Networking na Odontologia em tempos de pandemia

Networking é estar conectado em uma rede de contatos profissionais a fim de compartilhar conhecimento, fazer e receber indicações para vagas, além de fortalecer amizades. Se antes já era essencial fazer Networking, neste período de pandemia tornou-se indispensável, inclusive na Odontologia.

Tempo de leitura: 6 minutos

Para quem procura emprego ou cria uma base de clientes, o networking é o padrão-ouro para descobrir oportunidades. Porém, com grandes reuniões de grupo, atividades diárias e até mesmo refeições em restaurantes sendo adiadas para um futuro próximo, vários ambientes naturais de rede evaporaram.

A boa notícia é que, devido à tecnologia moderna, não é necessário se reunir pessoalmente para desenvolver novos relacionamentos ou aprofundar os existentes.

Portanto, embora todos estejamos praticando algum tipo de distanciamento social no momento, é sim possível manter e até mesmo aumentar seu Networking graças às redes sociais e às pessoas em comum nelas.

Dessa forma, diante da aparente falta de possibilidades de se fazer contatos durante esta situação em que estamos vivendo, preparamos este artigo falando um pouco mais sobre Networking e dicas de como fazê-lo em tempos de pandemia. Continue lendo para saber mais!

Networking na Odontologia em tempos de pandemia
Se antes, fazer Networking era essencial, agora tornou-se indispensável!

O que é Networking?

Networking é o processo de construir e manter uma rede de contatos. Como assim? É quase como fazer um negócio, porém no âmbito profissional.

Através do Networking você pode fortalecer círculos de amizades profissionais, além de se mostrar ativo para oportunidades no mercado de trabalho. Como consequência, você pode tanto indicar como receber indicações para vagas, por exemplo.

Essa rede de contatos funciona como uma construção de relações que tem como objetivo o trabalho. Ela pode ser feita em:

  • Cafés;
  • Restaurantes;
  • Dentro da própria empresa;
  • Pelas redes sociais conhecidas, como LinkedIn, Facebook ou e-mail.

Inclusive, em tempos de pandemia, a internet vem sendo o único modo de manter o Networking.

Qual a importância do Networking?

Seu Networking pode ser vital para o seu sucesso profissional. Uma rede forte e expansiva fornece informações sobre tendências, bem como informações privilegiadas sobre vagas de emprego e movimentação dentro da empresa.

Hoje em dia, as mídias sociais tornam mais fácil do que nunca aprimorar seus relacionamentos existentes e fazer novos contatos.

Se você está procurando um novo emprego, uma rede de contatos forte se torna muito importante. Talvez alguém do seu Networking conheça uma vaga antes de ser publicada, ou mesmo conheça o gerente de RH e possa lhe dar uma boa ajuda.

Com o mercado de trabalho tão competitivo quanto ele é, nunca é demais ter alguém que sabe o que está acontecendo, e quanto mais pessoas você conhece, maiores são suas chances de descobrir as informações primeiro.

Como deve ser uma rede de contatos?

Uma rede de contatos bem-sucedida deve ser equilibrada, o que significa que você deve dar o máximo de si mesmo quando pedirem a sua ajuda, o tanto quanto ela foi lhe oferecida.

Caso você peça ajuda a alguém ou use um contato para se beneficiar, tenha antes a certeza de que você está pronto para retribuir quando solicitado. Isso expressa confiança por ambas as partes.

Portanto, vincule-se a pessoas cuja reputação e ética sejam boas e sobre as quais você possa confiar. Desse modo, as chances de que elas se sintam da mesma forma em relação a você são certeiras.

Por que fazer Networking durante a pandemia?

Coronavírus não pode ser uma desculpa para se esconder e deixar suas conexões profissionais murcharem ou desaparecerem: fazer Networking é muito importante agora, já que as oportunidades naturais praticamente desapareceram.

Assim, se essa for sua principal fonte de conexão, você precisará utilizar mais das redes sociais e das ferramentas que temos disponíveis neste período de pandemia.

Talvez você estivesse acostumado a trabalhar em seu escritório, ou a encontrar futuros clientes em restaurantes ou bares. Até mesmo a fazer reuniões em uma sala pequena, ou a sair com seus colegas depois do trabalho.

Ou talvez você seja um orador, que costumava participar de conferências, viajar a negócios, conhecendo, assim, novos contatos regularmente por meio de interações diárias.

Quando essas oportunidades são fechadas, é fácil deixar passar uma semana, depois duas e um mês sem se conectar. Como ainda não sabemos quanto tempo será necessário para nivelar a curva de contágio com sucesso, o ideal é não esperar. Seja proativo em encontrar novas maneiras de interagir diariamente, como por meio de:

  • E-mails;
  • Mídias sociais;
  • Webinars;
  • Bate-papos em grupo online;
  • Ou a tecnologia que lhe parecer mais confortável.

Dessa forma, você ficará em primeiro plano e será exposto a novas informações mais rapidamente.

Quais os benefícios do Networking para a Odontologia?

Manter o Networking é importante para todo tipo de negócio e não seria diferente com o mercado odontológico. Por mais que muitas clínicas tenham precisado fechar, ou estão funcionando apenas em meio período, é indispensável continuar com a sua rede de contatos para ela não se perder durante a pandemia.

Como dito antes, não sabemos até quando tudo isso vai durar, por isso, as empresas precisam estender o Networking durante a pandemia para gerar novos clientes quando ela acabar. Ou até mesmo para que esses futuros clientes saibam que, mesmo em meio a esse período, a clínica está funcionando e pode vir a atendê-los.

Mesmo que sua empresa não seja obrigada a restringir atividades devido às restrições de quarentena, o que você faz agora pode ter um grande impacto sobre as oportunidades que fluem no caminho.

Se você tem um negócio, entre em contato com os clientes para compartilhar atualizações e pergunte como você pode apoiá-los, mesmo que eles não estejam em condições de contratar seus serviços pagos. Forneça ferramentas gratuitas, se puder, por meio da sua organização ou de outras pessoas que possam beneficiá-las.

Se a sua situação atual de emprego não foi afetada além de um aumento no trabalho remoto, reconheça que ainda há a possibilidade de isto mudar se essa quarentena durar mais do que o esperado. Isso não é para incitar medo, mas para gerar um algum tipo de ação.

Permanecer conectado à sua rede, ajudar os outros sempre que possível e criar um bom círculo de relacionamentos só o ajudará ainda mais no futuro!

Conheça a EasyDental

Agora que leu nossas dicas sobre como o Networking para a Odontologia é essencial nestes tempos de crise, o que acha de otimizar sua clínica com uma gestão odontológica integrada?

Com mais de 25 anos de dedicação exclusiva ao segmento odontológico, a EasyDental lidera o mercado de desenvolvimento de softwares para consultórios, clínicas e empresas de Odontologia.

Contamos com uma equipe profissional formada por analistas de sistemas, programadores e cirurgiões-dentistas. Juntos, estes profissionais trabalham dentro de um sistema participativo de desenvolvimento em contato permanente com universidades e usuários. Teste agora o EasyDental Cloud por 7 dias grátis!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *