Prontuário eletrônico: como organizar as informações do seu paciente

O prontuário eletrônico é um formato de prontuário no qual você pode armazenar e organizar as informações dos seus pacientes de forma segura e prática. Essa ferramenta está disponível em softwares odontológicos, como o EasyDental Cloud, por exemplo.

Tempo de leitura: 8 minutos

Todo dentista deve apresentar de modo claro e concreto as informações sobre seu paciente. Deixar claro como será o tratamento, quais são os riscos, custos de procedimentos, finalidades e possibilidades de diferentes tratamentos para cada caso é essencial, tanto para o dentista quanto para o paciente. Por isso, para organizar todas as informações é fundamental contar com a ajuda de um prontuário eletrônico.

O total sucesso de tratamentos odontológicos distintos não são dependentes apenas da habilidade do profissional, ou da perfeição técnica, ou até mesmo da qualidade dos seus materiais, mas também da forma como as informações são armazenadas. Dessa forma, o uso de um prontuário eletrônico auxilia de forma ativa na rotina odontológica.

Além de ser uma forma segura de armazenar informações, o prontuário eletrônico dispõe os dados de maneira organizada e de fácil acesso ao dentista. Desse modo, o tratamento torna-se prático e você, dentista, conquista ainda mais confiabilidade por parte do seu paciente. Portanto, descubra neste artigo tudo sobre esta ferramenta e adote-a já na sua rotina.

Prontuário eletrônico
Prontuário eletrônico: como organizar as informações do seu paciente

Qual a finalidade do prontuário eletrônico?

Para que o consultório odontológico obtenha total sucesso em sua gestão, é necessário conter o prontuário eletrônico. Este documento é a ferramenta essencial para a organização e o controle eficaz a respeito dos históricos de saúde dos pacientes da clínica. O prontuário eletrônico odontológico traz consigo a segurança jurídica e técnica por completo na relação entre o dentista e o paciente.

O prontuário odontológico é o conjunto de todas as documentações reunidas no decorrer do tratamento odontológico do paciente. Ele contém, por exemplo: ficha clínica, ficha anamnese e a ficha odontológica para que você possa registrar as informações sobre os tratamentos.

Assim, o prontuário contribui totalmente com às rotinas da clínica odontológica, pois dispõe de diferentes informações pessoais do paciente, como, por exemplo:

  • histórico clínico das consultas;
  • dados pessoais;
  • exames que foram realizados;
  • tratamentos para recomendação;
  • avanço do tratamento; entre outros.

O documento traz, além dessas informações, o reconhecimento do profissional que está responsável pelo tratamento daquele paciente, contendo o seu nome completo, qual especialidade atua, e o número do CRO (Registro no Conselho Profissional).

Além disso, proporciona o atendimento a diferentes critérios legais, administrativos e clínicos, pois este documento auxilia no reconhecimento de vítimas em perícias criminais, no momento de não ser possível a identificação pelas digitais do paciente.

Quais as diferenças entre o prontuário físico e o prontuário eletrônico?

Ainda existem clínicas odontológicas que utilizam os prontuários de papel, com registros manuais. Entretanto, com a necessidade de assegurar os registros de maneira mais segura e prática, surgiram os prontuários eletrônicos. Estes se apresentam como uma solução para o armazenamento dos casos de modo eficiente e de fácil acesso, tanto para os dentistas quanto aos pacientes.

Se você ainda está mantendo a utilização de prontuários de papel ou físicos, chegou o momento de virar a chave para a realidade e iniciar o investimento em prontuários eletrônicos. Por isso, entenda já as diferenças entre os dois tipos de prontuários, físicos e os eletrônicos.

Prontuário de Papel

No prontuário de papel, você armazenará os documentos em arquivos físicos por categorias. Porém, no dia a dia, você precisará se dirigir aos arquivos e pesquisar manualmente pelos prontuários. Isto pode causar o risco de guardar no local errado e até mesmo perder em caso de esquecimento.

Além disso, o prontuário de papel sofre danos com o passar dos anos, por ser mais frágil, podendo ocorrer perdas, roubos e avarias destes documentos. Outro ponto é que o custo para manter uma sala bem arejada e totalmente dedicada para guardar estes prontuários físicos é de grande valoração, pois deverá conter condições adequadas para que os documentos estejam conservados.

Por fim, por mais que o papel tenha acesso mais restrito, ele está suscetível a riscos de danos, como, por exemplo, enchentes, incêndios, pessoas mal-intencionadas, o que causa a perda completa de todos os dados importantes da clínica.

Prontuário Eletrônico

O prontuário permanece armazenado em um sistema de software odontológico, estando livre de erros inoportunos, e auxiliando o andamento da clínica diariamente, sem retrabalhos para organizações extras. Assim, basta o dentista pesquisar no sistema pelo nome completo do paciente, número da carteirinha se houver convênio, e quaisquer outras informações que necessitar.

Além disso, por estar dentro de um sistema digital, o acesso ao prontuário eletrônico é livre de qualquer local, principalmente nos casos de mudança da clínica, sem precisar mover os dados contidos em documentos físicos. Esta ferramenta elimina também a necessidade de um espaço que serviria para armazenar fisicamente, permitindo que o profissional tenha menos trabalho para pesquisar e encontrar o prontuário que deseja.

Enfim, o prontuário eletrônico apresenta segurança para manter os dados através do sistema de gestão para as clínicas odontológicas, registrando todas as ações, informações de consultas, entre outros.

Por que usar um prontuário eletrônico para organizar documentos?

O sistema de prontuário eletrônico traz ótimos benefícios para os profissionais da saúde bucal como, por exemplo:

  • grande facilidade para localizar, criar e armazenar todos os prontuários médicos;
  • resulta em menos tempo na duração das consultas;
  • maior segurança jurídica a respeito das informações de cada paciente sob a Lei da Digitalização de Prontuários;
  • contém acesso remoto e paralelo por diferentes profissionais desde que autorizados;
  • é possível atualizar os dados e prontuários de maneira simples e automática pela nuvem;
  • pode gerar vários relatórios; e
  • parte de um sistema de dados confiável para a realização de pesquisas e análises.

Quais são as vantagens e desvantagens do prontuário eletrônico?

Como tudo na vida, o prontuário eletrônico pode apresentar tanto pontos fortes quanto pontos fracos com o seu uso. Portanto, conheça agora mesmo quais as vantagens e quais as desvantagens em usar um prontuário eletrônico.

Vantagens

As vantagens incluem:

  • uso da assinatura eletrônica como uma ferramenta totalmente prática;
  • implementação do prontuário eletrônico na Odontologia Suplementar, conforme o CFO;
  • maior segurança;
  • reduz espaço físico;
  • maior produtividade;
  • fácil acesso remotamente aos prontuários;
  • impedimento de erros para transcrever e de legibilidade;
  • personalização completa; e
  • controles epidemiológicos.

Desvantagens

As desvantagens envolvem:

  • investimento um pouco alto, mas que no fim vale a pena;
  • maior adaptação nas mudanças de rotina das clínicas; e
  • sem a internet, sem trabalho.

Qual o melhor prontuário eletrônico?

Como visto na sessão anterior, as vantagens superam as desvantagens quando o assunto é prontuário eletrônico. Ainda assim, as desvantagens apresentadas são apenas um ponto em meio a um oceano de novas possibilidades e melhorias para a rotina na clínica odontológica.

Considerando essas vantagens, você precisa, então, adotar o uso dessa tecnologia. Mas, qual o melhor? O melhor prontuário eletrônico é aquele que supre as suas necessidades de armazenar e organizar as informações de seus pacientes de forma prática e segura. Por isso, recomendamos a você o sistema de prontuário eletrônico presente no Easy Dental Cloud.

Conclusão

Agora que você já sabe a respeito destas questões importantes para conhecimento de prontuários odontológicos eletrônicos, da finalidade para o uso, de seus benefícios, vantagens e desvantagens, e de qual é o melhor para ser implementado na sua clínica, você poderá fazer a aplicabilidade deste sistema de prontuário eletrônico para operar de maneira mais eficaz.

Portanto, reforçamos o convite: conheça já o EasyDental Cloud! Este sistema oferece diversas ferramentas fundamentais para quem está à procura de aperfeiçoar a gestão do consultório odontológico, na qual estará inclusa variáveis utilidades como, por exemplo, a ficha clínica, ficha de anamnese e o seu odontograma inteligente. Experimente já o software odontológico gratuito por 7 dias em sua clínica!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *