Gestão digital odontológica: como otimizar o tempo na clínica

A gestão digital odontológica veio para otimizar a forma de fazer a gestão do seu consultório. Por meio de um software odontológico, você pode administrar todas as áreas da sua clínica de forma prática e segura.

Tempo de leitura: 6 minutos

Com o crescente desenvolvimento tecnológico na atualidade, podemos notar o surgimento de ferramentas e dispositivos cada vez mais eficientes, a fim de tornar as atividades profissionais ainda mais otimizadas. Desse modo, na Odontologia, surge um novo modo de gerir os processos da clínica, a chamada gestão digital odontológica.

Esse novo modo de fazer gestão odontológica promove melhores práticas internas, gestão financeira e um eficiente controle sobre o tempo gasto em seu consultório.

Devido ao isolamento social, por exemplo, diversos negócios precisaram economizar o seu fluxo de caixa, a fim de se manterem no mercado. De acordo com estudos recentes, 70% das empresas conseguiram aumentar ou manter os gastos com transformação digital em período de pandemia.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira o nosso post até o final e saiba como otimizar o seu tempo na clínica através de uma gestão completamente focada em processos digitais.

O que é gestão digital na Odontologia?

Em geral, quando nos referimos à gestão digital na Odontologia, estamos, na verdade, ressaltando a tendência de processos cada vez mais tecnológicos e digitais em uma rotina de consultório odontológico.

Em outras palavras, a gestão digital nada mais é do que uma forma de digitalizar processos odontológicos, a fim de qualificar e otimizar ainda mais as atividades na gestão de tempo do profissional no consultório.

De forma prática, a Odontologia Digital utiliza softwares de gestão, tomografias, prontuários, escaneamentos, entre outros processos relacionados para que as atividades do dentista sejam realizadas com ainda mais precisão, rapidez e agilidade.

Gestão de tempo e gestão digital na Odontologia

Inicialmente, para que de fato possamos entender o que é a gestão de tempo na Odontologia, podemos chegar a uma definição bem simples. A gestão de tempo, portanto, é uma gestão de tarefas, a fim de que os esforços do dentista se tornem cada vez mais eficientes e menos custosos. Além disso, ao fazer gestão de tempo, o profissional ainda oferece um trabalho de qualidade em menos tempo.

A ideia da gestão de tempo é fazer com que o dentista concentre seus esforços em atividades e processos burocráticos, mas que ofereçam resultados expressivos em seu consultório. Ou seja, otimizar o tempo não somente com atividades administrativas, mas também com as operacionais e técnicas, fazendo com que a qualidade de atendimento, o tempo de consulta, a organização financeira e toda a cadeia de suprimentos seja otimizada.

Agora, podemos entender a importância da gestão digital na Odontologia. Ao invés de realizar procedimentos, consultas, operações financeiras e administrativas excessivamente manuais, é possível digitalizar esses processos e conduzi-los de maneira totalmente remota e virtual.

A imagem contém uma dentista, fazendo gestão digital e olhando em direção ao espectador. Ao seu lado, encontra-se seu notebook e na tela o EasyDental Cloud aberto.

Como a gestão digital ajuda na otimização do tempo de atendimento?

Agora que você já entende a importância da gestão digital e como ela está totalmente relacionada à gestão de tempo em seu consultório, confira abaixo como a digitalização otimiza o seu tempo de atendimento:

1. Agendamentos mais eficientes

O sistema de agendamento eletrônico faz com que o seu cliente possa receber lembretes sobre a consulta marcada, evitando, assim, que se atrase.

Além disso, você consegue acompanhar seus compromissos diários de uma forma bem mais organizada, garantindo um controle eficiente de todos os seus atendimentos.

De forma prática, o agendamento online permite ações como:

  • Enviar mensagens de lembretes aos seus clientes sobre possíveis retornos ao consultório;
  • Realizar consultas de forma prática;
  • Controlar cancelamentos e agendamentos a curto, médio e longo prazo, assim como faltas.

2. Informações mais acessíveis

Não basta simplesmente termos um controle eficiente na agenda, é preciso controlar também a organização dos dados pessoais de cada paciente.

Isso ocorre em uma consulta pela primeira vez, onde informações como idade, nome completo, endereço, telefones de contato, laudos pessoais, etc. são coletadas.

Por meio de uma gestão digital eficiente, o dentista pode simplesmente repassar essas informações para um banco de dados virtual de forma rápida e segura, para que em futuros retornos os dados sejam disponibilizados com poucos cliques.

Qual a melhor forma de fazer gestão digital na clínica?

Com o crescente desenvolvimento da tecnologia no mercado, existem diversas formas de realizar uma gestão digital na clínica de forma eficiente. Contudo, percebemos algumas maneiras comuns a todos os consultórios competitivos e que usufruem desse tipo de gestão no mercado. Confira abaixo quais são elas:

1. Instrumentos tecnológicos

Existem diversos instrumentos e maquinários odontológicos no mercado que oferecem informações altamente precisas e em poucos segundos.

Aparelhos eletrônicos que oferecem um mapa completo da arcada dentária do seu paciente, por exemplo, refletem em um tratamento mais ágil e eficiente dentro do consultório. Por outro lado, percebemos softwares capazes de avaliar a eficiência de um determinado procedimento.

2. Software Odontológico

Ao adquirir um software odontológico para a sua clínica, você passará a administrar o seu tempo unicamente pelo celular, além de:

  • seus gastos,
  • suas tarefas diárias,
  • relatórios,
  • informações de pacientes,
  • agendamentos,
  • cancelamentos e faltas.

Além de reduzir custos com maquinário, capital humano, infraestrutura, entre outras questões relacionadas a uma gestão tradicional, seu consultório torna-se muito mais competitivo e prático.

Ao utilizar o EasyDental Cloud, por exemplo, você terá acesso a todos esses serviços e poderá controlar todos os processos financeiros, administrativos e pessoais na palma da sua mão, contribuindo com uma rotina de serviços muito mais prática e sustentável.

Conclusão

Certamente, um dos fatores que atrasam os nossos objetivos pessoais e profissionais é a falta de uma gestão de tempo eficiente. Com uma rotina intensa de atividades, muitas vezes acabamos perdendo tempo em processos mais taxativos e complexos que dificultam a nossa produção.

Por esse motivo, ter acesso a um software odontológico como o EasyDental Cloud é fundamental, já que ele é uma forma totalmente moderna de administrar sua clínica e exige pouco tempo do seu dia. Com a ajuda da gestão digital, você poderá digitalizar grande parte de suas atividades para dispositivos móveis, como o seu celular.

Através dela, fica ainda mais fácil controlar seu cronograma de horários de atendimento, as informações pessoais de seus clientes, seus compromissos, laudos, cancelamentos, faltas, atrasos e entre outras questões. Portanto, invista no software EasyDental Cloud e obtenha excelentes recursos para o seu consultório! Faça já o teste gratuito por 7 dias!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *