Sistema em nuvem para clínicas odontológicas: por que é a melhor opção?

Você conhece o sistema em nuvem? Num mercado cada vez mais competitivo no qual quem faz uso de tecnologias sai na frente, o uso deste recurso é uma solução para sua clínica odontológica. Saiba agora sobre o que trata o sistema e quais seus benefícios!

Tempo de leitura: 6 minutos

O mercado atual, em geral, gira em torno de duas grandes verdades: a competitividade está cada vez mais acirrada e os clientes demandam uma experiência cada vez melhor. No mercado odontológico, estas preocupações são ainda maiores. Neste contexto, uma solução seria o uso de um sistema em nuvem para clínicas odontológicas.

Os pacientes necessitam ser atendidos de forma cada vez mais eficiente e organizada, o que faz com que as clínicas sempre procurem soluções que permitam entregar este conforto a eles. Com isso em mente, confira por que o sistema em nuvem é a melhor opção para as clínicas odontológicas.

Sistema em nuvem para clínicas odontológicas
Sistema em nuvem para clínicas odontológicas: por que é a melhor opção?

O que é um sistema em nuvem para clínicas odontológicas?

Um sistema em nuvem funciona diretamente através da rede. Ou seja, as informações e processos ficam armazenados em servidores remotos, que podem ser acessados a qualquer momento e não importa o local.

Por isso, é uma ótima opção para as clínicas por conta de ter um investimento relativamente fácil e barato. Além de não ser necessário investir tanto em uma infraestrutura, este modelo pode ser customizado, trazendo a experiência e as funcionalidades de acordo com a necessidade da sua clínica.

Além disso, ele também pode crescer mais facilmente, sem a necessidade de grandes mudanças. Então, se você conseguir mais pacientes ou fazer uma fusão de clínicas com outros profissionais, um único sistema pode gerenciar facilmente a clínica, não importa o seu tamanho.

Outra grande vantagem de um sistema na nuvem é a segurança. Ao contar com esta solução, o cirurgião-dentista acaba terceirizando todo o controle do sistema para uma empresa que tem o know-how e o foco para fazer isso. Ou seja, ele sempre irá estar totalmente atualizado, não somente em relação às funcionalidades, mas também as principais práticas de segurança.

Um exemplo de prática de segurança essencial é o backup. Tanto no papel como na nuvem, é importante ter uma segunda cópia das informações dos pacientes, de modo que você não as perca caso aconteça algum problema. Neste caso, o sistema de nuvem conta com soluções de backup e redundância.

Benefícios de implantar um sistema de nuvem em sua clínica odontológica

O sistema em nuvem ajuda tanto no dia a dia quanto na gestão geral da clínica. Para a rotina de atendimentos, o sistema na nuvem traz inúmeras vantagens para os profissionais. Por isso, a inovação e a praticidade são tão importantes.

Fácil acesso

Uma das vantagens do sistema na nuvem é que ele permite o fácil acesso. Como mencionado acima, é fácil encontrar os dados sobre qualquer paciente, tanto para fazer uma alteração como para conferir rapidamente o seu histórico. Portanto, digitalizar as informações e automatizar o acesso a ela, é uma forma segura e prática do cirurgião-dentista economizar.

Economia de papel e dinheiro

Primeiro, em relação ao dinheiro: não é mais necessário ter um volume grande de papel, que gasta espaço e ainda custa dinheiro para o odontologista, sem falar no impacto negativo que traz ao meio ambiente.

Economia de tempo

Além disso, existe também uma economia do tempo. A organização da clínica é um ponto importantíssimo para os profissionais, que precisam saber exatamente onde está o prontuário de cada paciente.

Fazer isso de forma digital significa que você nunca mais irá ter problemas em despender muito tempo para encontrar as fichas. Basta cadastrar o paciente no sistema que você terá todo o histórico de atendimentos.

Atendimento otimizado

Falando em otimização com relação aos pacientes, o sistema ajuda muito no atendimento. Você tem um acesso muito mais fácil a todas as informações que o paciente já apresentou: quando foi a última vez que ele fez uma limpeza, por exemplo, além de tratamentos de canais e implantes que ele possa ter tido. Enfim, todo este acesso às informações permite um tratamento muito mais personalizado.

Organização dos cadastros

É possível usar os sistemas para construir toda a ficha clínica do paciente. Isso significa analisar o seu histórico, fazer o controle de retornos e até mesmo ajudar na elaboração de planos de tratamento, de acordo com a necessidade.

E não são apenas os pacientes que são cadastrados. Os próprios profissionais são registrados no sistema, e os gestores podem ter todas as informações sobre o próprio corpo clínico. Então, se o profissional atende em mais de uma clínica, as informações podem ser acessadas em todas elas.

Agendamento facilitado

As vantagens da implementação do sistema da nuvem afetam o atendimento antes mesmo que ele ocorra. Por exemplo, no caso dos agendamentos das consultas. Os sistemas na nuvem trazem soluções para facilitar o agendamento, dentro de todo corpo da clínica.

Assim, é muito mais fácil eliminar qualquer problema de horário ou no agendamento dos clientes. Para facilitar ainda mais, você pode enviar um SMS ou um e-mail para confirmar a consulta.

É mais eficiente para ambos os lados: a clínica se garante em não perder atendimentos por conta de esquecimentos dos pacientes e os pacientes não se esquecem das consultas. Além disso, não é necessário perder tempo fazendo ligações, pois este processo é automatizado e menos incômodo para o paciente.

O mesmo se aplica para os retornos. Uma funcionalidade que controla esta interação, permite que você convoque o paciente para o retorno também através de e-mail ou SMS. Assim, você tem não somente uma garantia de tratamento mais eficiente, mas também que isso pode ser feito de forma conveniente para seu paciente.

Benefícios na Gestão Financeira

Por fim, um sistema na nuvem pode ajudar em toda a gestão da clínica, incluindo a gestão financeira. Este processo é essencial, e consiste em entender todas as contas a pagar e a receber, além do fluxo de caixa e do controle de estoque.

O sistema na nuvem ajuda a gerenciar os processos de maneira mais prática, automatizada e sem demandar tanto tempo dos profissionais. Ele elimina praticamente qualquer falha humana que pode ocorrer no momento de fazer os cálculos financeiros da clínica. O sistema automatiza esta tarefa.

Para uma gestão otimizada, usar um software odontológico na nuvem é a melhor opção. Seu uso é capaz de impactar positivamente cada aspecto do seu negócio, desde o atendimento e a interação com o paciente, até o controle mais burocrático da clínica.

Todas estas vantagens resultam em um ganho financeiro para a sua clínica, fazendo com que o sistema na nuvem seja um grande investimento com um ótimo custo benefício.

Quer conhecer o software ideal para a sua clínica? Com a EasyDental você pode aproveitar todas estas vantagens e ainda tem 7 dias grátis para experimentar e conferir como esta é a opção ideal para você! Confira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *