Gestão de clínica odontológica: 5 dicas para alcançar o sucesso

Gestão é o conjunto de atividades administrativas que visa organizar processos de diversos setores envolvidos numa empresa. São eles: financeiro, marketing, produção, logística, entre outros.

Tempo de leitura: 7 minutos

Administrar uma empresa para que esta se mantenha lucrativa e funcionando é um dos principais desafios dos empreendedores. Assim, é fundamental que você saiba gerir seu negócio para a saúde geral do mesmo. E para uma clínica odontológica, a necessidade de uma gestão eficiente não é diferente.

Um bom atendimento e soluções efetivas para os problemas dos pacientes, ou seja, a competência técnica do profissional, é algo essencial para que os clientes retornem e indiquem a clínica. Entretanto, diversos outros fatores administrativos são determinantes para seu sucesso.

Você precisa manter a saúde financeira da empresa sempre em dia, cuidar do estoque de produtos com eficiência para que não faltem insumos para o trabalho, gerir seus funcionários para que haja um padrão de atendimento, implementar soluções tecnológicas que tornem a rotina mais dinâmica, lidar com os pagamentos e fluxo de caixa, entre tantos outros pontos importantes.

A experiência do cliente deve ser trabalhada para ser positiva em todas as etapas que envolvem esse relacionamento com a clínica. Desde o primeiro contato com o cliente, seja via telefone, WhatsApp, e-mail ou outro meios, até o momento em que ele sai da clínica após finalizar seu tratamento, o processo deve ser prazeroso e satisfatório.

Por menor que seja a clínica, é preciso elaborar um planejamento estratégico e organizacional para geri-la corretamente. Além disso, uma boa gestão de clínica odontológica garante destaque em meio à concorrência, a partir do momento em que o seu negócio prioriza o bem-estar do seu cliente e trabalha internamente para proporcionar isso.

Neste post, vamos lhe dar algumas dicas sobre como a gestão pode ser aprimorada para alcançar o sucesso da sua clínica. Confira!

Identifique os potenciais da sua clínica odontológica

Antes de aprimorar a sua gestão odontológica, é necessário identificar os potenciais e os pontos fracos da sua clínica. Ou seja, nesse primeiro momento, faça um diagnóstico completo do que é preciso melhorar e o que pode ser reforçado.

Para isso, você deve identificar os seus diferenciais de mercado e suas vantagens competitivas. Muitas vezes, oferecer maior gama de serviços de saúde bucal ou ser especialista em um determinado tipo de tratamento podem ser diferenciais para a sua clínica.

Do mesmo modo, você deve levantar quais são as principais deficiências do seu negócio. Leve em consideração as seguintes questões:

  • Faltam produtos com frequência, evidenciando problemas na gestão do estoque?
  • O atendimento ao cliente tem deixado a desejar? Eles esperam muito tempo para conseguir uma consulta ou na sala de espera?
  • A clínica não está dando lucro suficiente?

Este é o momento de colocar no papel tudo o que é bom e ruim para a sua gestão e o que impacta na sua clínica.

Pontos positivos

Esse diagnóstico servirá para divulgar ao máximo os pontos positivos, a fim de atrair novos e reter os clientes. Você pode se utilizar da tecnologia para essa divulgação, como redes sociais, E-mail Marketing, Newsletters, publicações nas mídias sociais, interações pelo WhatsApp, entre outras maneiras de divulgar notícias sobre o setor, ressaltar o trabalho da sua clínica e manter uma comunicação com seus pacientes.

Pontos negativos

Já os pontos negativos devem ser trabalhados para serem minimizados ou extintos posteriormente. Ou seja, você deve inclui-los em um planejamento estratégico a fim de solucioná-los.

Otimize a gestão de clínica odontológica

Otimizar os trabalhos facilita a rotina de qualquer empresa. Com a tecnologia, as atividades passaram a ser mais dinâmicas e sem a necessidade de tanto suporte humano.

Agora, as clínicas podem deixar de lado o uso do papel e do telefone somente para realizar o agendamento de consultas, prontuários etc. Por meio do uso de softwares de gestão de clínicas, é possível cadastrar clientes, disponibilizar prontuários eletrônicos, agendar consultas on-line, gerir a agenda da clínica e o financeiro (fluxo de caixa, contas a pagar e receber, orçamento etc.), entre outras funcionalidades.

Além de facilitar o dia a dia dos profissionais da sua clínica, a otimização eletrônica agiliza os procedimentos, melhora o atendimento às demandas dos clientes e evita erros com documentações de clientes.

Defina a cultura organizacional da empresa

Não adianta nada traçar estratégias e diretrizes para a sua equipe se ela não sabe exatamente quais são os objetivos da sua função e as metas da própria clínica. A cultura organizacional de uma empresa existe a partir do momento em que é idealizada. Ela está explícita na personalidade do empresário, seu estilo de liderança, seus valores, seus processos, seu comportamento, suas expectativas e na sua comunicação interna com seus funcionários e pacientes.

Ao identificar esses padrões de trabalho e comportamento que definem como a sua gestão irá acontecer, então será hora de repassar tudo isso para seus funcionários. Eles precisam estar alinhados com essas características para que os objetivos sejam alcançados.

Imagem de clínica odontológica
Gestão de clínica odontológica: 5 dicas para alcançar o sucesso

Esteja aberto também a opiniões e sugestões de melhorias para essas características. Coloque seu funcionário como um auxiliar para a sua gestão, não somente um cumpridor de suas determinações.

Além disso, trabalhe com eles de modo que cada funcionário esteja na mesma sintonia. Afinal, quando cada funcionário estiver trabalhando pelo mesmo objetivo, o ambiente de trabalho será muito mais produtivo e harmonioso.

Gestão de clínica odontológica: trabalhe o marketing do seu consultório

Em meio a uma área que tem se tornado cada vez mais competitiva, trabalhar o marketing da sua clínica é fundamental. Por isso, elabore um plano estratégico de marketing que vise conhecer a fundo o seu cliente, as suas demandas, comportamentos na rede e anseios relacionados à sua clínica.

Invista nas redes sociais e no e-mail como fontes para divulgar os serviços da sua clínica, novidades, promoções e divulgar artigos sobre o setor. Por meio do marketing de conteúdo voltado para assuntos de interesse dos seus clientes, a sua clínica se tornará referência no mercado, além de expandir o seu alcance para mais pessoas.

Reveja as opções financeiras disponíveis

Um dos maiores motivos para a evasão de clientes em meio a tratamentos ou até mesmo antes de começá-los é o valor dos procedimentos odontológicos. Afinal, sabemos que grande parte deles não é barato e isso pode dificultar a vida do seu paciente.

Por isso, procure ajudá-lo e demonstre que se importa com seu tratamento, oferecendo uma ampla gama de opções de pagamento para que eles se sintam mais inclinados a aceitarem as recomendações e fecharem o contrato para um tratamento duradouro e contínuo. Além disso, atenda planos de saúde odontológicos e ofereça opções como parcelamentos em crédito, descontos à vista etc. Isso fideliza seu cliente e traz novos para a sua clínica!

Agora que conferiu nossas dicas, o que acha de otimizar a rotina da sua clínica com um software odontológico de excelência no mercado? Conheça o EasyDental Cloud para a gestão da sua clínica. Teste gratuitamente por 7 dias!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *