Pessoas acima de 60 anos: 7 cuidados ao recebê-las em sua clínica

Pessoas acima de 60 anos fazem parte de um dos grupos de risco de contágio pelo coronavírus. Naturalmente, os atendimentos a essa população demandam atenção redobrada por parte dos dentistas. Em tempos de pandemia, os cuidados devem ser ampliados.

Tempo de leitura: 5 minutos

Nos últimos anos, o aumento da população idosa no Brasil exigiu que os consultórios odontológicos se atualizassem quanto ao atendimento de pessoas acima de 60 anos. O fenômeno é expressivo entre pacientes brasileiros em virtude da melhora da qualidade de vida e crescimento da expectativa de vida deste público.

Considerando este contexto e o período de pandemia que estamos enfrentando, é essencial que os profissionais e gestores da área da saúde deem atenção especial à pessoa idosa, uma vez que estes fazem parte de um dos grupos de risco de contágio pelo coronavírus.

Dessa forma, preparo técnico para recepcionar e cuidar desta população é capaz de diferenciar positivamente a clínica de outros lugares com a mesma finalidade, além de garantir um atendimento seguro.

Por isso, a clínica deve estar preparada e devidamente equipada para receber pessoas acima de 60 anos. Entenda, agora, 7 cuidados indispensáveis de serem tomados na hora de adaptar o atendimento à terceira idade.

Necessidade de atenção e carinho

Não é difícil encontrar idosos que já perderam seus parceiros afetivos ou que já não contam mais com a companhia de familiares, na mesma casa. Por esse motivo, muitos necessitam de atenção e carinho, mesmo que venham por meio de uma recepcionista ou dentista.

Atendimento humanizado às pessoas acima de 60 anos é primordial para que o paciente se identifique com a clínica, se sinta à vontade durante o tratamento adotado e utilize o serviço de forma fidelizada, além de indicar para outras pessoas que busquem bom atendimento.

Cuidados ao receber pacientes acima de 60 anos em sua clínica ou consultório
Cuidados especiais ao receber pessoas acima de 60 anos na sua clínica

Mobilidade e transporte

Apesar de algumas pessoas idosas ainda contarem com boa saúde articular e muscular, é fundamental que a clínica facilite o acesso e mobilidade em suas dependências. Ou seja, deve ser uma preocupação dos gestores a instalação de:

  • Rampas;
  • Corrimãos;
  • Sanitários adaptados;
  • Adesivo antiderrapante.

Preferência nos atendimentos às pessoas acima de 60 anos

Não é novidade que o paciente idoso deve ser sempre prioridade do consultório, entretanto, alguns lugares ainda falham ao oferecer o benefício. Por isso, é necessário atenção para que a pessoa idosa seja atendida, diagnosticada e tratada com toda a excelência que merece.

Especificidades biológicas das pessoas acima de 60 anos

Compreender as particularidades físicas dos pacientes é importante para oferecer uma atenção completa à saúde. Desse modo, algumas questões devem ser consideradas para a pessoa idosa atendida, tanto sobre o físico quanto sobre o mental.

Organismo e metabolismo

Pessoas mais idosas podem apresentar queda de volume muscular e aumento de gordura corporal. Além disso, alguns contam com maior vulnerabilidade à desidratação.

Além do organismo e alterações metabólicas, a pessoa idosa pode ser mais exigente em relação ao atendimento e tratamento de enfermidades e dores. Portanto, é imprescindível que os profissionais e gestores compreendam a particularidade e atendam de acordo.

Aspectos mentais

Alguns clientes podem exigir mais tempo para atendimento, resolução de dúvidas básicas, conversa pessoal, entre outros. Para que a sessão não se prolongue mais que o necessário, o profissional deve saber contornar a situação de forma adequada e cuidadosa.

Assim, o profissional de saúde deve estar preparado para adaptar seu padrão de atendimento, conduta clínica e tratamento, de forma que o indivíduo se sinta acolhido pelo procedimento.

Diálogo constante

A gentileza de abrir diálogo com a pessoa idosa é determinante para um atendimento de qualidade. Simpatia, valorizada em qualquer altura da vida, facilita a conversa e estabelece conexão com o paciente, medida que otimiza o tempo de consulta ao favorecer um relato clínico dado de modo natural.

Explicação detalhada

Uma reclamação constante é a pressa durante os atendimentos e a urgência em se finalizar a consulta, sem que as devidas explicações sejam dadas. O paciente acima de 60 anos necessita de mais compreensão, vocabulário menos técnico e velocidade reduzida de fala.

Seja qual for a complexidade do estado de saúde da pessoa idosa, é importante que o profissional explique de forma didática, tirando todas as dúvidas e amparando integralmente o paciente.

Quanto mais o indivíduo se sente realmente tratado e respeitado em suas particularidades, mais fiel ao profissional e ao tratamento ele será.

Disposição e compreensão no tratamento às pessoas acima de 60 anos

Compreensão é a palavra-chave para garantir o sucesso de todo profissional de saúde. A terceira idade é a fase da vida em que compreensão e acolhimento não podem faltar.

Problemas de dentição, mobilidade e força muscular podem agravar os sintomas da depressão. Para utilizar este fator a favor do bom atendimento clínico, cabe ao profissional adequar as expectativas do paciente que apresenta indícios de questões emocionais.

Veja alguns exemplos:

  • Autonomia: a oferta de autonomia, a partir do tratamento da enfermidade ou dor, é atraente para qualquer público, mas o paciente idoso é o que mais necessita de mudanças positivas em sua autonomia.
  • Independência: começar ou voltar a fazer atividades que davam prazer à pessoa idosa, devolvendo sua independência e bem-estar, é capaz de motivá-la a seguir com o tratamento e com os cuidados.
  • Satisfação: toda pessoa espera pela resolução de seus problemas ao solicitar ajuda médica. Com o paciente idoso não é diferente. Por isso, além de oferecer o tratamento correto, é preciso que o profissional demonstre quais são os fatores positivos e satisfatórios que serão alcançados pelo paciente a partir dos cuidados seguidos.

Conclusão

Oferecer atendimento diferenciado às pessoas acima de 60 anos é mais do que priorizar o profissionalismo, pois é um fator que diferencia a clínica ou consultório de todas as outras do mesmo ramo.

Assim, atente-se em adequar a estrutura da sua clínica, assim como o modo como realiza os atendimentos para que o paciente idoso se sinta satisfeito durante todos os processos do tratamento.

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