Como organizar o dia a dia do consultório?

Organizar o dia a dia do consultório é essencial para prestar um atendimento de qualidade.
A organização é responsável por manter tudo funcionando perfeitamente.

Quer saber como organizar o dia a dia do seu consultório? Siga a leitura desse artigo!

Tempo de leitura: 6 minutos

A rotina de um dentista precisa ser bastante fluída, não é mesmo? Portanto, é essencial que o cotidiano no consultório seja todo organizado, afinal, não dá para realizar um atendimento de qualidade quando o ambiente de trabalho é uma confusão.

De modo geral, a organização é imprescindível, pois mantém tudo funcionando perfeitamente e impressiona os pacientes que também são clientes de um consultório.

Felizmente, há tecnologias moderníssimas, como aplicativos, para auxiliar nessa missão e algumas dicas interessantes para que o dentista não se atrapalhe ao realizar uma consulta.

Como organizar o dia a dia do consultório?

Quer entender melhor sobre este assunto? Continue acompanhando esse artigo. Boa leitura!

1. Organize a rotina de dentista pensando na impressão que será transmitida

Primeiramente, entenda que a organização do consultório é necessária, uma vez que é a primeira impressão que o paciente terá do ambiente, do seu trabalho e, principalmente da marca.

A rotina de um dentista precisa ser organizada, pois facilita o seu trabalho, portanto, foque na decoração limpa e linda. Sendo assim, analise o ambiente e não deixe informações acumuladas, logo, é importante não abusar de itens decorativos, cores etc.

Além disso, é importante pensar na limpeza, afinal, os pacientes associam a qualidade do serviço com essa questão. Um local sujo promove insegurança, faz parte da rotina do dentista manter a limpeza perfeita.

2. Mantenha os instrumentos categorizados

A rotina de um dentista só é organizada quando os instrumentos usados são organizados em diferentes categorias. É importante ter em mente que várias ferramentas são utilizadas ao decorrer de um procedimento.

Justamente por essa razão, é fundamental que cada item esteja acessível, afinal, a complicação para acessar qualquer equipamento vai influenciar a qualidade do atendimento. Dessa forma, faça a divisão em diferentes setores, tais como:

  • Limpeza;
  • Reconstrução;
  • Ortodontia;
  • Bucal.

Ao dividir em categorias, certamente, o dia a dia de um dentista acaba ficando muito mais fácil, certo?

3. Cuidado dobrado com os prontuários de pacientes

A rotina de um dentista é muito mais fácil quando os dados dos pacientes são armazenados em ambientes on-line. Em toda consulta, o profissional precisa checar o prontuário da pessoa que será consultada, certo?

Optar por prontuário eletrônico é interessante, pois é uma maneira segura e prática de manter armazenado qualquer dado do paciente.

Além disso, proporciona agilidade para encontrar, guardar e criar qualquer prontuário, consequentemente, as consultas são otimizadas.

Geralmente, a atualização das informações é bem simples, dá para realizar relatório e mais de um profissional pode acessar quando necessário. O prontuário eletrônico mais interessante disponível no mercado atualmente é aquele que atende qualquer necessidade que você possui no consultório.

A rotina de dentista não é fácil, contudo, a EasyDental consegue proporcionar a ajuda necessária.

4. Visite o estoque do consultório todo mês

É essencial entender que vários produtos usados em tratamentos odontológicos possuem data de validade. Entretanto, não dá para checar essa informação na hora de atender o paciente, correto?

Desse modo, é essencial reservar um pouco de tempo durante o mês para analisar a data de validade de qualquer produto do estoque. Consequentemente, dá para entender quais são os itens que vão vencer.

Além disso, é uma forma de assegurar que o estoque tenha tudo aquilo que precisa ter para aprimorar a eficiência na aquisição de material.

Ainda que controlar o estoque manualmente seja uma alternativa, ter em mãos um software especializado nessa tarefa é bem mais interessante e prático.

O dia a dia de um dentista será bem mais automatizado, dado que uma ferramenta dessas realiza relatório, faz a contagem e preenche as informações sem erro.

Não há dúvidas de que o controle é muito mais eficaz.

5. Tenha uma excelente agenda para a profissão de dentista

Saiba que uma agenda eficiente é aquela que não se limita em marcar cirurgias, consultas ou qualquer outra categoria de tratamento. A agenda perfeita consegue organizar diversas informações importantes sobre o paciente, como o número de telefone, por exemplo.

Daí vem a necessidade de contar com uma agenda on-line, certo? A rotina de um dentista com esse tipo de recurso é muito mais fluída. O software odontológico, EasyDental Cloud, certamente, pode ajudar nessa missão.

É uma ferramenta vantajosa, já que consegue enviar lembretes para confirmar qualquer consulta. Também é uma forma eficiente de controlar os eventuais cancelamentos e faltas.

6. A organização é um hábito e deve ser contínua

A profissão de dentista é cheia de desafios e a organização também faz parte. É fundamental compreender que não será eficiente organizar o consultório uma única vez, ou seja, é uma prática que deve ser um hábito, a ordem precisa ser mantida no local.

Todavia, para que isso se torne algo natural na rotina, passe a arrumar o consultório aos poucos, todos os dias, colocando no lugar correto tudo que utilizou durante as horas de trabalho.

A organização mais detalhada é exigida uma vez na semana e aos poucos isso se torna um hábito no cotidiano.

Embora a rotina do dentista não se baseie apenas na organização do consultório, esse ponto deve ser pensado como uma medida indispensável e necessária.

Tanto para tornar a vida do profissional mais fácil para realizar as suas atividades, como também para auxiliar a ampliar a sua eficiência e impressionar os pacientes. Imagine adotar o sistema de anamnese on-line, por exemplo, certamente é algo que torna tudo mais prático, melhorando a produtividade e impressionando os clientes.

Do mesmo modo, a organização mantém tudo mais interessante visualmente e valoriza o consultório, consequentemente, melhora o sucesso como profissional.

7. Faça a delegação de tarefas

Como já explicado, a profissão de dentista não consiste na organização da rotina, certo? E a centralização dessa tarefa não é nada produtiva, dado que a prioridade, em qualquer hipótese, é o atendimento do paciente.

Justamente por essa razão que é essencial treinar a equipe de colaboradores para realizar algumas atividades e assegurar que tudo seja cumprido.

Felizmente, os softwares odontológicos são práticos e bastante intuitivos, portanto, qualquer pessoa conseguirá manipular essas ferramentas.

O funcionário responsável por mexer com o dinheiro do consultório, por exemplo, pode usar o software EasyDental Cloud para organizar o caixa da empresa.

Ficou interessado no EasyDental Cloud? Teste-o agora mesmo e não pague nada durante 15 dias!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *