Convênios odontológicos: vale a pena fazer o credenciamento?

O credenciamento de convênio odontológico é um modo de fazer a captação de pacientes. Ele configura uma opção alternativa para doutores e doutoras que buscam expandir suas clínicas e consultórios. Conhecer sua importância, assim como suas vantagens e desvantagens é essencial para decidir se vale a pena ou não aderir a modalidade para seu negócio.

Tempo de leitura: 6 minutos

Uma excelente alternativa para o consultório odontológico que deseja aumentar seu número de clientes é o credenciamento de convênios odontológicos. Ao adotar essa opção de atendimento, a sua clínica pode aumentar seu faturamento e investir em sua expansão.

Convênios Odontológicos: vale a pena fazer credenciamento?
Convênios odontológicos: vale a pena fazer o credenciamento?

Você sabe o que é credenciamento de dentistas? Neste artigo, abordamos o essencial sobre essa modalidade de atendimento, como:

  • O que é?
  • Como atender por um convênio?
  • O que é preciso para realizar o credenciamento de convênios odontológicos?
  • Entre outras informações importantes.

Vamos lá?

O que é credenciamento de convênios odontológicos?

Basicamente, o credenciamento odontológico consiste em credenciar uma clínica ou consultório odontológico em um convênio. Tal convênio oferece aos pacientes uma lista de estabelecimentos de saúde bucal nos quais eles podem receber atendimento.

Adotando uma explicação mais clara, o convênio é uma grande empresa que necessita de outras para executar seus serviços. Desse modo, o seu consultório odontológico passaria a fazer parte desse grande conjunto de empresas que atuam oferecendo os serviços estabelecidos em um convênio.

É importante destacar, no entanto, que o consultório odontológico só oferece os serviços que fazem parte de seu rol de competências.

O credenciamento odontológico é uma prática que vem crescendo nos últimos anos. De acordo com o departamento de Economia do Sinog (Sindicato Nacional das Empresas de Odontologia em Grupo), o número de beneficiários avançou 13,1% nos últimos 2 anos (mar/17-mar/19). Além disso, o setor já oferece atendimento para mais de 24,5 milhões de pessoas.

Fonte: adaptado de ABRAMGE/SINAMGE/SINOG
com base em informações da ANS.

O Sindicato afirma ainda que, segundo estimativas, o avanço será mais forte até o atual ano de 2020, quando estima-se que mais de 27,4 milhões de pessoas possuirão cobertura de plano odontológico, um crescimento, portanto, de 12,0%.

Esse aumento do número de usuários de planos odontológicos de convênios faz criar um cenário perfeito para os consultórios odontológicos que desejam se credenciar e, assim, aumentar seu lucro.

Como atender credenciamento de convênios odontológicos?

O processo de atendimento de um credenciamento de odontológico não requer grande mudança com relação ao atendimento padrão de uma clínica de odontologia.

Geralmente, antes do atendimento odontológico, o usuário do convênio em que a sua clínica é credenciada se apresenta, informando que é usuário do plano odontológico que aquela administra.

Ciente disso, o pessoal de sua clínica pode consultar a veracidade da informação em sistema específico e, assim, iniciar o processo de triagem, para que o paciente receba seu atendimento.

O que é preciso para fazer credenciamento?

Você ficou interessado no credenciamento de convênios odontológicos? O processo para aderir essa alternativa de atendimento para seu consultório é simples.

O primeiro passo é buscar por convênios odontológicos que sejam do seu interesse. Atualmente, pode-se encontrar várias empresas de credenciamento odontológico, como por exemplo, o Grupo Odontoprev.

Após fazer esse mapeamento, é importante quais são os documentos exigidos pela empresa de credenciamento de convênios odontológicos para que esse processo ocorra.

Geralmente, a empresa de credenciamento de convênios odontológicos exige os seguintes documentos:

  • Cartão atualizado do CNPJ de sua clínica;
  • Contrato social de sua clínica;
  • Comprovante de conta bancária;
  • Alvará de funcionamento e de vigilância sanitária;
  • Inscrição do negócio na prefeitura.

Outros documentos podem ser solicitados pela empresa de credenciamento de convênios odontológicos. O ideal é entrar em contato com a empresa para que assim você possa conhecer todos os documentos solicitados por ela.

Como serei pago pelos tratamentos?

Essa é uma dúvida muito comum entre os gestores e profissionais de clínicas odontológicas que se preocupam com a gestão financeira. O pagamento pelos tratamentos que a sua clínica fez pode seguir processos distintos conforme a operadora de credenciamento de convênios odontológicos.

No entanto, normalmente, para receber da operadora de credenciamento de convênios odontológicos pelos tratamentos odontológicos que a sua clínica realizou, é preciso:

  • Emitir uma guia para cada consulta/tratamento que realizar;
  • Se, por acaso, você utilizou equipamentos durante o tratamento, eles devem ser destacados na guia para que receba o reembolso;
  • Ao final de cada mês, você deve checar as informações das guias e cadastrá-las em um sistema online que é gerenciado, geralmente, pela operadora de credenciamento de convênios odontológicos.

Algumas solicitam ainda que as guias sejam enviadas pelos correios para o endereço da operadora de credenciamento de convênios odontológicos.

No entanto, como destacamos, cada operadora de convênios odontológicos pode trabalhar de maneira distinta com relação ao pagamento pelos tratamentos odontológicos que sua clínica fez.

Por isso, é importante pesquisar bem para conhecer todos os processos que de alguma maneira podem afetar sua relação com a operadora de credenciamento de convênios odontológicos.

Vantagens e desafios em optar por um credenciamento de convênios odontológicos

Um credenciamento de convênios odontológicos pode oferecer vantagens e desafios para sua clínica. Conheça as principais:

Vantagens

  • Aumenta a visibilidade de sua clínica;
  • Mesmo que a sua clínica mude de local de atendimento, o convênio ainda continua existindo, de maneira que, assim, você não precise preocupar-se com novos pacientes;
  • Aumenta o seu número de pacientes e, consequentemente, a venda de serviços odontológicos;
  • De certo modo, o seu consultório odontológico reduz custos com a captação de pacientes, considerando que a operadora de credenciamento de convênios odontológicos já realiza, em parte, esse trabalho.

Desafios

  • Por outro lado, ao se credenciar a um convênio odontológico, a sua clínica fica refém de preços de serviços praticados, muitas vezes, abaixo do valor de mercado. É uma estratégia para captar mais clientes;
  • O processo de pagamento pelos tratamentos que a sua clínica realizou é burocrático e pode levar um bom tempo, conforme a política de pagamento da operadora de credenciamento de convênios odontológicos.

Conclusão

Como vimos, há vantagens em credenciar-se a um convênio odontológico, mas também desafios. O ideal é analisar essa oportunidade de forma mais profunda e, assim, tomar uma decisão que faça com que seu consultório odontológico alcance o sucesso que deseja.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *