Gestão de consultório odontológico: por que aderir um formato online

Um software odontológico é um sistema que integra diversas funcionalidades essenciais para a rotina do dentista como agenda, gestão de estoque, financeira e mais, de forma prática e segura. O uso de ferramentas digitais para deixar o dia a dia mais prático é cada vez mais comum, inclusive no ambiente profissional.

Tempo de leitura: 6 minutos

Softwares voltados especialmente para o mercado odontológico têm sido a solução para os desafios enfrentados pelo profissional dentista. Pensados e idealizados para facilitar o dia a dia e a gestão de consultório odontológico, esses sistemas apresentam recursos descomplicados, mas essenciais para a rotina.

Muito além do que a simples substituição da agenda da papel, o uso de um software odontológico permite promover a automação dos processos, reduzir erros, projetar lucros, fazer o controle de gastos e da equipe. Além disso, as vantagens também envolvem a economia de recursos materiais e de tempo.

Gestão de consultório odontológico: por que aderir um formato online

Benefícios do uso de um software para a gestão de consultório odontológico

Está curioso quanto aos benefícios em aderir a um software odontológico para sua clínica? Pois continue lendo este artigo e descubra um pouco mais sobre como você pode lucrar com essa tecnologia.

1) Mobilidade e praticidade

Os softwares odontológicos permitem que o profissional acesse todos os dados de sua clínica em um só lugar. Isso torna muito mais fácil o trabalho em casa (home office), por exemplo.

Para os profissionais que atendem em lugares diferentes, prezar pela mobilidade torna-se ainda mais importante. Afinal, entre uma consulta e outra e de um local para outro, o profissional precisa ter acesso rápido a todos os dados.

2) Dados sobre o paciente

Antes, informações importantes dos pacientes eram guardadas em pastas de papel e arquivadas. Assim, os consultórios precisavam dispor de um espaço para armazenamento dos documentos além do espaço de atendimento. Mas, com a sistematização dos processos, isso não é mais necessário.

Os softwares odontológicos permitem o armazenamento de informações dos pacientes em um só lugar: é possível alimentar o sistema com diversos tipos de dados, entre eles:

  • Tratamentos;
  • Imagens;
  • Orçamentos;
  • Anamnese;
  • Receituários;
  • Atestados.

É importante lembrar que guardar os dados online acaba sendo mais seguro do que guardá-los no papel.  Com a utilização de um backup de segurança, não existe a possibilidade de perder a pasta de algum paciente, por exemplo. 

3) Agenda online: diga adeus à agenda de papel!

Além da marcação dos atendimentos, os softwares odontológicos possibilitam a confirmação das consultas via SMS ou e-mail, otimizando o tempo dos dentistas ou secretárias do consultório odontológico.

O recurso representa uma facilidade até mesmo para o paciente. Imagine, por exemplo, que um cliente, de última hora, descobriu que tem uma reunião e não conseguirá comparecer à consulta.  Pois com apenas uma mensagem ele conseguirá avisar o profissional, evitando maiores desconfortos.

É possível também controlar os horários de atendimento, compromissos e alertas de retorno na agenda online disponibilizada pelo software odontológico em qualquer lugar ou momento, tornando mais fácil a vida do profissional odontológico.

4) Gestão de consultório odontológico: Financeiro

Um fluxo de caixa digital é uma ótima forma de otimizar tempo, abandonando, mais uma vez, o papel. Além disso, é possível emitir boletos diretamente pelo sistema, sem burocracia bancária.

O sistema de gestão financeira consegue, ainda, identificar, de forma fácil e prática, os pacientes inadimplentes, enviando, inclusive, avisos via e-mail ou SMS sobre a necessidade de pagamento. 

Essa funcionalidade é excelente para envolver o profissional em todos os segmentos de sua clínica, mesmo que ele não possua know-how especializado em finanças.

5) Gestão de consultório odontológico: Estoque

O uso de materiais, seja ferramentas de trabalho ou equipamentos de proteção individual (EPIs), é essencial na realização de tarefas pelo cirurgião-dentista.  Portanto, a falta de um EPI durante um atendimento é crítica e você deve evitá-la.

Por isso, é imprescindível que todo dentista tenha controle do que tem disponível no seu estoque e do que precisa de reposição. 

Através de um software odontológico, é possível ter controle dos itens que precisam ser comprados com antecedência. Dessa forma, na correria do dia a dia, uma gestão de consultório odontológico digital de estoque faz toda a diferença.

6) Campanhas de marketing

Atualmente, qualquer empresa que queira ver sua marca com destaque no mercado precisa se preocupar com o marketing. No entanto, isso não é diferente no setor odontológico, atentando-se sempre, claro, às regras de publicidade e marketing da área da saúde.

Os softwares de gestão de consultório odontológico também podem ajudar com esse segmento: por meio deles é possível criar campanhas a serem enviadas via SMS ou e-mail e enviar mensagens personalizadas em datas comemorativas, para a recuperação de pacientes inativos e pacientes pós-cirúrgicos.

Esses detalhes vão, pouco a pouco, conquistando o paciente e fidelizando-o, além de ajudar a criar um elo de confiança com o profissional.

7) Análise de desempenho

Com os relatórios de gestão é possível analisar e estudar o desempenho da clínica em determinado período de tempo. Assim, uma análise como essa permite verificar a quantidade de serviços que foram orçados e a quantidade que foi efetivamente orçada e vendida.

Desse modo, a funcionalidade é uma ótima ferramenta para a equipe comercial da clínica. Esta terá um indicador de satisfação dos pacientes, já que os dados obtidos por essas análises possibilitam a avaliação de eventuais necessidades de melhoria e especificam em qual setor estas melhorias precisam ser implementadas.

8) Suporte técnico

Os sistemas odontológicos integrados oferecem suporte técnico, o que é essencial para aqueles profissionais que ainda não se sentem 100% confortáveis com as novas tecnologias. Dessa maneira, esse suporte proporciona tanto ajuda com dúvidas de utilização do software quanto com a solução de problemas.

Como aderir ao serviço?

Ficou interessado nos benefícios de um software de gestão odontológica? Conheça o EasyDental Cloud, um software de gestão odontológica, com muitos benefícios e diferenciais. 

Desenvolvido para atender tanto às necessidades de grandes clínicas como às de profissionais que trabalham sozinhos, o software se tornou a principal solução de gestão de consultório odontológico do Brasil.

Quer experimentar nossos serviços e transformar o dia a dia de sua clínica ou consultório? Teste agora o software odontológico EasyDental Cloud por 7 dias grátis!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *