Odontologia Digital: tendências tecnológicas para a sua clínica

Odontologia Digital é o conjunto de tecnologias que criam e/ou tornam procedimentos odontológicos mais práticos para o dentista e menos doloridos para os pacientes. Adotar a Odontologia Digital na sua rotina coloca sua clínica odontológica à frente no mercado e garante, cada vez mais, mais pacientes.

Tempo de leitura: 12 minutos

A tecnologia trouxe transformação digital para diversos setores do mercado e isso não é diferente no universo odontológico. Essas mudanças são responsáveis por trazer melhores resultados para as clínicas, causando melhora no faturamento e na otimização do trabalho. Por isso, contar com a Odontologia Digital é essencial.

Antes mesmo da pandemia, muitas empresas buscavam usar a tecnologia para uma melhor gestão financeira, mas isso se intensificou após a chegada da doença e início do distanciamento social.

Em 2017, empresas de todo o mundo investiram mais de 1 trilhão de dólares, buscando a transformação digital. No ano passado, mais de 70% das clínicas de Odontologia continuaram nesse mesmo ritmo.

O uso da tecnologia nos consultórios tem como intuito tornar as empresas mais fortes, atrativas para o consumidor. O objetivo é, portanto, aproveitar ferramentas e soluções para aumentar a rentabilidade e gerenciar os negócios da melhor forma possível. Assim, neste artigo, descubra um pouco mais sobre esse tema e como deixar seus clientes cada vez mais satisfeitos.

O que é Odontologia Digital?

A Odontologia Digital é o ato de utilizar a tecnologia em tratamentos dentários. Nesse caso, estamos falando de ferramentas e programas que podem contribuir para tornar exames e procedimentos mais digitais. Essa modalidade permite que esses processos se tornem mais seguros, eficazes, indolores e rápidos, além de mais acessíveis.

Essa tem sido uma tendência entre os dentistas de todo o mundo e tem crescido, consideravelmente, no Brasil. Afinal, o ponto importante da Odontologia Digital é que ela ajuda a reduzir o desconforto dos pacientes durante os procedimentos. Além disso, o tempo de espera para a conclusão de um tratamento também é reduzido.

Qual a importância da Odontologia Digital na rotina odontológica?

Com a chegada da Odontologia Digital, a rotina nos consultórios tem passado por uma série de mudanças. Entretanto, esse novo cenário tem sido muito benéfico para pacientes e também para os profissionais do setor. Por essa razão, apostar nesse nicho tem sido uma boa opção para quem quer manter uma clínica bem sucedida.

Existe uma série de benefícios em apostar nessa modalidade de Odontologia. Veja algumas dessas vantagens:

Diagnóstico mais rápido

Normalmente os tratamentos odontológicos costumam ser mais longos. Mas com as técnicas da Odontologia Digital esses processos ficam cada vez mais rápidos. Afinal, você como profissional dentista pode identificar, diagnosticar e tratar doenças bucais com precisão em seus estágios iniciais.

Isso acontece porque, por exemplo, você pode aumentar as imagens de um Raio-X digital, o que permite, com apenas uma imagem, mostrar tudo o que precisa para definir o tratamento a ser feito.

Procedimentos menos invasivos com a Odontologia Digital

Os tratamentos passaram a ser cada vez menos invasivos, pois alguns procedimentos não precisam sequer de cortes ou suturas. Um bom exemplo é a cirurgia guiada, mas vamos falar um pouco mais sobre ela no decorrer do artigo.

A imagem contém um dentista fazendo um exame intraoral, tecnologia da Odontologia Digital, na boca da paciente. Na tela aparecem os dentes da paciente.
Odontologia Digital: tendências tecnológicas para a sua clínica

Paciente mais satisfeito

Alguns materiais utilizados nas clínicas acabam incomodando os pacientes. Um bom exemplo disso é o material de moldagem para a arcada dentária. Hoje, as clínicas conseguem apenas escanear os dentes de forma totalmente digital. Em resumo, o paciente não precisará morder o molde, pois o equipamento consegue gerar em 3D.

Otimização de tempo

Uma restauração pode demorar dias para ficar pronta. Mas com a Odontologia Digital você pode conseguir isso de forma mais rápida e precisa. Isso faz com que a clínica ganhe mais tempo para atender outros pacientes.

Os clientes também vão ganhar tempo, pois você fará tratamentos muito mais rápidos, diminuindo a quantidade de consultas de cada um.

Concorrência

Outro fator importante é poder sair na frente da concorrência. Afinal de contas, embora haja muita concorrência no setor odontológico, um consultório mais moderno tem mais chances de se sobressair.

O que é tendência na Odontologia Digital?

A variedade de procedimentos odontológicos é enorme. Assim, é possível utilizar a tecnologia para procedimentos, exames de imagem, restaurações, próteses, entre outras. Conheça as principais tendências da Odontologia digital atualmente:

Aparelho ortodôntico invisível

Uma das principais dúvidas de quem pretende usar esse tipo de aparelho é: como é possível movimentar os dentes sem o uso dos braquetes?

A verdade é que esse modelo é construído através de um mapeamento em 3D da boca dos pacientes. Esse processo é essencial, pois garante que você faça todas as fases do tratamento de maneira correta. Além disso, o dentista pode observar qual será o resultado antes mesmo do fim do tratamento.

Uma das grandes vantagens da utilização do aparelho ortodôntico invisível é que a limpeza é mais simples, já que o paciente pode remover esse aparelho antes das refeições. Assim, manter a higienização da boca se torna uma tarefa mais fácil. Além disso, na hora da escovação também é possível retirá-lo.

Outro ponto que chama a atenção dos pacientes é a estética. O desconforto também é menor, pois não há pontas ou fios no equipamento.

Odontologia Digital: escaneamento intraoral

O escaneamento intraoral é um procedimento que visa facilitar o atendimento aos pacientes durante a consulta. Esse procedimento também pode ser chamado de modelagem digital e tem sido cada vez mais encontrado em diversas clínicas odontológicas.

Trata-se de um método que se utiliza de uma câmera scanner para reproduzir imagens em 2D ou 3D da boca dos pacientes. Esse procedimento consegue digitalizar toda a arcada dentária.

Vale ressaltar que as imagens possuem ótima qualidade e isso facilita na hora de criar as restaurações e próteses. Por fim, você pode também usar esse processo para a criação de aparelho ortodôntico.

Lentes de contato

Talvez este seja um dos procedimentos mais conhecidos, afinal diversas celebridades têm optado pelas lentes de contato dental. Elas são indicadas para qualquer paciente e por diversas razões. São algumas delas: estética, pequenas correções na forma, cor ou tamanho. Além disso você pode usá-la para alinhar melhor o sorriso do seu paciente.

O primeiro passo do tratamento visa a realização de um planejamento do que será feito e quais serão as etapas. O paciente precisa fazer uma série de exames, principalmente os de imagem. Tudo isso é importante para a confecção do modelo que você oferecerá ao paciente.

O procedimento não apresenta riscos ao paciente, desde que seja feito por profissionais capacitados. Vale lembrar que não há necessidade de anestesia, a não ser que o desgaste nos dentes precise ser feito.

Cirurgia guiada

O avanço na tecnologia tem ajudado a aumentar a possibilidade das cirurgias guiadas. Essa modalidade vem sendo utilizada em reabilitações com implantes osseointegráveis.

Para que você possa usar esse procedimento, o paciente deverá fazer alguns exames, tais como: tomografias e scanners intraorais.

Essa técnica é super indicada para pacientes que sejam desdentados totais, tanto em maxila como mandíbula. Mas também serve para aqueles que são desdentados parciais, seja para um caso unitário ou múltiplo.

É possível efetuar a cirurgia no paciente sem incisões e descolamentos de fibromucosa, o que diminui muito o sangramento. Além disso não há necessidade de suturas, o que torna a cirurgia minimamente invasiva. O procedimento consiste em fazer apenas uma incisão no local onde você fixará o implante.

Planejamento digital do sorriso

Dentro dos consultórios odontológicos brasileiros, essa tem sido uma das grandes novidades dos últimos anos. Trata-se de um procedimento voltado mais para o lado estético, mas que faz toda diferença no sorriso do paciente.

Através do scanner intraoral, o dentista tira fotos internas da boca do paciente. Com essas imagens você consegue analisar todas as características do paciente de forma minuciosa. Coloque essas fotografias no computador e analise-as com a ajuda de um programa.

Ainda é possível fazer uma simulação de como o sorriso vai ficar de acordo com cada procedimento realizado. Lembrando que esse planejamento pode ser feito para qualquer tratamento que o paciente for fazer, um implante dentário, um novo aparelho ortodôntico ou até mesmo as lentes de contato dental.

Tecnologia CAD/CAM na Odontologia Digital

A Tecnologia CAD/CAM é um conjunto de duas tecnologias, veja:

  • CAD, que significa computer-aided design ou desenho assistido por computador.
  • CAM, computer-aided manufacturing ou manufatura assistida por computador.

Muitos profissionais utilizam as duas em conjunto, porém ambas são independentes e podem ser usadas separadamente, de acordo com o que você desejar.

O intuito dessa tecnologia é escanear a arcada do paciente e, assim, criar o projeto da prótese e confeccioná-la de forma rápida. Dessa forma, em poucos minutos é possível ter tudo pronto.

As imagens possuem qualidade muito superior àquelas mais tradicionais. Além disso, você pode aumentá-las em até sessenta vezes, facilitando a visualização, e também mostrar ao paciente o possível resultado final e, assim, planejar alguma mudança, caso ele ache necessário.

Essa tem sido uma alternativa aos tradicionais moldes, utilizados pelos consultórios. Muitos pacientes têm aprovado, pois se trata de um procedimento menos incômodo.

Impressão 3D na Odontologia Digital

A impressão 3D é uma tecnologia que pode ser utilizada em diversos tratamentos diferentes. Serve tanto para fins estéticos, quanto para os funcionais. A técnica consiste em criar um protótipo de forma que ele adquira o formato desejado de acordo com um projeto predefinido.

Basicamente funciona assim: é feito um projeto inicial com as informações exatas de como a prótese precisa ser. Nele consiste o tamanho e os formados pré-definidos. Depois, essas informações são lançadas na impressora 3D, que se encarrega de cumprir com o solicitado.

Esse equipamento torna o trabalho do dentista muito mais simples, pois possibilita que seja feito um planejamento e isso diminui as chances de refazer o trabalho. Além disso, o paciente acaba saindo mais satisfeito, pois os resultados alcançados acabam sendo cada vez melhores.

Prontuário eletrônico

Assim como as outras ferramentas, o prontuário eletrônico visa facilitar a vida de médicos e dentistas. É uma forma muito eficiente e segura de detalhar e arquivar as informações dos pacientes.

Nesse documento digital existem dados de suma importância na hora de dar andamento ao tratamento de um indivíduo. Nele é preciso constar os seguintes dados:

  • nome,
  • endereço,
  • telefone e outros meios de contato,
  • histórico clínico,
  • exames realizados,
  • tratamentos em andamento ou feitos há pouco tempo e
  • medicamentos que possam causar alguma reação alérgica no paciente.

Outra informação de extrema importância é o Odontograma, a partir do qual é possível extrair um relatório sobre a situação de cada dente da arcada desse indivíduo.

Software odontológico

O software odontológico é uma das novas ferramentas que mais tem auxiliado as clínicas de forma positiva. Mas você sabe o que é essa tecnologia e para que serve?

Esta é uma ferramenta que tem como objetivo ajudar na gestão de um consultório odontológico. Assim como outras técnicas, a ideia é otimizar o tempo e tornar o atendimento cada vez mais eficiente.

Esse sistema traz algumas soluções para o dia a dia dos profissionais da odontologia e nele constam algumas funcionalidades como, por exemplo:

  • Gestão financeira (contas a pagar e a receber);
  • Agendamento/ Reagendamento de consultas;
  • Cadastro dos pacientes.

Usar esse tipo de software pode fazer com que sua clínica saia na frente da concorrência. Afinal de contas, trata-se de uma ferramenta que facilita a rotina e permite que o profissional tenha mais tempo para se dedicar a outras necessidades do negócio.

Os pacientes também conseguem notar a diferença entre uma clínica que utiliza sistemas mais modernos e aquelas que ainda estão presas ao atendimento mais tradicional. No fim, isso ajuda muito na hora de conseguir novos clientes e fidelizar os que já existem.

Conclusão

Como pudemos acompanhar, a tecnologia traz uma série de benefícios para as clínicas odontológicas. De forma simples, essa é uma forma de otimizar diversos tipos de tratamentos dentários. Isso é ótimo para gestores e profissionais da odontologia e, principalmente, para os pacientes, que sentem a diferença quando precisam de atendimento.

Afinal, diversos serviços podem ser feitos de maneira mais eficiente. Criar próteses, fazer restaurações, realizar procedimentos estéticos e efetuar exames de imagem, por exemplo, tornou-se algo mais fácil e mais palpável. Assim, precisamos entender que essas tecnologias conseguem aproximar pacientes e dentistas, já que agilidade e um menor incômodo nos procedimentos fará com que esses clientes pensem em seu consultório quando precisarem novamente.

Você pode começara com o uso de um software odontológico como o EasyDental Cloud. Experimente já o software odontológico grátis durante 7 dias e tenha a melhor gestão na sua clínica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *