Saiba como evitar possíveis pacientes inadimplentes

Deseja evitar possíveis pacientes inadimplentes?

Neste artigo disponibilizaremos maneiras para você evitar a inadimplência dos seus pacientes.

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Tempo de leitura: 7 minutos

Para atender o cliente de maneira satisfatória, é necessário um grande investimento, que muitas vezes pode ser perdido pelo não pagamento do valor do tratamento. Aqui traremos maneiras de evitar pacientes inadimplentes.

Saiba como evitar possíveis pacientes inadimplentes

Inadimplência é um problema que atinge a maioria das empresas, mas quando falamos em consultórios, devemos lembrar que por se tratar de uma estrutura menor, o impacto é sentido de forma mais significativa, pois afeta diretamente os lucros, podendo gerar demissão de funcionários ou até o fechamento de sua clínica. Por isso é necessário que saiba maneiras de se proteger, pois, assim manterá a saúde financeira de seu consultório e poderá seguir com o padrão de atendimento de seus pacientes, digno de recomendações.

Efeitos da inadimplência

Como em qualquer negócio, os consultórios contam com despesas fixas e eventuais e dessa forma ter noção do lucro daquele mês. É de suma importância um controle do fluxo de caixa para ajudar na sua gestão financeira.

Despesas como luz, água, internet, equipamentos médicos, aluguel e funcionários devem constar como despesas fixas e estarem dentro do valor que o consultório dispõe.

É necessário também reservar uma parte dos lucros para despesas eventuais, pois vivemos em um mercado de grande instabilidade e não é bom para um profissional ficar em dificuldades por conta de uma emergência.

Seja claro no assunto “pagamento”

Uma comunicação clara e direta com seus pacientes faz com que eles entendam que seu consultório se preocupa com eles e que o seu serviço tem um elevado padrão de qualidade.

É vital que ao fazer o orçamento de seu tratamento, o cliente disponha de todas as informações sobre as formas de pagamento e as condições disponíveis.

Diga a ele se aceita ou não cartão de crédito, pagamentos através de pix, formas de parcelamentos e eventuais taxas de juros. É importante que o cliente disponha de todas essas informações antes do início do tratamento.

Ao fazer isso, deve-se assinar o termo de prestação de serviço, confirmando que o cliente teve acesso às informações e está ciente do valor e do modo que o tratamento ocorrerá para que futuramente não haja problemas e até a interrupção do pagamento dos valores pré-combinados.

Tenha opções de datas de pagamento

Um calendário de pagamento mais flexível pode ser extremamente vantajoso tanto para clínica quanto para seus pacientes. Assim como ocorre despesas emergenciais na clínica, o paciente pode passar pelo mesmo problema e ter certa dificuldade em realizar os pagamentos na data combinada.

Isso não fará com que ele não quite seus débitos, mas pode fazer com que ele os atrase. Uma maior flexibilidade nas datas de pagamento pode passar ao cliente a ideia de confiança e mostrar que a clínica está aberta a uma negociação, o que elevará muito a possibilidade de pagamento, evitando a inadimplência.

Um bom exemplo para isso é: o paciente pode ter um membro próximo de sua família doente. Ele terá que arcar com o tratamento e isso fará com que disponha de menos dinheiro para quitar suas dívidas com a clínica, mas se houver uma comunicação mais clara e amigável, ele se sentirá mais disponível a realizar os pagamentos.

Veja o fluxo de caixa

O fluxo de caixa é feito através de uma gestão financeira, que faz com que seu consultório possa crescer, e é uma ferramenta essencial para que sua empresa se mantenha aberta e atendendo com toda a qualidade que seus clientes merecem.

O EasyDental Serasa é um software odontológico que dispõe de ferramentas para auxiliá-lo no acompanhamento de seu fluxo de caixa, pois dispõe de softwares que tornam mais fáceis a visualização e o controle da saúde financeira de sua empresa. Dessa forma, registrando todos os valores gastos e recebidos, é possível identificar clientes inadimplentes e falhas no processo de compra de materiais e equipamentos. Isso evitará o desperdício de dinheiro e a perda de arrecadação.

Tenha arquivos atualizados

Manter os dados dos pacientes atualizados é fundamental para que o consultório possa falar diretamente com eles e com isso ter uma maior capacidade de negociação com o cliente. Por meio do número de telefone, endereço e e-mail, é possível agendar as consultas, confirmá-las quando a data estiver próxima e até lembrar que um pagamento encontra-se em aberto, caso seja necessário.

Um cadastro de cliente desatualizado pode fazer com que seu consultório sofra com a inadimplência, com pacientes que marcam consultas e não comparecem e ambos os exemplos fazem com que sua empresa perca dinheiro.

Crie um ambiente confortável

É vital para o bom relacionamento entre sua empresa e seus clientes que eles se sintam confortáveis em suas dependências.

O consultório por si só é um ambiente estressante, mas pequenos detalhes podem fazer com que a experiência do paciente se torne mais agradável. Um café, uma água e acesso à internet podem ser exemplos de como fazer com que seu paciente fidelize a sua empresa, e ainda pode fazer com que ele indique seus serviços a outras pessoas.

Evite fazer com que seu paciente fique esperando por muito tempo. Sim, alguns atrasos podem acontecer em virtude de complicações em algum tratamento, mas isso não deve se tornar comum, pois seus clientes podem encarar como um descaso de sua parte.

Seus funcionários também devem ajudar para que o ambiente de espera se torne mais agradável. É necessário que exista a maneira correta de lidar com os clientes que vão até a clínica, para que a experiência seja agradável de maneira geral.

Lembre-se também que nem sempre o paciente está inadimplente por vontade própria e que ele também se encontra constrangido por sua situação. Uma equipe bem treinada pode fazer uma cobrança sem causar maiores constrangimentos ao cliente, o que fará com que a clínica possa receber com maior facilidade e não perder o paciente.

Mantenha sua gestão financeira atualizada

A tecnologia tem nos auxiliado a controlar nossas finanças através de softwares, isso se torna uma ferramenta fundamental na gestão financeira de sua empresa.

EasyDental Serasa oferece a sua empresa o melhor serviço do mercado para facilitar sua gestão financeira e ter acesso a todas as informações necessárias, para que não haja perda de recursos em sua clínica.

Através do serviço do EasyDental Serasa é possível reunir diversas informações e facilitar a funcionalidade de sua empresa, sendo possível identificar clientes inadimplentes, despesas fixas e despesas emergenciais, além é claro, de um total controle de sua agenda para poder, se necessário, cancelar atendimentos em tempo hábil.

Com o EasyDental Serasa o consultório terá lembretes automáticos para alertar consultas agendadas, datas de vencimento de despesas e datas de pagamento de clientes, facilitando infinitamente o controle de sua clínica. Evitando assim, o desgaste de uma ligação para os clientes, que podem se sentir incomodados e constrangidos.

Agora que trouxemos dicas para sua clínica evitar a inadimplência, é necessário que você conheça os serviços do EasyDental Cloud, uma empresa com anos de serviços prestados às clínicas que desejam ter um maior controle de sua gestão financeira e de seus recursos.

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