Entenda o que o marketing para dentistas pode fazer pelo seu consultório odontológico

Neste artigo pontuamos o que o marketing para dentista pode fazer pelo seu consultório, apresentamos melhor essa estratégia de conversão e disponibilizamos três dicas para você colocar em prática agora mesmo. Para saber mais sobre o assunto, siga a leitura!

Tempo de leitura: 12 minutos

Primeiro de tudo, sabemos que o objetivo de qualquer negócio no mercado é fazer com que a sua marca acabe gerando competitividade no mercado. Contudo, para conseguirmos atrair o máximo de clientes é necessário prover meios para se destacar da concorrência e a garantir excelentes resultados através das estratégias implantadas.

E uma dessas formas, é o famoso marketing para dentistas, que dispõe de métodos e ferramentas capazes de otimizar ainda mais as estratégias de conversão e fazer com que os resultados possam aparecer gradativamente. Quer saber como? Então, confira o nosso post até o final e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Afinal, o que é uma estratégia de marketing para dentista no consultório odontológico?

Antes de tudo, através do SEO (Search Optimization ou otimização para motores de busca), Marketing de Conteúdo e através do Inbound Marketing nada mais são do que estratégias de marketing digital, onde a sua ideia está na promoção de marcas, serviços e produtos através das mídias digitais.

Dessa forma, quando nos referimos à divulgação de profissionais ou de serviços de saúde locais, por exemplo, essa área acaba oferecendo um conjunto de possibilidades, incluindo, naturalmente, profissionais dentistas e donos de consultórios odontológicos.

Como iremos perceber ao longo desse conteúdo, a divulgação de conteúdos relacionados à saúde que devem estar previstos em seu planejamento!

Marketing para dentistas no consultório odontológico:

Quais são as regras legais previstas para a divulgação desse tipo de atividade na internet?

Se tratando da odontologia, a entidade que será responsável por definir regras e práticas acaba sendo o governo federal de Odontologia (CFO), determinando nas divulgações de clínicas e consultórios profissionais liberais acaba sendo obrigatório a apresentação do nome do dentista, bem como o seu respectivo número de inscrição do CFO.

De acordo com os diferentes tópicos, a resolução alta (CFO 196/2019) acaba esclarecendo que os itens abaixo são proibidos, como por exemplo:

1. Divulgação de preços ou até mesmo formas de pagamento em anúncios: esses valores só podem ser passados de forma direta para o cliente, conforme solicitação;

2. Promoção de tratamentos ou promoção de produtos gratuitos: o principal objetivo dessa promoção é promover e atrair pacientes para o consultório;

3. Apresentação de procedimentos sem comprovação científica: essa parte acaba abrangendo técnicas alternativas, como é o caso de tratamentos e de produtos em fase de estudo.

Uma dica importante: mesmo que a atual estratégia de marketing cabe autorizando a divulgação de fotos como “antes e depois” em determinados tipos de tratamentos realizados por cirurgiões-dentistas, sabemos que esse tipo de imagem acaba não sendo permitida através das ferramentas principais que existem na publicidade pela internet. É preciso estar atento a isso!

Como meu consultório odontológico pode construir uma estratégia com o marketing para dentistas?

Agora que você já entende o conceito e a importância do marketing para consultórios odontológicos, confira abaixo as principais formas para um profissional da área ter sucesso na criação desse método em sua marca. Veja:

1. Faça a construção da sua persona

Antes de tudo, a construção das estratégias de divulgação on-line vai depender, basicamente, de definições extremamente claras a respeito do comportamento de seu público!

E dessa forma, o marketing digital acaba atuando justamente no conceito da persona, que nada mais é do que um modelo semifictício a respeito do seu cliente em potencial que servirão como um excelente parâmetro em relação a todas as suas ações no ambiente on-line.

2. Defina seus objetivos

Depois de ter realizado a compreensão taxativa do seu público, a partir de agora, você precisa definir seus reais objetivos! Isso porque suas ações irão variar de acordo com eles.

Um exemplo a citar é o fato de que você deseja que o seu consultório odontológico seja mais conhecido nas proximidades, com o único objetivo de gerar vendas, ou de apenas fidelizar clientes. Pense na estratégia mais cabível para o seu negócio nos contextos atuais.

