Coworking odontológico: por que atender em um

Coworking odontológico é um modelo de trabalho no qual os dentistas atendem em consultórios compartilhados. A alternativa é ideal para aqueles que estão começando na carreira ou que já estão a longo tempo, mas buscam reduzir as despesas.

Tempo de leitura: 5 minutos

O coworking odontológico é um modelo de trabalho em que vários dentistas compartilham um mesmo espaço físico para fazer seus atendimentos. É uma ótima maneira de estabelecer a sua clínica sem precisar se preocupar com questões como estrutura, administração e custos.

O mercado de coworking movimenta milhões de reais todos os anos no Brasil e que veio para ficar. De acordo com um levantamento feito pelo Coworking Brasil, a quantidade de espaços compartilhados aumentou cerca de 401,6% entre 2015 e 2018, chegando a 1.194 unidades.

Neste artigo você entenderá para quem este modelo é indicado, quais as vantagens em atender em um coworking odontológico, como é feita a gestão e onde encontrar um espaço.

A imagem contém uma sala de atendimento de consultório odontológico, com duas cadeiras de dentista, uma bem afastada da outra.
Coworking odontológico: atendimento de qualidade e eficiência na gestão.

Para quem é indicado o coworking odontológico?

Ter clientes o suficiente para bancar o custo de ter um consultório odontológico completo pode ser bastante complicado no início de carreira. Além disso, dentistas já consolidados podem passar por momentos em que precisam se reinventar seja por dificuldades financeiras ou outros desafios.

Nesses dois casos, atender em coworking odontológico é uma alternativa que só vem a somar. Dessa forma, o dentista pode assegurar seus atendimentos se precisar se preocupar com muitos custos e gastos.

E não é só a esses públicos que um coworking odontológico atende. Um profissional da saúde que busca uma maior flexibilidade de horários, e deseja atender apenas em duas ou três vezes na semana, por exemplo, encontra em um espaço de coworking odontológico uma excelente oportunidade.

Por esses e outros motivos que diversos profissionais da Odontologia, iniciantes e os mais experientes, têm migrado para o consultório odontológico compartilhado.

Vantagens dos consultórios compartilhados

Você sabe quanto custa o aluguel de um consultório compartilhado? De acordo com um estudo realizado pelo Sebrae, os custos para manter o aluguel de um consultório particular pode chegar a R$ 270 mil, um valor alto que inclui mais do que o aluguel de um espaço, mas também equipamentos e outros gastos. Estes custos, no entanto, não existem quando se opta por atuar em um coworking de Odontologia.

E para ficar ainda mais claro os benefícios destes espaços, confira abaixo uma lista com as principais vantagens oferecidas por este novo modelo de trabalho:

Economia de tempo

Ao optar por trabalhar em um coworking odontológico, você terá muito mais liberdade para escolher a região onde deseja trabalhar às vezes em até mais de uma.

E, claro, poderá escolher uma sala odontológica perto do metrô, por exemplo. Isto sem contar que, ao decidir atender em um espaço de coworking, em 24 horas a sala já estará disponível.

Flexibilidade de horários

Esta é outra grande vantagem destes novos modelos de locação, pois você pode escolher o dia e o horário nos quais irá atender, sem a obrigação de dar expediente em um consultório ou clínica particular o dia todo.

Você pode optar pelo aluguel do consultório por hora, por exemplo. Se quiser fazer uma viagem e passar um mês fora, não terá custos com o consultório.

Redução dos gastos

O aluguel do consultório odontológico, normalmente, inclui IPTU e condomínio, e é preciso considerar também gastos com água, luz, telefone, internet, faxina, recepcionista e outros, que quando somados são pesados.

Por isso, muitos dentistas têm aderido aos consultórios compartilhados, pois assim o investimento é proporcional ao ganho e a chance de aumentar o faturamento é bem maior.

Consultório odontológico completo

Naturalmente os custos de infraestrutura são grandes. Imagine na hora de montar um consultório odontológico, tendo à mão tudo o que é necessário para consultas e procedimentos?

Por isso, trabalhar em um um modelo de clínica odontológica como o coworking odontológico é mais uma vantagem para quem quer ter tudo o que precisa ao realizar os atendimentos.

Rede de contatos, ou o famoso Networking

A troca de experiências é um outro enorme ganho de quem migra para o consultório compartilhado. Seja com dentistas ou com profissionais de diferentes especialidades, a troca de informações e de contatos é muito bem-vinda para quem trabalha por conta própria.

Como fazer administração de consultório odontológico em coworking?

Essa pergunta pode ser respondida de diversas formas. Afinal, são muitos os aspectos que devem ser considerados para fazer uma boa administração de um consultório odontológico. A qualidade do atendimento, o marketing e a gestão financeira são alguns exemplos.

Portanto, para tornar tudo mais prático e funcional, evitando custos desnecessários e melhorando seu dia a dia de trabalho, existem hoje ferramentas tecnológicas que auxiliam na gestão do consultório odontológico.

Assim, uma coisa é certa: é de suma importância contar com o auxílio da tecnologia para aprimorar todas essas etapas. Como isso é possível? Com a assistência de softwares especializados em facilitar a vida do dentista.

Uma série de atividades como fazer agendamentos, fazer o cadastro dos pacientes e ter fácil acesso a eles e gerir a parte financeira pode ser otimizada com o uso de um sistema de gestão para dentistas.

Conclusão

Agora que você já conhece os principais benefícios de aderir a consultórios compartilhados, é importante saber onde encontrar o coworking ideal. Deve ser um bem estruturado, que disponha de boa localização e que ofereça boas condições de limpeza e de atendimento.

Não se esqueça também de contar com a ajuda de um software odontológico para fazer a gestão dos atendimentos. Para isso, experimente agora mesmo o EasyDental software odontológico, gratuito por 7 dias!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *