Marketing digital para dentistas e a presença on-line pós Covid-19

Marketing digital é promover através de ações, produtos ou serviços, por meio de mídias digitais. São estratégias implementadas com o objetivo de adquirir clientes, criar relacionamento e desenvolver uma identidade de marca.

Tempo de leitura: 6 minutos

Devido à pandemia do novo coronavírus, os hábitos de consumo de pessoas do mundo inteiro mudaram. Durante esse período de isolamento social e confinamento, a Internet tem sido palco de plataformas que operam para dar suporte a trabalhos, estudos e diversão. Seja para instituição que oferecem produtos ou serviços, todos estão sendo atingidos pela reconfiguração de comportamento. Tendo em vista tais mudanças, é essencial que sua clínica invista em marketing digital.

As compras, por exemplo, passaram a ser on-line, visto que a orientação das autoridades de saúde é de que as pessoas evitem aglomerações e saiam de casa apenas se for extremamente necessário. Além disso, preocupados com a crise econômica, muitos indivíduos estão repensando antes de fazer as aquisições, evitando o impulso.

Além disso, os serviços de assinatura digital também estão ganhando força. Isso acontece porque o período em casa passou a ser maior e as pessoas viram esse momento como essencial para ocupar o tempo com novas informações e aprendizados. O conteúdo consumido está em constante mudança e adaptação.

Marketing Digital na Odontologia
Marketing digital para dentistas e a presença on-line pós Covid-19

Informe seu público

A crise econômica social é um momento para que as empresas demonstrem humanidade e preocupação com o coletivo. Essa é uma regra que deve ser aplicada principalmente para instituições de área de saúde, como consultórios, hospitais e clínicas. O engajamento na luta de todo o mundo é carro-chefe para a presença nos meios digitais.

Dessa forma, o conteúdo publicado deve ajudar na conscientização da população, com dicas de proteção e cuidados de higiene. A preocupação com a comunidade deve se dar também a partir da divulgação de novas regras de funcionamento da empresa e do comprometimento com a segurança de funcionários.

Durante a pandemia do coronavírus, as marcas devem pensar em fidelização de seus consumidores. Assim, é o momento ideal para entender melhor os novos hábitos de comportamento dos clientes e fazer correções nos serviços e produtos antigos. Conhecer o público-alvo é o primeiro passo para fidelizá-lo – principalmente em tempos de crise.

Mas e depois do Covid-19? Como sua clínica deve se posicionar on-line para garantir apoio do consumidor? Confira aqui porque o marketing digital para dentistas deve ser uma aposta não apenas durante a crise, mas também – e principalmente – após ela.

A importância de manter a presença on-line da sua clínica pós Covid-19

As mudanças de comportamento de consumo das pessoas não vão mudar apenas no período de pandemia do coronavírus. A tendência é que a adaptação siga pós Covid-19, com novas regras e formas de ver o mercado. Por isso, é importante que a sua clínica alinhe estratégias de marketing digital também a médio e longo prazo, afinal, elas devem continuar com as que estão sendo adotadas agora.

O período de isolamento social provou, mais uma vez, a importância das redes sociais e plataformas on-line. As pessoas perceberam e encontraram nesses meios, o equilíbrio entre trabalho, aprendizado e diversão, além de, claro, a interação social com quem está distante fisicamente.

A sensação de independência e liberdade para se expressar faz do meio digital um ambiente de conforto e diminuição das tensões vividas diariamente. A digitalização dos comportamentos para o virtual é, não apenas uma forma de ter novas experiências, como também reforçar as que são vividas no mundo “real”.

Pessoas que não compravam on-line antes passaram a apostar nesse novo estilo de vida, por exemplo. Esse período ainda está sendo marcado pela adaptação, mas após o isolamento social e à pandemia, os novos hábitos já estarão sendo considerados comuns para todos.

Mapear tendências

Por isso, a presença da sua empresa on-line seguirá com papel fundamental. Para começar, você deve mapear as tendências que mais têm agradado o público. Essas serão, certamente, as que continuarão após a crise. Uma delas é a capacidade de aprender e desenvolver habilidades.

Conhecida como DIY (do it yourself, ou faça você mesmo, em português), a possibilidade de fazer coisas sozinho, como cozinhar, costurar ou construir, despertou no consumidor uma nova tendência. Além de ser visto como um hábito terapêutico por muitas pessoas, ele não vai desaparecer após o Covid-19.

Isso significa que o conteúdo que estimula o conhecimento e desenvolvimento de novas habilidades continuará em alta depois da pandemia. Assim, investir nesse tipo de publicações para reforçar a marca e o nome da instituição é um dos passos que deve ser seguido também quando todos voltarem à vida “normal”.

Marketing digital para dentistas

Na área da saúde, a sua clínica pode ainda investir no teleatendimento. Com a pandemia do coronavírus, as pessoas estão dando preferência para as atividades que podem ser realizadas a distância. Dessa forma, manter uma presença on-line que mostra a preocupação com o tempo do consumidor, mostra que a marca criou uma ligação com ele durante o período de enfrentamento à crise.

E por que é tão importante criar esse relacionamento? É esse relacionamento quem vai fidelizar o cliente. Se o marketing digital da sua empresa apresenta preocupação e zelo pelo bem-estar do público-alvo, seja por meio das interações nas mídias sociais ou do tipo de conteúdo que é produzido, aquele público vai perceber o caráter de personalização do coletivo.

Uma das maiores preocupações do consumidor – e que deve ser também da marca – é o da segurança da informação. Afinal, o uso mais constante do meio digital faz com que a privacidade seja ainda mais exigida. Garantir responsabilidade e sigilo por meio do conteúdo que é veiculado deve fazer parte da sua presença após o Covid-19, diante dos novos hábitos de consumo.

Dessa forma, manter a presença on-line da sua clínica por meio do marketing digital pós Covid-19 é essencial para a manutenção do relacionamento com o consumidor, visto que as relações interpessoais e entre marca e cliente mudaram. Entender o público e apostar nos seus novos hábitos de comportamento é fundamental para garantir o sucesso da empresa.

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