Formas de pagamento no consultório: quais aceitar?

As principais formas de pagamento no consultório odontológico devem ser aceitas visando tanto a comodidade do paciente quanto a garantia do pagamento para o dono. Elas incluem: cartões de débito ou crédito, cheque, boleto ou dinheiro em espécie. Cada uma dessas formas de pagamento têm suas vantagens e desvantagens.

Tempo de leitura: 6 minutos

As formas de pagamento foram mudando ao longo do tempo. Afinal, o que antes era pago apenas com dinheiro em espécie e cheque, atualmente é pago com cartões de crédito e débito.

Nos consultórios de Odontologia isso não é diferente: existem diversas opções muito interessantes para que os profissionais dessa área possam cobrar por seus serviços de maneira prática, rápida e facilitada.

Por isso, veja neste post quais as principais formas de pagamento que você pode aceitar em seu consultório e como funciona cada uma delas. Acompanhe!

A imagem contém três pessoas (um dentista, uma recepcionista e uma paciente). O dentista aparece com uma prancheta na mão e a paciente está fazendo o pagamento para a recepcionista.
Formas de pagamento: quais aceitar no consultório odontológico?

As mais indicadas formas de pagamento no consultório

Existem diversas formas de pagamento que os consultórios de Odontologia podem aceitar. Essas formas devem ser aceitas de acordo com o tipo de gestão financeira feito pelo dentista.

Desse modo, ao aceitar pagamentos com cartão, por exemplo, é preciso ficar atento a qualquer tipo de taxa, bem como ao aceitar pagamento por cheque é necessário cuidar fatores como fraude e inadimplência.

Por isso, vamos conhecer agora, com detalhes, cada uma das principais formas de pagamento.

Meios de pagamento: cheque

O cheque é uma antiga modalidade de recebimento, sendo que atualmente poucas pessoas utilizam. Com o advento do cartão de crédito, o uso do cheque ficou um pouco sem motivação, já que em tese, quem tem crédito na praça para solicitar um talão de cheques, também tem para solicitar um cartão de crédito.

Recomenda-se o uso do cheque como alternativa para recebimento de quantias para clientes fiéis e mais antigos. Afinal, o estresse de ver um cheque sem fundos ao tentar depositá-lo no banco não compensa aceitá-lo como forma de pagamento para os clientes em geral.

Pagamento por boleto

Os boletos são uma forma bem prática e fácil de receber pagamentos. O consultório odontológico pode aceitar essa forma de pagamento para diversos tipos de serviços. Inclusive, você pode gerar múltiplos boletos para que o pagamento seja “parcelado”.

Essa é uma excelente opção para oferecer a clientes que não trabalham com cartão de crédito e ao mesmo tempo possuem o histórico de bons pagadores. Basta que você cobre o pagamento do boleto de maneira antecipada ou verifique se o cliente está adimplente com suas obrigações nos órgãos de proteção ao crédito.

Formas de pagamento: cartões

Em setembro de 2020, o Banco Central informou o que já era esperado como tendência mundial em formas de pagamento: o aumento da utilização de cartões de crédito/débito em estabelecimentos de todo país.

As estatísticas são, portanto, bastante expressivas, sendo que o dado mais impressionante diz respeito ao aumento de 33% no número de transações realizadas com cartões de crédito e 20% com cartões de débito.

Esse aumento já vem acontecendo desde algum tempo: no último ano registrou-se uma alta de 18% nas transações com cartões de crédito e 14% com cartões de débito. O mais interessante é a quantidade de cartões em uso no país: em 2019 foi avaliada a quantidade de 123 milhões de cartões de crédito e 132 de cartões de débito.

Esse aumento é decorrente de diversos fatores, tais como:

  • a facilidade no uso do cartão, seja ele de crédito ou de débito;
  • a facilidade quanto aos ajustes na conta corrente pelo internet banking (esse tipo de transação também teve alta);
  • a segurança de poder sair de casa sem dinheiro em espécie;
  • a facilidade de obtenção de crédito para estudantes, autônomos e trabalhadores.

Cartão de crédito

O cartão de crédito é uma das principais formas para aceitar pagamentos em um consultório odontológico. Isso ocorre porque grande parte das pessoas utiliza essa forma de pagamento e até dão preferência para locais que aceitam o uso do cartão.

Para que todo o procedimento do uso do cartão de crédito seja ainda mais seguro, é possível contar com um software odontológico que facilite as transações. Esse tipo de sistema para dentistas é muito interessante e conta com uma série de benefícios. O sistema da Easy Software, por exemplo, conta com:

  • Suporte Técnico;
  • Treinamentos presenciais e on-line
  • Envio de SMS;
  • Cursos e consultoria especializada;
  • Conectividade TISS;
  • Nota Fiscal eletrônica de serviços.

Para aceitar o uso do cartão de crédito no consultório, é preciso que se tenha uma maquininha de cartão. Se você ainda não aceita essa modalidade, ou deseja ter uma máquina boa e com taxas de serviço justas, você pode contar com a maquininha Saúde Service.

Além de ser fácil de usar, essa maquininha já conta com uma parceria com o sistema da Easy Software, fazendo com que a gestão odontológica financeira do local seja ainda mais segura e facilitada por conta da integração com Saúde Service.

Cartão de Débito

O cartão de débito conta com todos os benefícios citados acima. Porém, no caso do cartão de débito, o pagamento deve ser à vista. Desse modo, o cliente deve dispor do dinheiro ou do limite do cheque especial no momento da compra.

Dinheiro em espécie: a melhor forma?!

O pagamento em dinheiro era o mais comum, porém fazia com que o ato de fazer o pagamento não fosse muito prático para os clientes. Além disso, era muito complicado sempre ter que se preocupar com o troco para os pacientes.

Hoje em dia muitas pessoas preferem o uso de cartão frente ao de dinheiro em espécie. Porém, ainda é uma alternativa viável para consultórios de Odontologia que desejam oferecer mais essa forma de pagamento. Alguns clientes ainda preferem pagar com dinheiro por não possuírem conta em banco, por exemplo.

Conclusão

Os consultórios de Odontologia, até mesmo os que aceitam convênio odontológico, se beneficiam grandemente de aceitar uma boa variedade de opções de pagamento.

A partir disso, vale a pena investir em um bom sistema de gestão, especialmente os que possuem parcerias com as maquininhas de cartões, que certamente serão bastante utilizadas como formas de pagamento no consultório.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *