Propaganda de dentista: ideias para postar nas suas redes sociais

Neste artigo, abordaremos a importância das redes sociais para o marketing do seguimento de odontologia, maneiras de atrair, educar e fidelizar os clientes. Também pontuamos algumas ideias de postagens que você pode utilizar em suas redes sociais.

Tempo de leitura: 12 minutos

É hora de mostrar o sorriso nas redes sociais

Há algum tempo uma imagem se tornou viral entre as pessoas interessadas em marketing. Tratava-se de uma fotografia tirada em um aeroporto que trazia no plano mais alto a imagem de um outdoor e, em um plano mais baixo, um enorme número de pessoas que esperavam seus voos. O curioso da imagem é que o anúncio no alto do saguão era ignorado, pois praticamente todos os presentes olhavam para seus smartphones. Esse é um dos motivos pelos quais falaremos sobre propaganda de dentista: ideias para postar nas suas redes sociais.

Além disso, abordaremos a importância das redes sociais para o marketing do seguimento de odontologia, maneiras de atrair, educar e fidelizar os clientes. Também vamos lhe dar algumas ideias de postagens que você pode fazer em suas redes sociais.

Qual a importância das redes sociais para o marketing?

Já parou para pensar em quanto profissionais com o mesmo calibre podem ter uma carteira muito distinta de clientes, em relação à quantidade? Muito dessa diferença, pode ser explicada pelo investimento em marketing que certos profissionais fazem.

Uma boa estratégia de marketing deve sempre se preocupar em atrair a atenção do público. Isso quer dizer que deve estar de olho onde o público será encontrado e poderá, então, ser despertado para os conteúdos ou mesmo propagandas.

Nas últimas duas décadas, a atenção do público saiu cada vez mais dos meios tradicionais de comunicação como jornais e televisão para a internet. Essa migração teve um fluxo bastante direcionado para as redes sociais.

Em resumo, podemos dizer que, hoje, a atenção do público está nas redes. Segundo dados da Hootsuits, cerca de 140 milhões de brasileiros estão ativos nas redes sociais e passam mais de 3 horas do dia conectados a elas.

Com esse cenário, qualquer campanha de marketing, seja de grandes empresas ou de profissionais liberais como dentistas, precisão encarar a internet como seu principal meio de prospecção e atração de clientes.

Como atrair mais clientes com as redes sociais?

É natural que muitos profissionais de fora da área de marketing e propaganda se perguntem o que é possível fazer para atrair o público por meio das redes sociais.

A verdade é que não existe uma única maneira de fazer isso. Há inúmeras estratégias que podem auxiliar na promoção de um consultório ou mesmo da marca pessoal de qualquer profissional, incluindo dentistas.

Dentre essas estratégias uma das mais recorrentes é a de marketing de conteúdo. Ela visa informar e educar o cliente, em geral, sobre temas ligados à área de atuação do profissional ou empresa. No mesmo passo, ele também constrói uma imagem de autoridade com o público que passa a tomar quem disponibiliza o conteúdo como uma referência no assunto.

Sem dúvidas, esta é uma das estratégias mais utilizadas nas redes sociais, justamente por criar um vínculo entre o cliente e o profissional, de forma que o primeiro se sinta amparado diante das adversidades e necessidades de informações que possa vir a precisar.

Propaganda de dentista: ideias para postar nas suas redes sociais
Propaganda de dentista: ideias para postar nas suas redes sociais

Como produzir conteúdos de marketing odontológico

Oferecer marketing de conteúdo odontológico pode não ser tão simples quanto parece à primeira vista para um profissional da área. Com isso, estamos dizendo que mesmo tendo um vasto conhecimento técnico sobre o assunto, o dentista pode se sentir um pouco perdido e inseguro ao criar conteúdos.

Esse cenário se dá por conta da produção de conteúdo para marketing odontológico, via de regra, necessitar de mais conhecimentos do que os específicos da área. É preciso estabelecer o tipo de linguagem para se comunicar, atrair e fidelizar os clientes, é necessário a construção de roteiros para aqueles que preferem oferecer conteúdos em vídeos, ou, para aqueles que preferem disponibilizar material por escrito, é preciso também dedicar tempo e garantir um texto fluido.

Dessa forma, o dentista deve estar disposto a produzir seus próprios conteúdos e se apropriar, ao menos um pouco, dos conhecimentos de outras áreas como da publicidade, propaganda, marketing e comunicação social.

