Propaganda de dentista: como funciona o marketing odontológico

Propaganda de dentista pode ser feita tanto de maneira online quanto de maneira off-line. A decisão pela melhor estratégia cabe ao dentista, que deverá analisar as condições de mercado e o público-alvo.

Tempo de leitura: 8 minutos

Fazer uma propaganda de dentista efetiva e que colha resultados é bastante difícil. Principalmente pelo fato de a Odontologia ser uma profissão regulada legalmente e de acordo com a ética e princípios da profissão, para que não seja punido no futuro.

Entretanto, essa estratégia se bem construída sobre os princípios legais e éticos, pode render muitos frutos positivos para o dentista.

Por isso, descubra neste artigo como fazer propaganda de dentista de forma legal, ética e assertiva e conquiste, assim, novos pacientes além de manter fieis os que você já tem.

O que é marketing odontológico?

O marketing odontológico em nada difere das estratégias do marketing digital já aplicadas para outros segmentos que marcam presença online. No entanto, para fazer marketing odontológico você deve respeitar as regras estipuladas pelo Conselho Federal Odontológico (CFO) no que tange à preservação da ética e a não mercantilização da profissão no ambiente digital.

Sendo assim, o profissional de Odontologia pode se beneficiar de um marketing mais responsivo e transparente. Algumas estratégias incluem, por exemplo, a criação de sites, blogs, perfis nas principais redes sociais e até mesmo marcar presença em plataformas como o “Google meu negócio” para aqueles que possuem um consultório odontológico.

Ao definir esses primeiros passos, você deve construir uma presença forte, positiva e empática nas redes. Além disso, você deve se basear em uma linguagem que seja construtiva e acessível para todos que acessam esse ambiente.

Propaganda de dentista: como fazer marketing odontológico
Propaganda de dentista: como funciona o marketing odontológico

Como fazer propaganda de dentista offline?

Atualmente, o marketing vem trabalhando forte com duas ferramentas bastante importantes: o marketing online e offline. Para o ambiente online, é fácil perceber que ele se constrói através das estratégias voltadas para a internet, atestando a validade da presença desse profissional em um mundo cada vez mais conectado.

Assim, com o “boom” do digital, muitos dentistas acreditam que as técnicas de marketing offline são obsoletas e podem ser um gasto desnecessário no orçamento. Isto, no entanto, não é verdade. O investimento em banners, panfletos e até mesmo outdoors, quando bem elaborados, podem retornar com resultados significativos para os dentistas.

Propaganda de dentista offline: panfletos e parcerias

Uma das mais famosas propagandas de dentista que podemos citar é a distribuição de panfletos. Um panfleto com os serviços prestados bem descritos ainda atraem pessoas para realizar ao menos um primeiro orçamento no consultório.

É importante que o profissional elabore um panfleto que tenha a imagem e os requisitos de autoridade que ele quer passar com a clínica. A estratégia também é excelente para quem monta um consultório em cidades mais interioranas e que lidam com pouca concorrência.

Esse tipo de marketing também pode render ao profissional a possibilidade de parcerias com o comércio e condomínios próximos ao consultório. A estratégia pode envolver descontos ou facilidade de pagamento para os funcionários e moradores da região, sem que eles precisem se deslocar para lugares mais afastados para ter uma consulta.

Fazendo propaganda de dentista no rádio

Outra estratégia que pode ser usada no ambiente offline é a contratação da propaganda de dentista nas rádios locais. Embora muitos achem que o rádio é um meio de comunicação ultrapassado, milhares de pessoas ainda sintonizam programas de diferentes estações enquanto estão dirigindo ou até mesmo realizando seus afazeres domésticos.

Marcar presença nesse ambiente também pode despertar a curiosidade de quem está ouvindo e vem passando por um problema odontológico ou está em fase de buscar um bom dentista para os filhos.

Propaganda de dentista nos outdoors

Já a propaganda de dentista em outdoor pode ser excelente para quem visita a cidade com frequência. Afinal, é possível que essa pessoa tenha uma emergência odontológica, necessitando de um atendimento mais próximo. Eles podem ser fixados em pontos estratégicos da cidade e até mesmo nas vias de entrada e saída da mesma.

A propaganda de dentista offline também é ideal para chamar mais tráfego orgânico para as redes sociais do profissional e da clínica. Ao mostrar na propaganda de dentista offline as formas de contato como Instagram e WhatsApp, as pessoas podem se conectar com o profissional, construindo uma confiança maior antes mesmo de marcar uma consulta.

Como utilizar o marketing digital na Odontologia?

Como citamos anteriormente, o dentista pode construir uma presença online a partir das redes sociais e da construção de um blog. Um blog odontológico pode, por exemplo, ser voltado para esclarecer dúvidas e informar sobre problemas mais comuns que seus pacientes podem sofrer.

Qual o público-alvo?

Para começar, o planejamento do feed do Instagram e do Facebook devem contar com, além de uma linguagem acessível, postagens descontraídas. Por exemplo, o dentista pode se beneficiar criando posts em datas comemorativas, chamando a atenção para prevenção de doenças ou até mesmo dicas de saúde.

Sendo assim, a construção do marketing digital na Odontologia deve focar no público-alvo que você almeja alcançar. Portanto, foque bastante no que você tem a oferecer para todos que estão buscando a sua especialidade.

Captação de pacientes pela propaganda de dentista

O marketing digital também deve oferecer ao público possibilidades de entrar em contato com a clínica ou o profissional. Isso significa que o paciente deve ter acesso não somente ao número de telefone, mas também a um endereço de e-mail ou WhatsApp. Aliás, é importante que você esteja disponível para responder dúvidas que forem surgindo nas próprias páginas das redes sociais.

A facilidade desse contato também deve estar presente para quando o profissional sugerir lives a respeito de certo problema odontológico, por exemplo. Aposte em abrir caixas de perguntas e interaja com esses pacientes que você está almejando conquistar.

Trazer depoimentos de pacientes mais antigos da clínica também ajuda a construir uma boa e transparente reputação online. Além disso, participar de congressos e demais eventos da comunidade odontológica permite a você maior protagonismo nas redes e também a oportunidade de construir networkings.

Propaganda de dentista online ou offline: qual a melhor estratégia?

A propaganda de dentista é eficaz tanto no ambiente online quanto no offline. Para ter certeza sobre qual é a melhor estratégia, você deve fazer uma análise prévia do público-alvo e de como ele se comporta com os conteúdos de Odontologia que você tem para oferecer.

Por exemplo, caso você seja um dentista em uma cidade pequena e afastada de um grande centro urbano, apostar em estratégias de marketing offline pode render um retorno maior e em um espaço bem mais curto de tempo. Afinal, você estará focando a atenção do consultório para pessoas que moram na região e que irão se beneficiar daquele serviço.

Já para quem atua em áreas de grande concorrência, o marketing offline pode apresentar um gasto maior no orçamento sem muitos retornos interessantes. Portanto, o ideal é apostar no online e provar sua qualidade frente a outros profissionais que lidam com o mesmo segmento de atendimento que o seu.

Propaganda de dentista: prosperar online

O marketing online também gera uma maior possibilidade de parcerias entre dentistas. É possível indicar profissionais de qualidade que sejam experientes em outros procedimentos importantes e contar com eles para fazer o mesmo com a sua página aumentando, assim, o número de pacientes interessados.

Além disso, durante o período da pandemia, as redes sociais servem para você criar postagens informativas sobre o contágio. Isso faz com que o paciente se sinta mais confortável e não deixe de cuidar dos dentes por medo de contrair o vírus.

O online também oferece a você a possibilidade de ser melhor ouvido e visto. Isto gera uma motivação maior para estar constantemente atualizando seus conhecimentos na área. Com isso, você pode melhorar a qualidade do atendimento e a atenção que oferece aos pacientes em todos os estágios do tratamento.

Conclusão

Com base nessas oportunidades, compreende-se que você não deve deixar nenhuma estratégia de lado. No entanto, é importante que o profissional (e também a equipe) que contratar para essa finalidade saiba operar de maneira responsável. Isso inclui entender quando a estratégia offline pode funcionar melhor do que a online e vice-versa.

Por fim, assim como qualquer outro segmento, fazer marketing odontológico requer tempo, dedicação e um pequeno orçamento inicial. Entretanto, no caso da Odontologia, você precisa ter atenção redobrada ao que diz o Conselho Federal de Odontologia. Por isso, verifique sempre quais são as mudanças que o Conselho faz sobre o marketing na profissão, para evitar penalidades futuras e até mesmo a suspensão do registro profissional.

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