Marketing para dentistas: guia completo para o sucesso da sua clínica

Você pode fazer marketing para dentistas começando por entender a jornada do seu paciente. Isso envolve atentar-se desde a captação até a fidelização. Para isso, além de uma boa divulgação, também é preciso fazer jus à sua propaganda. Dessa forma, investir em ferramentas que otimizem seus atendimentos é essencial!

Tempo de leitura: 12 minutos

Ter um consultório odontológico é muito mais do que prestar atendimentos que cuidem da saúde bucal das pessoas. Dessa forma, ser dono de um consultório odontológico também inclui, além da gestão administrativa, a divulgação do local. Portanto, é preciso estar sempre atento sobre as estratégias do marketing para dentistas.

Afinal, o marketing odontológico é o meio de divulgar sua clínica através de estratégias que vão desde o boca-a-boca até o mais famoso e mais investido: o marketing digital.

Marketing para dentistas: a imagem contém dados sobre as mídias digitais.

Pesquisas apontam o aumento de 71% no engajamento em mídias sociais devido à pandemia (Kantar, março de 2020). Além disso, redes sociais como Facebook, Instagram e WhatsApp tiveram aumento de 40% no uso por pessoas com idade de até 35 anos.  

A agência Ipsos entrevistou 21 mil instagrammers (todos com 18 anos ou mais) em 13 países. Dos resultados, 84% realiza pesquisa de produtos e serviços. Todos estes dados indicam, portanto, a necessidade de fazer presença na Internet, se o desejo é colocar sua clínica ou consultório à frente no mercado odontológico.

Jornada do paciente

Estratégias de marketing digital odontológico devem ser implementadas com frequência na sua clínica. Afinal, divulgar online seu trabalho é uma forma de fazer com que muitas pessoas conheçam seus serviços. Dessa forma, é preciso estar atento a todos os passos da jornada do paciente.

Primeiro, seu futuro paciente precisa ter contato com o nome da sua clínica ou com a definição dos seus serviços. Isso pode, entretanto, acontecer desde uma busca na internet e da visualização do seu perfil, até por uma indicação de amigos ou familiares que receberam seu atendimento e recomendaram-no.

Para isso é preciso duas ações suas que vão definir se a pessoa se tornará ou não seu paciente:

  1. Marcar sua presença online
  2. Prestar um excelente atendimento.

Mas, fique tranquilo que, ao longo deste artigo, você receberá dicas de como praticar cada uma destas duas ações com excelência.

A imagem contém uma dentista com os braços cruzados e de perfil, demonstrando confiança. Ela está de jaleco, máscara, touca e tem um óculos de proteção pendurado no pescoço.
Marketing para dentistas: o caminho para o sucesso!

Depois da captação, é preciso, então, se preocupar em prestar um atendimento de qualidade ao seu paciente. E, nesse caso, atendimento envolve mais que um procedimento satisfatório. Você precisa também fazer a manutenção desse atendimento.

Ou seja, enviar mensagens de lembrete sobre a consulta, de aniversário ou de retorno faz com que seu paciente se sinta valorizado e queira permanecer como paciente fiel a sua clínica.

E aqui chegamos ao fim da jornada do paciente: a fidelização. Isto é, fidelizar seu paciente significa fazer com que ele sempre busque por seus serviços e, inclusive, promova sua clínica, indicando para amigos e familiares.

Presença digital no marketing para dentistas

O consumo de redes sociais e lives tem crescido cada vez mais, principalmente após a pandemia de Covid-19. A partir disso, é preciso considerar marcar presença nas redes. Afinal, esta é uma forma assertiva de fazer marketing para dentistas.

Assim, manter uma presença online demonstra que a marca tem o desejo de criar uma ligação maior com o consumidor, mostrando que está disponível para quando o usuário precisar.

Desse modo, o laço criado contribui para a fidelização do paciente. Quando você leva o nome da sua clínica para a Internet através do marketing para dentistas digital, seu público percebe ainda mais credibilidade em seus serviços.

Produção de conteúdos

Para a produção de conteúdo, o dentista deve atentar-se a duas coisas principais:

  • Quais são os conteúdos ideais para cada rede social e que atendam aos interesses do público-alvo;
  • Estar sempre atento às normas que constam no Código de Ética Odontológica sobre a divulgação de publicidade e propaganda.

Por isso, confira a seguir o que pode e o que não pode segundo a legislação vigente, antes de começar a produzir conteúdos para suas redes.

O que diz o Código de Ética Odontológica sobre marketing para dentistas

Para estar de acordo com a legislação, é preciso atentar-se às permissões e proibições que traz o Código de Ética Odontológica sobre marketing para dentistas. Confira as permissões e proibições da lei.