Além disso, é válido conhecer as redes sociais e seus mecanismos, compreender como funcionam as estratégias e os recursos de divulgação e impulsionamento dessas redes sociais.

Por esse motivo, continue a leitura e veja propaganda de dentista: ideias para postar nas suas redes sociais.

Como educar e fidelizar seu público pelas redes sociais?

Existem algumas estratégias que podem ser utilizadas para a gestão de redes sociais afim de produzir conteúdos de qualidade e que ajudem a fidelizar os clientes, ao mesmo tempo que podem ser utilizados no sentido educacional.

Algumas dessas estratégias são:

• Delimitar público-alvo e persona;

• Utilizar mecanismos de SEO;

• Encontrar tendências;

• Planejamento de pautas;

• Constância.

Público-alvo e persona

Essas duas ferramentas do marketing – público-alvo e persona, são construções feitas para que se conheça de forma mais ampla e profunda o público ao qual o conteúdo se destina.

Elas são capazes de entregar visões gerais de como o público se comporta, quais são seus anseios, suas vontades e seus problemas. Com essas informações a produção de conteúdo pode ser direcionada de maneira muito mais assertiva.

Mecanismos de SEO

SEO é uma sigla para Search Engine Optimization, que traduzido fica motor de otimização de busca. Quando produzir textos para internet, tenha em mente que os navegadores e mecanismos de pesquisa buscam resultados comparando palavras de pesquisas dentro dos textos encontrados.

Desta forma, se o seu texto possui as palavras certas, ele terá muito mais chances de ser encontrado pelos usuários que pesquisam. Existem algumas ferramentas, facilmente encontradas na internet, para selecionar palavras-chave.

Tendências

Outro fator relevante ao se produzir conteúdo é trabalhar dentro das tendências.

Assim como o vestuário possui modas, ou seja, peças e conjuntos que em determinada época se colocam como preferenciais, a área odontológica também possui suas tendências.

Isso quer dizer que, em determinados momentos, existem assunto mais discutidos e que despertam maior interesse no público em geral, podendo ser um procedimento novo, um novo tipo de aparelho disponível no mercado etc. De qualquer forma, é preciso que o dentista esteja sempre atualizado e atento aos assuntos mais relevantes do momento.

Planejamento de pautas

Esta é uma técnica utilizada para toda a produção de conteúdo. Antes de escrever um texto, gravar um vídeo ou mesmo um áudio, tenha em mente que a organização pode ser uma aliada.

Organize os tópicos que serão tratados, direcione a ordem da abordagem, mantenha o foco no tema proposto. Tudo isso, vai ajudar você a mobilizar os recursos de construção de conteúdo da melhor forma possível.

Ao planejar uma pauta, também é possível inserir trechos ou momentos para tirar dúvidas encaminhadas pelo público. Somado a isso, a pauta também pode te ajudar a construir um cronograma de assuntos a serem abordados.

Constância

Uma das dicas mais importantes sobre marketing para dentistas é a constância. Muitas pessoas desanimam depois de postarem conteúdos e não verem resultados logo nas primeiras semanas.

Porém, é importante sempre lembrar que o processo de reconhecimento pelo público é algo que pode demorar um pouco para acontecer e, mesmo depois, é preciso sempre manter o trabalho para não perder o público já conquistado. A palavra-chave que dita isso é a constância.

Procure fazer ao menos uma postagem semanal, de preferência sempre no mesmo dia da semana. Essa é uma regra que vale para todas as redes sociais e demais ambientes da web.

Um pouco mais sobre conteúdo de marketing para dentistas

Existe um motivo para o marketing de conteúdo ser tão vasto na internet, a sua capacidade de fidelização.

Uma das coisas mais importantes de se saber sobre uma pessoa que procura por um conteúdo na internet é que ela certamente estará procurando pela forma de resolver ou evitar um problema. Nos casos de conteúdos de marketing odontológico, esse problema estará ligado à saúde bucal.

Portanto, com foco na fidelização do cliente, é preciso antes de tudo conseguir ofertar a ele o caminho mais simples para a resolução de seu problema. Desta forma, o dentista precisa entregar conteúdos que sejam relevantes, claros e assertivos.

Além disso, para que se alcance a relevância, e preciso também ter em mente que marketing de conteúdo para dentistas é uma ferramenta de utilidade pública, ou seja, ela cumpre uma importante função social ao promover informações que se destinam à melhora do bem-estar da população como um todo.

Por isso, acima de tudo, é preciso garantir a qualidade das informações prestadas, bem como manter fortes laços com os compromissos éticos e morais, principalmente aqueles que são regulamentados pelo Código de Ética Odontológico.

Isso nos leva ao próximo tópico.

Como fazer marketing para dentistas sem ferir o código de ética?

Ao ofertar conteúdos informativos na internet, o dentista, de forma geral, não precisa se preocupar com as regras que regulamentam a publicidade de sua área. Porém, é bastante comum que esses matérias informativos contenham propagandas diretas dos dentistas e das clínicas odontológicas, nestes casos é preciso estar atento às regras.

Um trabalho da UFBA, Universidade Federal da Bahia, analisou 257 páginas de perfis de profissionais e clinicas odontológicas, nas redes sociais. Quase 98% deles estavam em desacordo com pelo menos uma das regras do código de ética da profissão.

Logo, para não incorrer nos mesmos erros dessas páginas, mantenha-se atualizado e busque informações no próprio código que se encontra disponível na web.

Algumas das principais infrações éticas, no que se refere às propagandas, são:

• Publicidade enganosa com imagens de antes ou depois.

• Anunciar ou divulgar títulos e qualificações irreais.

• Divulgar técnicas e procedimentos que não estejam comprovados cientificamente.

• Criticar técnicas utilizadas por outros dentistas.

• Dar consultas ou diagnósticos por meio de veículos de comunicação.

• Divulgar qualquer informação que identifique um paciente, sem prévio consentimento.

• Oferecer trabalho gratuito com intenção de autopromoção.

• Anunciar serviços odontológicos como prêmios a concursos.

28 postagens para dentistas nas redes sociais

Chegamos ao momento mais esperado deste artigo. Vamos mostrar algumas ideias de conteúdo que você, dentista, pode levar ao seu público para começar a construir seu marketing digital e alcançar mais autoridade na web.

A nossa lista tem algumas sugestões que podem ser adaptadas, modificadas ou complementadas, o importante é começar a oferecer seus conteúdos.

Propomos também algumas em forma de pergunta, lembrando que muitas pessoas estão em busca de conteúdos para tirar suas dúvidas.

• Dúvidas gerais sobre clareamento bucal.

• Eu posso escovar os dentinhos do meu bebê?

• Devemos ir ao dentista de 6 em 6 meses ou apenas uma vez por ano já está bom?

• Mitos e verdades sobre o enxaguante bucal.

• Eu tenho muito mau hálito, o que faço?

• Eu sempre escovo os dentes e mesmo assim tive cáries, por quê?

• Meu aparelho está machucando meus lábios, o que posso fazer?

• Sangramento na gengiva? Conheça possíveis causas.

• Descubra o que é o bruxismo e quais são suas principais causas.

• A saúde bucal pode ser afetada pela falta prolongada de algum dente?

• Todo mundo precisa tirar os sisos?

• Quando meus sisos irão nascer e o que fazer quando eles aparecerem?

• Quebrei um dente e agora?

• Dá para colocar um dente quebrado de volta no lugar?

• Acabei de fazer uma cirurgia, quais cuidados eu devo tomar?

• É verdade que a chupeta pode entortar os dentes das crianças?

• Eu tenho um dente que vive dando problema, vale apena investir ou é melhor tirar?

• Pacientes com diabetes podem fazer cirurgia bucal?

• Quantas vezes por dia eu devo passar o fio dental?

• Qual a forma correta de usar o fio dental?

• Quais escovas são melhores, as duras ou as macias?

• As restaurações devem ser trocadas?

• Existe alguma alternativa ao uso do aparelho?

• O tabagismo pode atrasar a recuperação no pós-operatório?

• Eu devo escovar os dentes somente depois das refeições ou, mesmo que eu não coma, devo escovar naquele horário?

• Como evitar a placa bacteriana?

• A prótese dentária pode causar problemas na gengiva?

Conclusão

Esperamos ter tirado algumas de suas dúvidas sobre marketing para dentistas e ter dado ideias suficientes para você produzir seus conteúdos.

Se você ainda tem interesse em conhecer um pouco mais sobre o assunto, continue pesquisando. Você pode encontrar outros artigos em nosso próprio blog que abordam a propaganda de dentista e ideias para postar nas suas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *