Dia do Planeta Terra: veja como o seu consultório pode ser mais sustentável

2 minutos No dia 22 de abril é celebrado o Dia do Planeta Terra, que visa conscientizar a população sobre a importância do meio ambiente e sua preservação. Nós sabemos que consultórios exigem uso de produtos químicos para procedimentos e esterilização, bem como é necessário ter tudo documentado o que, por consequência, gera a necessidade do uso de muito papel. Mas você sabia que é possível repensar algumas atitudes em seu consultório ou clínica para torná-lo um lugar mais sustentável? Algumas atividades simples, como Leia mais

Tempo de leitura: 2 minutos

No dia 22 de abril é celebrado o Dia do Planeta Terra, que visa conscientizar a população sobre a importância do meio ambiente e sua preservação. Nós sabemos que consultórios exigem uso de produtos químicos para procedimentos e esterilização, bem como é necessário ter tudo documentado o que, por consequência, gera a necessidade do uso de muito papel.

Mas você sabia que é possível repensar algumas atitudes em seu consultório ou clínica para torná-lo um lugar mais sustentável? Algumas atividades simples, como diminuição do consumo, reciclagem, e redução do uso de papel podem fazer uma grande diferença. Por isso, vamos passar pelos 3 R’s da sustentabilidade, com algumas dicas práticas.

Reduzir:

  • Consumo de água e energia elétrica, apagando luzes em ambientes não utilizados, mantendo pontos de água abertos apenas quando necessário e fechando bem as torneiras.
  • Uso de químicos para esterilização, dando preferência à esterilização térmica.
  • Embalagens, comprando pacotes maiores de insumos e dando preferência a produtos que tenham opção de refil (o que é mais econômico também).
  • Consumo de papel, com um sistema de gestão eficiente e on-line, como o Easydental Cloud, onde é possível ter todos os contratos e documentos armazenados de forma virtual, podendo ser acessados a qualquer momento e de qualquer lugar.

Reutilizar:

  • Embalagens, como caixinhas, podem se tornar organizadores, por exemplo;
  • Água da chuva para lavar banheiros, copa e áreas externas, através da instalação de um captador de água da chuva.

Reciclar:

  • Embalagens, equipamentos, materiais que não são mais utilizados podem ser separados para a reciclagem, em cestos específicos. Caso a sua cidade não tenha coleta seletiva, você pode fazer parceria com uma cooperativa de reciclagem ou procurar o ponto de descarte adequado mais próximo.

Existem ainda outras formas de ajudar o meio ambiente, por exemplo, incentivando seus pacientes a consumirem produtos de higiene bucal de marcas que têm essa preocupação e com avisos pelo consultório para se atentarem ao uso da água e da energia elétrica. Se cada um fizer sua parte, o Dia do Planeta será comemorado com mais equilíbrio e harmonia no futuro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.