Secretária de dentista: como brilhar na carreira odontológica

A secretária de dentista tem função essencial na clínica ou consultório odontológico. É ela quem cuida da parte administrativa, seja da gestão financeira e, por vezes, até da gestão de equipe. Investir nessa profissão e até mesmo optar por ferramentas como um software odontológico para ajudar no desempenho da secretária na clínica é sinônimo de sucesso para o dentista.

Tempo de leitura: 6 minutos

A secretária de dentista desempenha um papel de grande parceria junto ao dentista, mesmo que suas funções sejam diferentes da recepcionista e também de ASB/TSB.

Afinal, ela pode atuar em todo o funcionamento da clínica ou do consultório odontológico, desde o atendimento inicial aos pacientes até o auxílio aos demais profissionais etc.

Uma prova do quanto a secretária de dentista é essencial é que, segundo pesquisa da ONU, a profissão é a terceira que mais cresce em todo o mundo. Além disso, a média salarial em 2020 é de cerca de RS 2380,00.

Neste artigo, saiba o que faz uma secretária de dentista, por que aperfeiçoar-se e quais os tipos de aperfeiçoamento na profissão, além de dicas de como melhorar o desempenho das secretárias no consultório odontológico.

Secretária de dentista: como brilhar na carreira
Secretária de dentista: como brilhar na carreira

O que faz uma secretária de dentista?

Mesmo quando trata-se de um consultório pequeno, a secretária de dentista tem uma presença muito marcante. Afinal, ela é a responsável por organizar e alinhar diversos detalhes para um andamento saudável e correto do consultório. No entanto, é importante ressaltar que as funções de uma secretária são diferentes das funções da recepcionista.

Como o próprio nome já diz, a recepcionista realiza atividades mais voltadas à recepção de fato. Isto é, quando o consultório dentário apresenta uma equipe odontológica bem distribuída e a gestão de equipe em dia, prioritariamente, a recepcionista atende na recepção. Além disso, nem sempre as recepcionistas possuem um contato tão próximo com o dentista responsável pelo local.

a secretária de dentista é a profissional responsável por:

  • Atendimento ao público de maneira diferente da recepção;
  • Organização da agenda do profissional;
  • Receber pagamentos;
  • Realizar pagamentos;
  • Fazer depósitos bancários.

A secretária de dentista também, muitas vezes, auxilia na gestão de equipes, repassando recados do profissional e atuando como o seu braço direito na administração da clínica.

Esta profissional realiza ainda muitas outras atividades. A boa notícia é que, para ajudar no seu dia a dia, ela pode usar ferramentas tecnológicas de maneira ativa, como um software odontológico, por exemplo.

Aperfeiçoamento da profissão

Há sempre uma preocupação constante em relação à formação da secretária de clínica odontológica. Existem pessoas realmente qualificadas, mas que não possuem experiência na profissão e encontram-se tendo o primeiro contato com esse ramo de atuação.

Afinal, há clínicas que são flexíveis e gostam de oferecer oportunidade para profissionais que desejam se inserir no mercado de trabalho. Porém, é impossível ignorar o fato de que a secretária de dentista precisa de aperfeiçoamento.

A profissão é algo que se reinventa a cada dia. Além disso, novas tecnologias vão surgindo e o profissional precisa estar a par das mesmas para que se mantenha em evidência no mercado de trabalho.

Hoje em dia, há muitos cursos no mercado para ajudar a profissional a se estabelecer de melhor forma em sua profissão. Existe, inclusive, curso de secretária de dentista em específico.

Em geral, esses cursos são investimentos na equipe que as próprias clínicas devem fazer. Na intenção de ensinar como ser uma boa secretária de dentista e como realizar todas as atividades desenvolvidas em consultório odontológico, é válido optar pelos mesmos.

É preciso que a função da secretária de dentista (bem como seus conhecimentos) passem por uma reavaliação e um upgrade. Nos cursos, é possível melhorar características e desenvolver novas, além de também ter contato com procedimentos diferenciados, aulas de ética e profissionalismo, entre outros conteúdos.

Alguns conteúdos que são ótimos e garantem sucesso na profissão de secretária de dentista são:

  • Dress Code para secretária;
  • Como encantar clientes;
  • Marketing de relacionamento;
  • Gestão de crise;
  • Prazer em trabalhar.

Como ter um bom desempenho no consultório odontológico?

Para ter um bom desempenho nas atividades do consultório odontológico e garantir que todas as funções de uma secretária de dentista sejam devidamente cumpridas, é indispensável usar da tecnologia.

Atualmente, um software odontológico permite que a função da secretária seja feita de uma forma muito mais descomplicada e ágil. É preciso entender que, por mais eficiente que seja a secretária de dentista, alguns processos são realmente mais demorados e podem impactar o desempenho.

Por isso, contar com um software de gestão de consultório odontológico é fundamental para designar funções claras. Assim, garante-se que toda a equipe cumpra com a função destinada.

O uso de software odontológico se estendeu nas mais variadas clínicas de todo o Brasil. Afinal, com os benefícios oferecidos pelo mesmo, as atividades desenvolvidas em consultório odontológico são feitas de maneira rápida e assertiva.

Por conta disso, utilizá-lo também colabora muito para potencializar o que foi aprendido no curso de secretária de dentista. Até mesmo ajuda a profissional a entender e ter clareza na hora de desempenhar as funções de uma secretária.

O software de gestão de consultório odontológico também permite entender o que faz uma secretária de dentista. Dessa forma, não corre o risco de desviar as funções da profissional e nem mesmo atrapalhar seus afazeres.

Conclusão

Sabendo da importância da secretária de dentista, é indispensável garantir condições de trabalho que vão facilitar a rotina. Por isso, o software odontológico, além de colaborar para uma ótima gestão de equipe, também ajuda nas funções da secretária de dentista.

Além disso, mesmo com todos os aperfeiçoamentos necessários, o software torna-se um bônus, o que faz com que a secretária de dentista tenha um papel mais claro e assertivo na clínica.

Também faz que o estabelecimento esteja sempre um passo a frente de seus concorrentes. Contar com uma equipe odontológica preparada garante o sucesso das atividades desenvolvidas em consultório odontológico.


Conheça agora o EasyDental Cloud, um software odontológico em nuvem que já conquistou mais de 12 mil dentistas! Faça já o teste do software gratuito por 7 dias!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *