Como sua clínica deve se preparar para a volta dos atendimentos

É importante se planejar e organizar para a volta dos atendimentos nas clínicas e consultórios para que não ocorram problemas relacionados à gestão.

Tempo de leitura: 6 minutos

A pandemia, que foi ocasionada em virtude do novo coronavírus, fez com que diversos países adotassem medidas sérias de restrição. Uma delas foi o isolamento social, ou melhor, o distanciamento social, como uma forma de evitar o contágio pelo vírus. Sabe-se que a dispersão do vírus poderia provocar um colapso no sistema público e privado de saúde.

Com isso, clínicas e estabelecimentos comerciais, de um modo geral, foram fechados, com exceção daqueles considerados essenciais, como farmácias e supermercados.

Todavia, o fim da quarentena já se aproxima. Se preparar e se organizar para a volta dos atendimentos em sua clínica se tornou fundamental. Com o objetivo de lhe ajudar nesse processo, montamos este conteúdo para apresentar algumas dicas. Confira!

Imagem de clínica odontológica
Como preparar a sua clínica para a volta dos atendimentos

Quarentena: pense na fila de atendimento

A quarentena exigiu das pessoas a adoção de um comportamento mais cuidadoso, tanto para com a saúde dos outros, quanto para a própria.

Muitas delas, ficaram isoladas socialmente, tendo que desmarcar compromissos como consulta médica ou clínica para evitar aglomerações, as quais podem facilitar o contágio do coronavírus.

Isso, por um lado, foi fundamental para controlar toda essa situação que estamos enfrentando.

Por outro, no entanto, foi ruim, pois pode fazer com que as clínicas ou consultórios de saúde fiquem lotados após o fim da quarentena, sobrecarregando o atendimento.

Diante dessa potencial situação, é essencial conscientizar a sua equipe de trabalho com relação a isso. Prepare-a para fornecer um atendimento não só de qualidade, mas rápido, que seja capaz de resolver os problemas dos pacientes de forma eficiente.

Hoje, como sabemos, as pessoas não gostam de esperar. Desejam que os seus problemas sejam resolvidos com determinada velocidade, para que assim, retomem a sua vida normalmente.

Ainda nessa perspectiva, faz-se fundamental priorizar as pessoas que já estão com atendimento agendado. É uma forma de fazer com que sejam fidelizadas, tendo a sua clínica como uma referência.

Invista em uma tecnologia de gestão

No meio de tudo isso, você pode modernizar as operações de sua clínica. De modo a fazer com que ela não apenas atinja bons níveis de eficiência e produtividade, mas também se torne mais competitiva no mercado.

Nos dias atuais, usar uma tecnologia de gestão se tornou mais do que apenas fundamental, mas uma exigência para a clínica que deseja melhorar seus resultados e alcançar com maior velocidade seus objetivos.

Uma tecnologia de gestão voltada para consultórios e clínicas pode trazer diversos benefícios, como a satisfação do cliente e aumento da produtividade, bem como a redução de custos.

Com relação à satisfação do cliente, vale tocar novamente no ponto que foi citado anteriormente. Ao sair da quarentena, os clientes vão tentar resolver seus problemas com rapidez, o que exige das empresas a adoção de tecnologias que facilitem esse processo.

Entre em contato com os clientes ou pacientes

Diante de tudo que estamos vivendo, é fato que muitos dos pacientes poderão esquecer seus compromissos, como aquela consulta que foi agendada antes da pandemia.

Assim sendo, pode valer a pena para o seu negócio entrar em contato com esses clientes, com o objetivo de lembrá-los, bem como saber se ainda existe interesse da parte deles.

Atualmente, pode-se contar com diversas tecnologias de comunicação que são capazes de otimizar o processo de atendimento ao cliente, como WhatsApp, que não tem custo algum para a empresa que deseja utilizá-lo.

Ao entrar em contato com os clientes, a sua empresa não apenas mostra seu compromisso com eles, mas também é uma atitude que pode fortalecer seu relacionamento.

Seja criativo e inovador

Após a quarentena, as clínicas, de um modo geral, terão que se desdobrar para manter os seus clientes e alcançar outros.

Além disso, pode-se dizer ainda que talvez a concorrência fique mais acirrada, considerando o tempo que as organizações passaram paradas, sem a entrada de novas receitas.

Com o caixa relativamente em risco, terão que ser criativas ou inovadoras para, assim, alcançar mais clientes e realizar mais vendas de serviços ou produtos.

Nesse momento, o ideal é pensar fora da caixa. Criar ideias que surpreendam os clientes ou potenciais clientes, de maneira a fazer com que eles optem pela sua marca.

Como muitos especialistas em economia dizem por aí, após a pandemia, o mundo não será mais igual. Ainda que se trate de uma obviedade, destacar isso nunca é demais para que se possa tomar as medidas necessárias, a fim de se preservar no mercado, bem como de aumentar a competitividade.

Invista em um atendimento de qualidade

Por fim, cabe dizer que investir em um atendimento de qualidade é primordial para que não apenas satisfaça os clientes, mas também para positivar a imagem de sua organização perante os seus públicos de interesse.

Por isso, invista em cursos de qualificação ou de capacitação profissional. Assim, sua equipe de trabalho esterá devidamente preparada para atender os seus clientes com eficiência e produtividade.

Outro fator merece destaque. De acordo com os órgãos de saúde de repercussão mundial, como é o caso da ONU e OMS, acredita-se que teremos que tomar medidas de prevenção em relação ao coronavírus até 2022.

Ciente disso, a sua clínica deve se preparar, adotando as ações necessárias, como usar luva ou máscara e disponibilizar para os seus pacientes álcool em gel.

Ao fazer isso, cuidará não apenas da saúde dos clientes, mas também dos seus funcionários e de outras pessoas, como os familiares dos seus pacientes.

É uma atitude que pode ser vista como responsável, cumpre destacar.

Então, o que achou deste conteúdo? Esperamos que ele possa lhe servir como um norte em relação ao que deve fazer em sua clínica para que ela comece bem após a quarentena, garantindo o aumento de sua eficiência, produtividade e satisfação dos clientes.

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