Dicas de organização para o seu consultório odontológico

2 minutos Além de trazer bem-estar e passar uma boa impressão, a organização é também uma grande aliada da produtividade, uma vez que nos permite visualizar melhor e encontrar de forma mais rápida aquilo que precisamos. Ela deve ser pensada de acordo com a frequência de utilização dos materiais e equipamentos, e de acordo com a rotina do seu consultório. Recepção: A recepção deve ser um ambiente visualmente agradável e devidamente organizada para o atendimento. Para isso, tenha organizadores nas mesas para itens de Leia mais

Tempo de leitura: 2 minutos

Além de trazer bem-estar e passar uma boa impressão, a organização é também uma grande aliada da produtividade, uma vez que nos permite visualizar melhor e encontrar de forma mais rápida aquilo que precisamos. Ela deve ser pensada de acordo com a frequência de utilização dos materiais e equipamentos, e de acordo com a rotina do seu consultório.

Recepção:

A recepção deve ser um ambiente visualmente agradável e devidamente organizada para o atendimento. Para isso, tenha organizadores nas mesas para itens de papelaria e documentos impressos.

  • Guarde as fichas clínicas em ordem alfabética (se ainda forem físicas) e facilite o atendimento, deixando as fichas dos pacientes que serão atendidos no dia seguinte, separadas.
  • Certifique-se de que todos os contatos de pacientes estão sendo respondidos por WhatsApp, SMS ou ligação. Essa parte do atendimento também ajuda a causar uma boa impressão em relação à organização.
  • Um aplicativo de gestão de clínicas e consultórios como o EasyDental Cloud ajuda a organizar o atendimento, agenda e documentação de forma informatizada, prática e sustentável.

Sala de atendimento:

A sala de atendimento deve ser organizada de forma a ajudar no processo do atendimento, trazendo agilidade e segurança para o seu paciente.

  • Categorize seus instrumentos: para cada tipo de procedimento ou especialidade que você for atender, deixe o conjunto de instrumentos separado, se possível em gavetas ou armários diferentes, para facilitar.
  • Tenha marcadores de instrumental: se você trabalha com mais dentistas ou vai seguir a dica acima, uma boa ideia para facilitar o processo é colocar marcadores coloridos que possam ser autoclavados nos instrumentos, assim você sempre saberá rapidamente quais são seus e para qual tipo de atendimento vai usar.
  • Deixe a função de organizar a bancada antes de cada atendimento somente para você ou seu auxiliar. É importante que tudo esteja perto de você e que sejam somente os instrumentos necessários para aquele atendimento.

É válido ressaltar que a organização deve ser um hábito, portanto, mantida! Faça organização diária ou semanalmente, de acordo com a sua demanda e, para facilitar, use um checklist.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.