Fidelização de clientes: da captação de pacientes ao atendimento

Fidelização de clientes é uma etapa da jornada do paciente em que ele já conheceu seus serviços e gostou. Por isso voltará para futuros atendimentos, além de indicar para parentes e amigos. Para o paciente tornar-se fiel a sua clínica, é preciso atentar-se a alguns aspectos importantes que vão desde a captação até o atendimento.

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Um dos grandes desafios para os dentistas é fazer a fidelização de clientes. Esse processo depende, portanto, de como o profissional faz desde a captação de seus pacientes até o atendimento.

Independente de qual seja o foco de serviços do seu consultório, existem diversas formas de investir na fidelização de clientes. No entanto, o essencial envolve planejamento e paciência. Através disto você pode ter resultados sólidos na sua clínica.

Neste artigo, descubra como fazer uma fidelização de clientes de excelência, conquistando a confiança de seus pacientes desde o primeiro contato até o atendimento.

A imagem contém uma mulher sentada na cadeira de dentista. Enquanto ela olha para o rumo da câmera e sorri, uma segunda pessoa faz seu tratamento. Desta 2ª pessoa só é possível ver as mãos e os antebraços. As mãos estão cobertas por luvas e seguram ferramentas odontológicas.
Fidelização de clientes: da captação de pacientes ao atendimento

Captação de pacientes na Odontologia

Há dois caminhos principais para que um cliente chegue até seu consultório: por indicação de amigos ou parentes, por exemplo, ou por pura curiosidade despertada ao notar a sua presença digital como dentista na internet.

As formas de indicação podem vir de diversas maneiras, seja pelos próprios clientes promovendo sua clínica ou consultório odontológico ou pela divulgação vinda de parcerias com outras empresas (clínicas ou universidades, por exemplo).

Já a presença digital na internet é uma ação que deve ser constante. Para isso é preciso um planejamento de conteúdos nas redes sociais, dentre outras estratégias. Mas, calma! Falaremos mais sobre isso ao longo do texto.

A partir disso, você precisa “colocar a casa em ordem”. Ou seja, você precisa preparar a estrutura da sua clínica ou consultório odontológico para receber estes pacientes que procuram os seus serviços.

Portanto, é preciso uma gestão de atendimentos que não deixe telefones tocando por muito tempo ou mensagens sem resposta no WhatsApp.

Corpo de pacientes: manutenção é importante para a fidelização de clientes

Um outro ponto essencial é a manutenção do corpo de pacientes. Para quem não sabe, trata-se de entender os pacientes que estão sendo atendidos pela clínica. Neste caso, investir no CRM faz a diferença. Feito através de uma ferramenta na sua maioria, é uma gestão completa que conecta marketing, vendas, atendimento e outras funções.

O CRM é um meio eficaz de fazer a fidelização de clientes. Você pode entender o caminho do cliente com a marca da sua clínica, periodicidades e outras informações essenciais para construir sua estratégia. Ações como, por exemplo, descontos ou e-mails com objetivos específicos são feitas em grande parte por causa das informações de CRM.

O corpo de pacientes atualizado facilita todas as ações relacionadas com os clientes da clínica. Torna o processo menos demorado, mais assertivo e é potencializado com as ferramentas usadas. Logo, se a sua clínica não usa a internet a favor do seu negócio, comece hoje.

Mas, ainda que a internet facilite, o contato humano ainda faz toda a diferença. Mesmo com automações, o atendimento humanizado é a chave para o sucesso da fidelização de clientes.

Atendimento humanizado: o segredo para a fidelização de clientes

De nada ainda investir em marketing odontológico, usando as melhores tecnologias e estratégias se o atendimento presencial for ruim. Reverter uma péssima experiência pode ser mais difícil e demorado do que apresentar um bom atendimento.

Por isso é essencial investir em um atendimento humanizado. E se você pensa que só pode ser feito de modo presencial, se engana. Um atendimento humanizado também pode (e deve) ocorrer através dos contatos via mensagem ou chamadas.

Quando falamos disso, estamos falando de telefone, e-mail, WhatsApp e qualquer canal no qual a clínica interaja com o cliente. A humanização deve estar presente em cada comunicação e ponto de contato. Assim, a fidelização de clientes é feita de forma natural e escalável.

Quanto mais você entende o paciente, mais fácil consegue encontrar soluções para melhorar sua experiência. Portanto, prepare cada funcionário para sempre proporcionar valor para o cliente.

Constância é o segredo do sucesso

Seja qual for a iniciativa que você coloque em prática, saiba que é necessário ter constância. A fidelização de clientes é feita a longo prazo e pode ter resultados sólidos se feito de modo correto. As ferramentas usadas podem potencializar os seus objetivos, por exemplo, mas a organização no dia a dia é que dita a performance.

Caso você seja a pessoa responsável por planejar a estratégia, dedique um tempo diário para acompanhar isso. No entanto, se vai contratar alguém para ser responsável pela parte operacional, defina métricas fáceis de acompanhar. Assim é possível otimizar seu tempo na hora das decisões estratégicas.

Conclusão

A fidelização de clientes também deve entender o mercado assim como o comportamento do consumidor. Isso pode se manter ou pode ser alterado de alguma forma. Em alguns casos, o timing pode ser curto, mas os resultados são incríveis.

Invista em conhecer seu cliente e as melhores estratégias e tenha sempre pacientes e indicações no seu negócio. Quando o corpo de pacientes é atualizado e associado a um atendimento humanizado, a fidelização de clientes é quase certa.

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