3. Realize a criação de uma identidade visual para o seu consultório

Primeiro de tudo, até aqui podemos entender que a internet nada mais é do que uma ferramenta predominantemente visual, e dessa forma, o consultório odontológico precisa de uma identidade que busque fazer a transmissão de características do seu negócio.

Não estamos somente falando da logomarca, mas como também dos símbolos, das cores e até mesmo do estilo de canais de divulgação, que irão ajudar o público a ter um reconhecimento ainda mais eficiente da sua marca. E ainda por cima, entender toda a atuação, especialmente aquela que difere dos outros concorrentes.

4. Escolha seus principais canais de marketing

Não menos importante do que todos os itens citados acima, é ideal começar fazendo pequenos testes em diversos canais de marketing, pois assim, você será quem tende a oferecer resultados ainda melhores para o seu consultório.

Porém, esse processo geralmente só ocorre quando a marca ainda não possui informações necessárias para definir os canais mais estratégicos! Por isso, o ideal é investir em cada um deles gradualmente para perceber onde o seu público está.

5. Escolha uma equipe exclusiva para suas estratégias de conteúdo

Seja criando anúncios (outbound), ou educando o seu público através de conteúdos de valor — como é o caso de blogs — você ainda precisa de uma equipe especializada para desenvolver todos esses projetos e metodologias!

Dessa forma, você vai precisar contar com ajuda de freelancers, plataformas de marketing de conteúdo, ou até mesmo em agências de publicidade, na qual existem infindáveis no mercado.

6. Busque pelas ferramentas certas

E por último, a fim de você consiga colocar a sua estratégia de marketing para rodar, é estritamente necessário realizar a criação do seu repertório de ferramentas para o marketing digital!

Através de relacionamento com o cliente e gerenciadores de conteúdo, existem diversas plataformas para automatizar e criar esses materiais interativos.

Ou seja, o universo do marketing digital é totalmente amplo e atualmente o mercado oferece diversos tipos de opções para que os seus projetos de marketing possam ser executados de maneira eficiente e prática.

Existem particularidades sobre a divulgação de conteúdos relacionados à saúde?

Em geral, além de todos os processos precisarem obedecer às normas do CFO, também é necessário estar completamente de acordo com as diretrizes e políticas das plataformas escolhidas e da publicidade.

Sendo assim, confira, a seguir, os principais fatores que precisam ser levados em consideração pelas maiores plataformas já conhecidas na atualidade:

1. Anúncios nos buscadores e nas redes sociais

Além do seu consultório precisar demonstrar excelentes imagens a respeito do “antes e depois” dos procedimentos oferecidos pela sua marca, também devemos considerar as Políticas de Publicidade do Facebook e acabam proibindo o uso de imagens que surtiram resultados improváveis inesperados acerca dos tratamentos.

Sem contar que o promotor do anúncio precisa se certificar que a imagem — especialmente aquelas que acabam denotando condições de saúde — não acabam parecendo algo perturbador, sobretudo quando tendem a ser visualizados por dispositivos e formatos diferentes.

2. Resultados no google de forma orgânica

Quando nos referimos aos resultados orgânicos, aqueles que mais merecem a nossa atenção nos buscadores, especialmente os que estão relacionados aos sites de saúde, são as famosas páginas YMYL — sigla para Your Money of Your Life, em tradução livre: seu dinheiro ou a sua vida.

Sendo assim, podemos entender que os impactos que são por determinados tipos de conteúdos, acabamos percebendo que a equipe do buscador aumentou as exigências para domínios (sites) que não apenas oferecem conteúdos relacionados à saúde, mas como também sobre informações financeiras, oficiais, legais e entre outros relacionados.

Por esse motivo, não há um esclarecimento total a respeito delas. Contudo, de forma geral, a plataforma google sempre acaba esperando que esses tipos de páginas busquem transmitir a confiança e a respectiva segurança para seus usuários.

Atributos E-A-T

Assim, nesse sentido, acabamos tendo os atributos E-A-T, que acaba significando Expertise, Authoritativeness, and Trust our expertise, que é credibilidade e autoridade.

Esses são os tópicos citados pelos especialistas do google que acabam sendo como fatores que podem ajudar sites e blogs a conquistarem maiores resultados e vendas competitivas através de uma incrível ferramenta, popularmente conhecida como SEO.

Ou seja, caso o seu marketing de consultório odontológico deva investir em estratégias de marketing de conteúdo, a fim de começar a realizar a divulgação de materiais de odontologia, é bastante recomendável que o seu site acabe obedecendo as seguintes ações:

• Expertise: nesse contexto, percebemos que as informações acabam sendo apresentadas com competência e solidez. Sem contar que os principais conteúdos do blog, devem ser assinados por um profissional (que no caso, será o dentista);

• Credibilidade: nesse momento, as informações precisam chegar de forma clara e relevante. Sem contar nos argumentos de autoridade e no estudo de obras totalmente confiáveis, que são incrivelmente essenciais;

• Autoridade: os atributos e credenciais do dentista responsável precisam ser disponibilizados em seu domínio (site). Contudo, se isso estiver disposto em uma página institucional, será melhor ainda (basicamente naquele menu “Sobre Nós”, que sempre aparece nos sites.

Como começar desde já minha estratégia de marketing em consultório odontológico?

Agora que você já sabe toda a importância do marketing para a estratégia de desenvolvimento para o seu consultório odontológico, confira abaixo como começar a aplicá-la desde já em sua marca:

1. Já comece iniciando sua estratégia de SEO

Em geral, sabemos que nos contextos atuais, o buscador está inteiramente comprometido a entregar diferentes tipos de resultados aos seus usuários, e atualmente, um dos mais requisitados acabam sendo os serviços locais.

Isso porque o google também serve como um catálogo da cidade onde você vive e diversas empresas e consumidores podem usufruir desse benefício.

De forma prática, uma dessas vantagens esses resultados irão destacar o nome do seu consultório já para o topo dos resultados de forma praticamente instantânea. E sem contar que esse processo pode ser inteiramente de graça!

2. Não se esqueça de criar um site profissional

Caso você não saiba, o site acaba sendo o seu espaço na internet, e logo, a base da sua presença on-line. Sendo assim, ele precisa ser desenvolvido com bastante qualidade!

Já que estamos falando de estratégias de marketing para dentistas, podemos visualizar que o seu site acabe sendo uma “segunda recepção”, onde o seu público poderá obter ainda mais informações, marcar consultas, tirar dúvidas, entre outros exemplos relacionados.

Contudo, muitos dentistas tendem a achar que para criar um site profissional na internet e começar a dispor das estratégias do marketing digital — bem como tráfego orgânico e pago, por exemplo — devem achar difícil tais modelos.

Contudo, são estratégias que podem ser conquistadas de forma extremamente fácil pelos consultórios, seja por meio de estudos simples ou pela contratação de uma agência especializada nesse assunto.

3. Veja o que seus concorrentes estão fazendo

Antes de você começar a criar o seu site e a divulgar seus serviços, pode ser interessante entender o que os grandes players do seu mercado estão fazendo! Ou seja, inspirar-se em formas de captação, de encantamento, de conversão e de possíveis compras frequentes a respeito da marca que basicamente oferece os mesmos serviços que os seus.

Por esse motivo, quando o dentista opta por esse motivo de ação, ele poderá criar ideias ainda mais eficientes para as estratégias de marketing do seu consultório odontológico, e assim, conseguir converter ainda mais clientes.

Conclusão

Como você percebeu, existem diversas maneiras para quem deseja se destacar na web e garantir os melhores resultados! Portanto, essa iniciativa precisa começar a partir do seu negócio hoje mesmo.

Aos poucos, o mercado digital tem ficado cada vez mais saturado — inclusive o da saúde — e cabe aos profissionais da área da odontologia agilizar esses processos para garantir a sua autoridade de marca no mercado.

Gostou das dicas? Agora que você já sabe um pouco mais sobre marketing para consultório odontológico, que tal conhecer os nossos serviços? Acesse agora mesmo o nosso site e descubra ainda mais sobre o assunto!

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