Datas comemorativas: como usar no marketing odontológico

As datas comemorativas, tanto gerais quanto específicas, podem ser usadas para fazer marketing odontológico. A partir delas é possível criar campanhas de captação e de fidelização dos pacientes.

Tempo de leitura: 6 minutos

Datas comemorativas podem ser usadas pelo seu consultório odontológico para atrair e fidelizar os seus pacientes. Elas são uma boa maneira de criar credibilidade e a autoridade para a sua clínica, para que os pacientes sintam-se dispostos a realizarem consultas e procedimentos odontológicos.

À princípio, isso pode parecer não fazer muito sentido. Mas, neste texto vamos explicar algumas formas pelas quais a sua clínica pode usar datas comemorativas no marketing odontológico. Se você está interessado no assunto, acompanhe conosco!

Por que fazer marketing com datas comemorativas?

A maioria das clínicas odontológicas de sucesso têm duas principais características: a prestação de serviços de qualidade a preços justos, além de uma boa estratégia de marketing que ajuda na prospecção, na conquista e na fidelização de pacientes e seus familiares.

Algumas datas comemorativas ajudam as pessoas a celebrarem situações marcantes, históricas, provocar reflexões ou conscientizar os indivíduos. Assim, as clínicas odontológicas podem aproveitar esses dias como um gancho para turbinar suas estratégias de marketing e criar mais autoridade para suas marcas.

Dessa forma, o uso de datas comemorativas no marketing odontológico pode causar alguns efeitos positivos sobre a relação com os seus pacientes.

A imagem contém uma mulher sorrindo e segurando um calendário (datas comemorativas) à sua frente.
Datas comemorativas: como usar no marketing odontológico

Efeitos positivos das datas comemorativas no marketing odontológico

O primeiro efeito positivo é causar a impressão de que a sua clínica é mais do que apenas um consultório odontológico, mas uma empresa que acompanha as demandas da sociedade e está conectada com o que acontece ao redor.

Outro efeito muito desejável está relacionado a uma noção de cuidado que essas datas comemorativas podem trazer à sua clínica. Desse modo, o paciente sente que o dentista também está preocupado com a saúde bucal mesmo quando os clientes estão fora da clínica, gerando uma noção de empatia.

Por último, mas não menos importante, realizar marketing odontológico com datas comemorativas serve como informação de utilidade pública para o seu público-alvo, que muitas vezes não conhece as datas, não sabe para que servem ou não estão cientes da importância dos assuntos que as datas lembram.

De certa forma, fazer marketing odontológico a partir das datas comemorativas é uma medida que traz benefícios tanto para a sua empresa, como para seus pacientes. Por isso, os efeitos podem ser muito positivos.

Escolha datas comemorativas condizentes com sua realidade

O calendário de datas comemorativas no Brasil tem, portanto, diversas ocasiões que podem ser celebradas ou lembradas por sua clínica odontológica em contato com os seus pacientes. Contudo, é muito importante fazer uma seleção das datas que mais se relacionam com o contexto e as especificidades da sua empresa e de sua clientela.

Algumas datas são mais genéricas e podem ser aproveitadas por todos os consultórios como, por exemplo, o dia 3 de outubro (Dia do Dentista) e o dia 25 de outubro (Dia Nacional da Saúde Bucal), mas convém colocar algumas outras datas mais específicas em sua agenda que possam engajar os seus pacientes.

Uma dica que pode ser útil é: estabelecer suas datas comemorativas de acordo com a sua especialidade odontológica ou as características da maioria dos seus pacientes. Por exemplo: um odontopediatra pode se aproveitar do Dia das Crianças, do Dia do Estatuto da Criança e do Adolescente, entre outras.

Entretanto, outras especialidades odontológicas também podem se aproveitar de datas comemorativas. Confira abaixo.

Datas comemorativas para fazer marketing odontológico

Algumas outras datas que podem ser bastante úteis de se montar uma campanha de marketing são, por exemplo:

  • 24 de janeiro – Dia dos Aposentados
  • 26 de janeiro – Dia da Gula
  • 04 de fevereiro – Dia do Combate ao Câncer
  • 08 de março – Dia Internacional da Mulher
  • 21 de março – Dia Mundial da Infância
  • 07 de abril – Dia Mundial da Saúde
  • 13 de abril – Dia do Beijo
  • 14 de abril – Dia do Café
  • maio – Dia das Mães
  • 31 de maio – Dia Mundial da Luta contra o Tabaco
  • 05 de junho – Dia do Meio Ambiente
  • 12 de junho – Dia dos Namorados
  • 15 de julho – Dia do Homem
  • 26 de junho – Dia dos Avós
  • agosto – Dia dos Pais
  • 12 de agosto – Dia Internacional da Juventude
  • 15 de setembro – Dia do Cliente
  • 23 de setembro – Dia do Sorvete
  • 26 de setembro – Dia Nacional do Surdo
  • 3 de outubro – Dia Mundial do Dentista
  • 4 de outubro – Dia Mundial do Sorriso
  • 12 de outubro – Dia das Crianças
  • 05 de novembro – Dia do Protético
  • 01 de dezembro – Dia Internacional da Luta contra o HIV
  • 08 de dezembro – Dia da Família

Planeje suas campanhas

Após selecionar as datas que mais condizem com a sua empresa, é preciso planejar sua campanha de marketing odontológico de maneira estratégica. Dessa forma, isso inclui tomar decisões sobre alguns detalhes importantes da campanha, tais quais:

  • Quais suportes serão usados;
  • Quando as informações serão publicadas;
  • Como os dentistas e outros colaboradores terão de se preparar para atender durante a campanha;
  • Quais os custos e prováveis benefícios;
  • Quantos clientes devem ser impactados;
  • Metas e indicadores de sucesso; entre outros.

O que fazer nas datas comemorativas?

Como, afinal, aproveitar as datas comemorativas para o seu marketing odontológico? Para responder a essa pergunta, trouxemos algumas maneiras diferentes. Confira!

Conteúdo útil

Publique em seu site, blog, redes sociais e canal do Youtube conteúdos de utilidade pública sobre a data comemorativa em questão.

Assim, tente associar a mensagem transmitida à marca de sua clínica ou à descrição dos serviços que você presta. Afinal, o CRO permite este tipo de divulgação.

Conscientização popular

Campanhas de conscientização popular podem ser feitas com base nas datas comemorativas com as quais a sua clínica se relaciona.

Dessa maneira, você pode fazer isso por meios digitais online ou por mídias tradicionais como rádio e TV. A ideia aqui é, portanto, promover a conscientização e levar a sua marca mais longe.

Disparo de Mensagens SMS

Por fim, os pacientes que já fazem parte da carteira de clientes de sua clínica podem ser fidelizados com mensagens SMS disparadas automaticamente pela sua empresa.

Muitas vezes, estas mensagens servem como forma de lembrete para consultas, mas você também pode usá-las como instrumento de marketing.

Conclusão

Marketing odontológico exige, portanto, criatividade, planejamento e estratégia. Desse modo, para além do bom atendimento, conquistar os seus clientes também exige uma visão mais ampla que também considere o convencimento e a fidelização dos pacientes.

Por isso, use as mensagens SMS e outras técnicas nas datas comemorativas como um canal rápido, simples e eficiente de comunicação com o seu paciente para, por exemplo, convidá-lo a comparecer à clínica nas datas comemorativas ou acessar os conteúdos informativos em suas páginas on-line.

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