O que é permitido?

  • Divulgar em qualquer meio de comunicação (seguindo as regras pré-estabelecidas);
  • Divulgar conteúdos como:
    • Área de atuação e especialidades do cirurgião-dentista, desde que inscrito no Conselho Regional;
    • Apresentação de procedimentos e técnicas de tratamento usados, também com a especialização médica bem definida;
    • Títulos acadêmicos e de magistério que se relacionem com a profissão;
    • Informações importantes, como endereço, horário e tipo de atendimento, telefone, e-mail, redes sociais, tipos de convênio que atende etc.;
    • Logotipo ou outra marca que identifique o profissional.
  • Com a resolução CFO-196/2019, agora também é permitido publicar fotos de antes e depois de procedimentos odontológicos, além de selfies (autorretrato) do dentista com o paciente.

O que não é permitido?

  • Divulgar práticas sem comprovação científica ou dados do paciente sem seu consentimento;
  • Divulgar preços, modalidades de pagamento, garantir gratuidade, fazer ofertas abusivas, irregulares e/ou enganosas;
  • Fazer anúncio de títulos e especialidades não reconhecidos pelo CFO;
  • Criticar os tratamentos prestados por outros profissionais;
  • Divulgar logos, placas e cartazes sem o registro no CRO.

Redes Sociais

As redes sociais podem ser importantes aliadas dos dentistas na hora de fazer a divulgação da clínica ou do consultório odontológico. Dessa forma, saiba agora como usar cada uma das principais redes a seu benefício.

WhatsApp

O WhatsApp teve um aumento de 40% no seu uso durante todos os estágios da pandemia. A possibilidade de um contato feito diretamente entre paciente e dentista é, então, maior com essa rede.

WhatsApp no Marketing para Dentistas

Afinal, através dessa rede, o profissional pode divulgar sua rotina e seus serviços por meio da ferramenta status, bem parecida com a ferramenta storie, presente no Instagram e sobre a qual falaremos mais abaixo.

Além da divulgação, o WhatsApp também pode ser pensado como uma ferramenta para fidelizar seus pacientes. Por meio dele você pode acompanhar o tratamento dos pacientes através de mensagens ou mesmo chamadas. Dessa forma, o aplicativo permite a realização de atendimento a distância, serviço essencial em momento de pandemia.

Você pode também enviar mensagens de aniversário, lembretes de consulta e retorno. O WhatsApp se mostra, portanto, não só uma rede social popular, mas também uma grande aliada do dentista ao fazer marketing para dentistas.

Instagram e Facebook

O Instagram e o Facebook são outras das principais redes sociais que podem ajudar e muito a divulgar sua clínica. Em seu feed/linha do tempo, você pode compartilhar conteúdos voltados para Odontologia e para seus serviços, fortificando o nome do seu consultório.

Lembre-se sempre, entretanto, da importância de seguir o Conselho de Ética Odontológica para não postar conteúdos indevidos. Afinal, de nada adianta apostar em algo apelativo que colocará em risco seu nome e seu CRO.

Lives profissionais

Para fazer lives é muito importante atentar-se à divulgação. Afinal, do que adianta preparar-se e dedicar uma parte do seu tempo para aparecer ao vivo e não ter público? Por isso, invista em anúncios atrativos sobre o tema que você irá falar. Divulgue no próprio feed/linha do tempo ou mesmo no storie/status das redes sociais.

Quanto ao tema, opte por conteúdos interessantes ao público, sucintos e que não assuste os espectadores, como procedimentos dolorosos.

Além disso, confira os aspectos técnicos para uma gravação de sucesso. Atente-se à luz e ao som. Fazer testes anteriormente em ambientes diferentes também é uma forma estratégica de otimizar as gravações.

Por fim, no momento da live, não se esqueça de interagir com seus espectadores. É nesse momento que você deve se aproveitar da comunicação para cativar seus futuros pacientes.

Captação de pacientes

Se você já deu início a uma estratégia de marketing odontológico começando pela presença online, tenha a certeza de o caminho para a captação de pacientes tornou-se mais curto.

Além disso, como já dito anteriormente, prestar um atendimento de qualidade, que vai fazer com que seus pacientes indiquem sua clínica para amigos e familiares, é outra maneira de captar novos clientes.

Por isso, a dica é clara e não é difícil de ser aplicada: marque presença digital nas redes e preste atendimentos de excelência. Com essas duas práticas, o aumento na captação de pacientes é garantido!

A importância de uma agenda eletrônica no marketing para dentistas

Já imaginou ter uma ferramenta que, além de organizar os processos de gestão da sua clínica ou consultório, também ajude na divulgação e fidelização de pacientes? Pois essa ferramenta existe e é a agenda eletrônica.

Com uma agenda eletrônica você pode criar campanhas de mensagens personalizadas em datas comemorativas via SMS, e-mail e até mesmo WhatsApp. Essas mensagens têm o poder de recuperar pacientes que não retornaram mais a sua clínica. Elas também são úteis para acompanhar tratamentos em caso de pacientes pós-cirúrgicos.

Por meio de uma agenda eletrônica você também pode enviar e-mails de confirmação de presença, lembretes de consulta e até de atraso no pagamento. Além disso, é possível integrar com o Google Agenda, facilitando ainda mais o dia a dia.

Por fim, fazer uso de uma agenda eletrônica disponível em softwares odontológicos é essencial, mas é preciso também algumas dicas de como fazer um bom agendamento, além da agenda. Confira estas dicas na sessão a seguir.

Agendamento odontológico de sucesso

Além de contar com a ajuda de um software odontológico para organizar sua agenda, é muito importante atentar-se aos aspectos externos que dizem respeito ao relacionamento com o paciente.

Confira algumas dicas para garantir o sucesso nos agendamentos:

Política de atrasos

Política de atrasos no marketing para dentistas

Os atrasos interferem e muito na agenda clínica. Afinal, um atendimento que começa atrasado pode interferir no atendimento posterior, causando insatisfação do próximo paciente pela espera.

Assim, é essencial estabelecer uma política de atrasos, documento esse que vai assegurar o compromisso do seu paciente em chegar na hora marcada.

Contato antes da consulta

Quando você mantém contato com o paciente antes da realização da consulta, as chances de que ele compareça ao horário marcado aumentam. A clínica deve enviar uma mensagem de confirmação lembrando ao paciente do compromisso agendado.

Como já falamos anteriormente, o uso de uma agenda eletrônica é essencial neste momento. Contate por meios em que o paciente possa dar um rápido retorno, como pelo WhatsApp ou por SMS, por exemplo.

Acerte na mensagem

Para a escrita do texto a ser padronizado, use uma linguagem, simples e direta. Faça os cumprimentos iniciais e esclareça por que está fazendo o contato.

Para as mensagens de confirmação de consulta, peça a confirmação do paciente referente à data e ao local agendados. Lembre-se de que é preciso enviar essas mensagens com até 48 horas de antecedência.

Atendimentos que fidelizam

O princípio básico para qualquer atendimento é um bom relacionamento interpessoal. Ao estabelecer uma relação de confiança e respeito com seu paciente, este se preocupará mais com os agendamentos marcados. A credibilidade gerada pode fazer com que, até mesmo, seu paciente indique seus serviços para outras pessoas.

Um segundo elemento que indica um bom atendimento é a rapidez. Assim, ter uma agenda online ajuda e muito ao marcar os horários, otimizando o seu tempo e o do seu paciente.

Pós-consulta também reflete na fidelização

Após a realização de uma consulta, é muito importante que você mantenha contato com seu paciente de forma que ele queira retornar à sua clínica. Para isso, você pode usar canais como WhatsApp, SMS e e-mail. Por meio destes canais, você interage com seu paciente fortificando uma relação ao perguntar se está tudo bem.

Além disso, mandar mensagens de retorno ao dentista, também é uma alternativa de fazer com que seu paciente volte ao seu consultório. Quanto a isso, o uso de um software é de grande ajuda.

Opte também por enviar um pedido de feedback sobre o atendimento. Essa pesquisa trará os pontos positivos a serem mantidos e os negativos a serem melhorados e pode ser feita por meio de um formulário como o Google Forms ou mesmo por um chat de atendimento.

Conclusão

Ao entender melhor como é a jornada do paciente, ficou mais fácil visualizar os passos a serem dados, não? Por isso, é muito importante estar sempre atento a como está tratando o paciente, dentro e fora da sala de procedimentos. Apenas para relembrar, vamos aos passos:

  1. Ter consciência sobre a jornada do paciente;
  2. Marcar presença digital, atentando-se à produção de conteúdos baseados no Código de Ética Odontológica;
  3. Fazer a captação de pacientes a partir da presença online ou por indicação;
  4. Fazer uso de uma agenda online para gerir os horários marcados e as mensagens de interação;
  5. Faça atendimentos de excelência;
  6. Mantenha-se atento à pós-consulta.

Comece já a fazer marketing odontológico! Compartilhe este artigo com seus amigos dentistas e faça sucesso coletivo!

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