Instagram para dentistas: como fazer marketing odontológico nessa rede

Fazer marketing odontológico por meio do Instagram é um meio prático e gratuito de divulgar sua clínica e, assim, captar mais pacientes. Para isso, algumas dicas podem ajudar você a ter um Instagram para dentista de sucesso.

Tempo de leitura: 6 minutos

Profissionais da Odontologia têm se deparado com a necessidade cada vez maior de divulgar a sua clínica em busca de novos pacientes. Para obter sucesso nesta empreitada, usar estratégias de marketing com foco nas redes sociais é um caminho interessante para falar com os pacientes. Hoje abordaremos uma dessas redes em particular: o Instagram para dentistas.

Desde seu lançamento em 2010, o Instagram não para de crescer: são mais de um bilhão de usuários ativos todos os meses pelo mundo. Mais do que isso, são pessoas dispostas a conhecer marcas apenas por essa rede.

Em uma pesquisa da IPSOS, 84% dos entrevistados afirmaram que usam o Instagram para pesquisar produtos e serviços. É, então, uma excelente plataforma para captação de pacientes.

A imagem contém uma jovem de cabelos longos, cacheados e castanhos. Ela sorri, olhando para frente, e tem em suas mãos um celular
Instagram para dentistas: passo a passo para fazer marketing odontológico por essa rede

Quer saber como usar o Instagram para dentistas e assim conseguir mais pacientes? Então confira nosso guia completo com todas as dicas que você precisa para incluir esta rede no seu marketing odontológico.

Como divulgar a sua clínica no Instagram

O primeiro passo para divulgar a sua clínica no Instagram é criar um perfil comercial. Afinal, o modo comercial fornece mais ferramentas para ajudar no marketing, como posts para Instagram patrocinados, botões de ação no perfil e uma gama de estatísticas de acesso e engajamento.

Basta acessar as configurações, selecionar a opção para alterar o perfil para conta comercial e então fornecer as informações pedidas, como o segmento de atuação. No caso, o recomendado é usar “Saúde/Beleza”.

Tipos de post no Instagram para dentistas

Para melhorar o alcance e o engajamento, é fundamental fazer conteúdos para feed, stories e lives. Como dica geral, lembre-se de manter uma identidade visual de acordo com a mensagem que quer passar. Cores frias, como azul e verde, transmitem tranquilidade e profissionalismo, enquanto as quentes, como vermelho e laranja, associam-se ao carinho e a proximidade.

Planejar o conteúdo do seu Instagram para dentista com antecedência e ter uma frequência de publicações é essencial para continuar relevante na plataforma. Além disso, cada formato tem sua particularidade a ser explorada.

Frases de Odontologia no Instagram para dentistas

As publicações no feed devem ter imagens e textos que chamem a atenção e estimulem o engajamento. Além de posts para Instagram sobre procedimentos, sobre o trabalho realizado e sobre a saúde bucal, frases inspiradoras caem bem. Frases de Odontologia associadas ao sorriso são bem compartilhadas pelo público e ainda reforçam a necessidade de ir ao dentista. Alguns exemplos são:

  • “Paz começa com um sorriso.” – Madre Teresa
  • “Você vai descobrir que a vida ainda vale a pena, se você apenas sorrir.” – Charlie Chaplin
  • “Sorria no espelho. Faça isso todas as manhãs e você começará a ver uma grande diferença em sua vida.” – Yoko Ono
  • “Por causa do seu sorriso, você torna a vida mais bonita.” – Thich Nhat Hanh

A importância das lives na Odontologia

As lives no Instagram não servem apenas para celebridades falarem com seus fãs. Na Odontologia, é um recurso para o dentista falar com seus pacientes. É, portanto, um momento para falar com eles, tirar as dúvidas básicas de saúde bucal e compartilhar seu conhecimento na área.

Uma dica para aprender a fazer boas lives sobre Odontologia é acompanhar o trabalho de marketing de dentistas famosos no Instagram, como André Kimura, Fabio Naves e Andréa Figueiredo.

Stories sobre Odontologia no Instagram para dentistas

Os stories são conteúdos temporários, que ficam disponíveis por 24 horas. Dessa forma, os conteúdos dos stories sobre Odontologia são bons para usar no dia a dia do trabalho, mostrar o consultório ou falar de um evento que está participando.

Pela limitação do tempo, os stories sobre Odontologia são bons indicadores de quem são seus seguidores mais fiéis e devem ser usados para estimular o engajamento ainda mais. Faça enquetes sobre os assuntos que eles tenham dúvida e abra espaço para que façam perguntas sobre seu trabalho.

Imagens e vídeos de dentista: o que pode e o que não pode?

É importante lembrar que o CFO possui regras sobre marketing odontológico que limitam o que os profissionais podem ou não publicar no Instagram para dentistas. O dentista não pode divulgar promoções, fazer sorteios de tratamentos odontológicos e nem apoiar métodos sem comprovação científica, por exemplo.

Fotos de antes e depois dos procedimentos foram liberadas recentemente, mas deve pedir autorização do paciente. Além disso, tenha cuidado também para não deixar equipamentos, materiais ou marcas muito visíveis.

Estratégias de compartilhamento no Instagram para dentistas

Conteúdos bons e constantes são importantes, mas para captar mais pacientes é imprescindível usar estratégias de compartilhamento. Para começar, sempre use hashtags sobre Odontologia no final de suas publicações com termos relacionados à área e também ao assunto falado.

Faça posts para Instagram convidativos para os leitores. Afinal, mesmo mantendo a postura profissional, é possível usar uma linguagem mais amigável e informal. Apostar em emojis de Odontologia, como dente e sorrisos funciona bem.

Anúncios pagos de dentista

O marketing no Instagram é conhecido por ser uma boa forma de divulgação gratuita. No entanto, investir um pouco nos anúncios pagos pode valer a pena. Publicações e stories sobre Odontologia patrocinados aumentam a visibilidade e atraem pessoas novas para o perfil da sua clínica.

Para seu investimento valer mais, escolha publicações mais informativas que possam interessar seu público-alvo e segmente a campanha de acordo com faixa etária, local, etc. Uma dica é escolher um post com alto engajamento, visto que ele já comprovou que traz bons resultados.

Por que fazer parceria com dentistas é essencial

Instagram é uma rede social, portanto é um ambiente propício para criar relações profissionais e para desenvolver o networking. Ao comentar e compartilhar publicações de outros dentistas, você demonstra interesse no trabalho deles e pode formar parcerias.

Fazer parceria entre dentistas só traz vantagens. A divulgação mútua entre profissionais competentes aumenta a credibilidade dos pacientes e rende novos seguidores para ambos.

Contato com o público pelo Instagram

O Instagram para dentistas é o melhor canal que os profissionais têm para falar de modo direto com seus pacientes fora da clínica. Valorize este canal e aposte em um atendimento humanizado para conquistar mais pacientes.

Tente responder todas as mensagens no inbox e nos comentários. Sempre elabore mensagens sob a perspectiva de um dentista para reforçar a sua autoridade. Adote uma linguagem didática e seja paciente para informar melhor seu público.

Conclusão

O Instagram é uma plataforma bem intuitiva e completa, mas você pode também otimizar o seu marketing odontológico na rede com o uso de um software odontológico na gestão da sua clínica.

Com uma rotina automatizada, sobra mais tempo para dedicar-se à presença nas redes. Assim, você pode aproveitar melhor as nossas dicas e ter um Instagram de sucesso como dentista.

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