Sistema odontológico online: por que usá-lo em sua clínica ou consultório

Sistema odontológico online é uma ferramenta para ser usada na clínica ou consultório a fim de otimizar os processos tais como gestão administrativa, financeira, atendimentos e outros.

Tempo de leitura: 5 minutos

O perfil do consumidor mudou, deixando de ser somente receptivo, para estar focado em ter uma experiência positiva: ele espera ter respostas que sejam rápidas e precisas. Neste contexto, o uso de um sistema odontológico online pode ser a chave para o sucesso da clínica.

Sistema odontológico online: por que usá-lo em sua clínica ou consultório
Sistema odontológico online: por que usá-lo em sua clínica ou consultório

A adoção de um sistema odontológico de gestão traz inúmeros benefícios, potencializando, principalmente, a eficiência e a produtividade da clínica. A automatização de alguns processos cria a oportunidade de alcançar uma gestão de excelência.

As pessoas que procuram a clínica odontológica estão em um momento de vulnerabilidade, precisam receber um atendimento que seja personalizado e humanizado. O acúmulo de tarefas pode afetar tratamentos e diagnósticos e, portanto, o uso de softwares de gestão pode colaborar.

Gestão financeira e software odontológico

Quanto à gestão financeira, o software te auxilia a saber qual o rendimento da clínica, bem como quais são as suas maiores despesas.

Gestão financeira no sistema odontológico.

Para que haja uma melhor visualização da gestão, as informações de finanças devem estar concentradas em um só lugar. Assim, o gerenciamento será mais prático, uma vez que os relatórios e gráficos estão disponíveis a um clique.

A partir de informações completas e da visualização de tudo o que envolve, é possível compreender quais serão os próximos caminhos a serem tomados e assim manter a saúde financeira da clínica ou consultório.

O fluxo de caixa da clínica tem que ser tratado com a maior atenção, para que não haja ruptura, quebra, já que todas as projeções e projetos futuros dependem da boa gestão do negócio.

Sistema odontológico: prontuário eletrônico

Um dos principais benefícios que os sistemas automatizados de gestão proporcionam é a possibilidade de ter prontuários eletrônicos. Não é mais conveniente acumular papeis em forma de fichas, com o histórico dos pacientes em grandes armários. Além dos riscos de haver falhas nesse processo, não é algo rápido e nem de acordo com as boas práticas com o meio ambiente.

Prontuário eletrônico.

Portanto, com os prontuários eletrônicos o profissional dentista pode ter acesso a todas as informações sobre o paciente de forma rápida, simples e muito mais eficiente. Uma vez salvo no sistema em nuvem, a visualização acontece de qualquer lugar, dentro da clínica ou fora dela.

O dentista consegue, assim, oferecer ao paciente um atendimento personalizado e muito mais competente, uma vez que tem o conhecimento de todo o histórico de antemão.

Tape buracos na agenda com um sistema odontológico

Um dos maiores problemas que uma clínica odontológica costuma enfrentar é o alto número de ausência de pacientes, ou seja, eles marcam a consulta, mas não aparecem para ela. Não há dúvidas de que essa prática constante leva a prejuízos e consequências para o orçamento.

Agenda otimizada com um sistema odontológico.

Muitos podem ser os motivos que fazem com que os pacientes faltem as consultas, mas na maioria das vezes, o que de fato aconteceu foi o esquecimento. Logo, é neste ponto que a adoção de um software de gestão se faz muito benéfico, porque ele pode lembrar ao paciente que ele tem um horário marcado e não pode faltar.

O funcionamento é bastante simples, basta que a agenda esteja sempre organizada e atualizada pela recepcionista. O paciente recebe um lembrete da confirmação de sua consulta um ou dois dias antes, através de mensagem de texto pelo celular ou um e-mail. Assim, você pode lembrá-lo do seu compromisso e informa se de fato comparecerá ou se será preciso remarcar.

A adoção deste tipo de sistema faz com que o não comparecimento caia bastante. Como todas as pessoas hoje em dia estão sempre conectadas, com celulares e computadores próximos de si, essa medida torna-se eficiente sempre.

Sem horários vagos imprevistos e com a diminuição dos custos com ligações telefônicas, as recepcionistas podem estar focadas no desenvolvimento de outras atividades.

Software odontológico: gestão de equipe

Quando você implanta um software de gestão online na clínica odontológica, há também mudanças quanto às práticas de trabalho: quebra-se um paradigma de serviço que até então era vigente, compartilhado pelos colaboradores.

Gestão de equipe no software odontológico.

A nova ferramenta traz, consequentemente, novas formas de trabalhar. Dessa forma, por ter algumas das atividades automatizadas, ganha-se mais dinamismo e rapidez.

Todos devem receber o treinamento correto para utilizar o sistema de software e adaptá-lo ao dia a dia das tarefas e fluxo de pessoas da clínica. Logo, deve haver comprometimento da equipe em fazer com que o trabalho e a experiência do cliente sejam a melhor possível.

O software de gestão não pode ser implementado sob a alcunha de ser um processo difícil, mas sim facilitador, para que o desempenho seja melhorado, uma vez que a modernização traz eficiência, qualidade e soluções que melhoram o trabalho.

Conclusão

Investir em um sistema odontológico online é a solução para sua clínica. Prontuário eletrônico, gestão financeira e de equipe e agendamento são só algumas das vantagens para sua clínica ou consultório. Os impactos serão vistos não só na rotina, mas também no retorno financeiro positivo ao fim do mês.

Quer ter a oportunidade de testar os benefícios de um sistema odontológico? Convidamos você a fazer o teste gratuito do software EasyDental Cloud por 7 dias! Experimente e melhore agora a gestão da sua clínica!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *