a um software odontológico que pode auxiliar de modo automatizado no controle de entradas, saídas, quantidades, frequências entre outros.

Como fazer controle de estoque de material odontológico.
Controle de estoque de material odontológico: como fazer?

3. O que fazer para reduzir estoque no consultório dentário?

Para ter um saldo de estoque equilibrado, é preciso levar em conta o tamanho da clínica e a quantidade de pacientes e tipos de procedimentos que são feitos no local.

Um estoque muito grande pode ser sinônimo de dificuldades em realizar a contagem de produtos, de desperdício de materiais e, portanto, de desperdício de dinheiro.

Assim, a redução de estoque no consultório odontológico garante maior segurança na hora de realizar a contagem e de buscar um material para utilizar no paciente. Dessa forma, você pode ter uma noção mais ampla do tamanho do estoque e a quantidade de cada material que ele precisa conter.

4. Como evitar furos de estoque?

Para evitar furos no estoque, é fundamental registrar absolutamente tudo aquilo que entra e sai do estoque. Essa é uma das formas mais eficazes de evitar furos, mas exige dedicação e atenção na hora da anotação, além de certa frequência.

Além disso, como já dito, reduzir a quantidade de mercadorias, realizar um inventário correto etc. são meios de evitar furos de estoque. Também é importante ressaltar que manter padrões é algo muito eficaz para evitar furos. Por isso, realize uma inspeção ao menos semanal em seu estoque para mantê-lo sempre atualizado.

Conclusão

Manter um controle de estoque de materiais odontológicos adequado é de grande importância para toda a clínica. Independente do tamanho do consultório, manter uma organização padronizada e uma contagem sempre atualizada são ações essenciais.

Além disso, contar com soluções diferenciadas de gestão, como a tecnologia no uso de softwares odontológicos, é muito importante para otimizar funções e poupar tempo.

Vale a pena lembrar que a praticidade também é algo muito bem-visto por pacientes que procuram uma clínica odontológica, bem como uma forma muito mais eficaz de facilitar o trabalho de todos os profissionais presentes que atuam no local, desde os dentistas até os profissionais que atuam na recepção.

Conheça a EasyDental

Com mais de 25 anos de dedicação exclusiva ao segmento odontológico, a EasyDental lidera o mercado de desenvolvimento de softwares para consultórios, clínicas e empresas de Odontologia. Portanto, teste agora nosso software odontológico grátis por 7 dias!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *