Software odontológico: 12 razões para investir em um para sua clínica

O Brasil é o país com mais dentistas no mundo. Diante dessa realidade, o uso de um software odontológico se tornou praticamente obrigatório quando o assunto é se destacar no mercado. Confira agora, com detalhes, quais os motivos para aderir o sistema.

Tempo de leitura: 10 minutos

É fato que, hoje, o mercado está altamente concorrido para qualquer que seja o setor. A título de informação, de acordo com uma matéria publicada em março de 2019 pelo portal G1, em 2018, o Brasil criou 2,5 milhões de empresas, representando um crescimento de 15% quando comparado com 2017. Ainda que a notícia não revele o segmento no qual mais foram criadas empresas, dá para ter uma noção de como está a concorrência no mercado, de um modo geral.

Em se tratando do mercado odontológico, sabe-se que, segundo a revista Exame, o Brasil é o país com mais dentistas no mundo. Estima-se que haja cerca de 315 mil dentistas no país: uma proporção que equivale a aproximadamente um dentista para cada 668 pessoas, considerando a população brasileira de 208 milhões de habitantes (dados de 2018). A maioria dos profissionais, relata a matéria, empreende abrindo o seu próprio consultório.

Diante dessa realidade, fazer uso de um software odontológico se tornou mais que apenas uma opção, mas uma exigência para o profissional que deseja tanto sobreviver como crescer em seu âmbito de atuação. Veja, a seguir, 12 razões que vão convencer você de que um sistema de automação é fundamental para o seu negócio. Confira!

1. O software odontológico é uma tendência

A primeira coisa que precisa saber é que o uso de um software odontológico é uma tendência em alta, o que significa que, ao adotar esse sistema, você ganhará destaque no mercado.

Essa solução está sendo cada vez mais adquirida nas rotinas dos profissionais e sendo reconhecida como uma ferramenta de trabalho que pode fazer uma grande diferença no dia a dia de um consultório odontológico.

2. Pode ser acessado de qualquer local com acesso à Internet

Um software odontológico na nuvem é uma ferramenta inovadora, já que permite ao profissional acessá-lo de qualquer local que esteja, desde que ele conte com rede de conexão à Internet, como aeroporto, residência, faculdade, entre outros espaços.

Essa facilidade garante, de certo modo, maior liberdade de gestão ao profissional, bem como aos seus funcionários, uma vez que eles podem, por exemplo, consultar documentos e até mesmo agendar atendimento estando fora do local de trabalho.

A modalidade também favorece aos diferentes tipos de trabalho, incluindo home office e atendimentos em mais de um local. A acessibilidade que o uso de um software odontológico permite reflete justamente essa realidade.

Já se o software contratado for do tipo desktop, ele poderá tanto ser acessado de forma on-line como off-line, o que amplia ainda mais as suas possibilidades e poder de gestão.

3. O software odontológico é compatível com os principais navegadores da web

Uma facilidade trazida por um software odontológico é o acesso à plataforma a partir dos principais navegadores da web, como Chrome e Firefox, por exemplo. Dessa maneira, os gestores do seu consultório não precisam se preocupar com essa questão.

Outro ponto fundamental é que o sistema pode ser utilizado a partir dos vários dispositivos de acesso à web que existem atualmente, como computador/desktop ou notebook, celular e tablet. Dessa maneira, você pode realizar a sua gestão de qualquer local que seja e a partir dos vários suportes que existem. Afinal, não será sempre que você estará em seu consultório.

4. Backup automático dos dados de seu consultório

Hoje, a informação assumiu papel central na gestão de uma organização ou de um consultório odontológico, tanto que há certo esforço para criar servidores cada vez mais potentes e capazes de suportar uma grande quantidade de dados. Faz sentido, uma vez que os dados servem de apoio para que uma empresa tome decisões assertivas e orientadas para o alcance dos seus objetivos, deixando de ser apenas informações para assumir um caráter estratégico no âmbito de uma organização.

Nesse contexto, um software odontológico ajuda a manter as informações devidamente seguras através da realização de um backup automático feito em nuvem dos dados que o seu consultório for gerando no dia a dia.

Só pelo fato de não ter que ficar realizando o backup das informações de maneira manual já vale muito a pena contar com um software odontológico. O sistema faz isso de forma automática, sem que precise, portanto, se preocupar.

A boa notícia é que os seus dados ficam devidamente protegidos contra a ação de invasores, vírus e ameaças virtuais.

5. Cadastro de pacientes de forma completa, eficiente e ágil

Um dos maiores problemas enfrentados pelo setor de atendimento de um consultório ou clínica é a demora para realizar o cadastro de pacientes. Tal situação gera insatisfação e má impressão da marca. Isso geralmente acontece quando o estabelecimento faz uso de formulário impresso, o qual deve ser preenchido pelo atendente.

O uso de um software odontológico aparece como uma solução para o problema, já que permite que realize o cadastro do cliente de forma completa e ágil.

Além dos dados do paciente, esse recurso também disponibiliza controle de indicação. Por exemplo, o paciente A indica o paciente B. A maioria dos estabelecimentos que oferece serviços de odontologia oferecem descontos agradáveis a quem indicou e ao indicado, como uma forma de fidelizá-los. Por isso, vale a pena contar com um sistema informatizado de controle de indicações.

6. É possível cadastrar o corpo clínico do consultório odontológico

O cadastro dos profissionais que atendem em seu consultório ou rede clínica também é possível. O cadastro da equipe serve como suporte para criar uma escala de atendimento, por exemplo, de modo a fazer com que o seu estabelecimento sempre conte com um dentista para atender aos pacientes.

Além disso, é possível estabelecer uma relação de pacientes com base em algumas categorias de indicações. Se a indicação vir do corpo de pacientes do dentista, a ele será atribuída a indicação. O mesmo acontece caso se trate do corpo de pacientes que foi indicado pela clínica.

7. Um software odontológico permite o agendamento de horários de atendimento

Um software odontológico também conta com uma solução fundamental para quem tem muitas atividades no dia a dia e precisa melhor gerir os atendimentos ao paciente: uma agenda de horários com dupla visão, diária e semanal, para que dessa maneira possa melhor gerir o seu tempo de trabalho, bem como remarcar novos atendimentos.

O sistema permite, ainda, o envio de SMS ou e-mail para lembrar o profissional de que ele tem um atendimento a ser realizado. Essa função é essencial para os dias atuais, dado a intensa rotina de trabalho vivida pelas pessoas, que faz com que elas muitas vezes esqueçam os seus compromissos.

Também é possível que o profissional realize de forma eficiente o controle de retornos do paciente. Ela permite a programação das próximas visitas do paciente com base em um sistema que cruza dados, cedendo, por exemplo, informações sobre o dia e horário de uma visita já agendada.

Novamente, o envio de SMS e e-mail tem seu papel, desta vez com relação ao paciente: a ferramenta possibilita ao profissional realizar diretamente a convocação do paciente para a consulta.

É uma forma de não só lembrar ao paciente de que ele tem uma consulta agendada para dar prosseguimento ao seu tratamento, mas também uma maneira de fidelizá-lo.

8. Plano de tratamento a partir da ficha clínica

A partir da agenda de horários de atendimento ao paciente, pode-se consultar a ficha clínica ou pessoal do paciente. Dessa maneira, o cirurgião-dentista pode se antecipar com relação ao tipo de atendimento que deve ser realizado.

A ficha clínica reúne as principais informações relacionadas ao atendimento do paciente, como os serviços odontológicos que já foram realizados e os que ainda precisam ser executados.

Em suma, a ficha apresenta o plano de tratamento do paciente, o qual serve como apoio para que o dentista desenvolva o seu trabalho com eficiência e produtividade. À medida que o dentista forma o plano de tratamento do paciente com base na ficha clínica, o orçamento já é gerado, para que dessa maneira dê ciência à pessoa atendida.

Dentista
Software odontológico: solução e satisfação garantidas para a sua rotina

9. Contas a receber e a pagar

Um sistema automatizado de gestão odontológica também atua como uma importante ferramenta na gestão de contas a receber e a pagar. Ele conta com um módulo que permite acompanhar as parcelas a serem pagas quando o paciente tem um tratamento odontológico aprovado.

Conforme o cliente realiza o pagamento das parcelas do seu tratamento, é gerado um crédito no fluxo de caixa. Tal função permite que a empresa realize a emissão de recibos, para melhor controle de sua gestão financeira.

O módulo de contas a pagar funciona de maneira similar à ferramenta contas a receber. Ele permite que o consultório visualize os seus gastos a curto, médio e longo prazo e dessa maneira proceda de modo a quitá-la, utilizando para isso o crédito em caixa. A função do módulo contas a pagar é garantir a saúde financeira do estabelecimento.

10. Maior controle de estoque

O estoque é um dos maiores ativos de uma empresa e não é diferente com relação a um consultório odontológico. É preciso realizar uma série de operações para que ele seja devidamente gerido. Nesse sentido, um software de odontologia pode ajudar ao permitir:

  • o cadastro de materiais de estoque;
  • o acompanhamento de movimentações, como saídas e entradas;
  • a realização de inventários;
  • o acompanhamento do nível de estoque.

Isto é fundamental para manter a organização devidamente funcionando – sem a falta de materiais que são considerados essenciais para o desempenho das funções dos dentistas.

11. O software odontológico dispensa a instalação

Hoje, o que faz muitas pessoas desistirem de ter um software em seu computador ou outro dispositivo é justamente a burocratização no momento de instalação. Pior ainda é quando a instalação vem carregada de ameaças virtuais, colocando assim em risco os negócios de uma empresa.

Mas, com o software odontológico da EasyDental você não precisa se preocupar com isso. É possível acessá-lo online, utilizando para isso os principais navegadores da web. Por exemplo, se o seu computador ou dispositivo já estiver cheio demais, sem disponibilidade de memória, a melhor coisa a se fazer é acessar o software odontológico online.

12. Melhora o atendimento ao cliente

Por fim, pode-se dizer que um software odontológico melhora a relação entre marca e cliente, considerando tudo o que foi exposto aqui. Ele garante agilidade às operações, melhorando assim o tempo de atendimento, que é fundamental quando se busca garantir a satisfação do paciente.

E então, depois de ler este conteúdo, está convencido de adotar um software de gestão para o seu consultório odontológico? A boa notícia é que você fazer isso agora mesmo. Antes, por que não testa a nossa solução por 7 dias gratuitamente e, ao fim desse prazo, entra em contato conosco para contar a sua experiência? Faça isso e veja o seu negócio se desenvolver rapidamente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *