Tendências da Odontologia em 2021

Muitas das inovações para a Odontologia em 2021 vão envolver tecnologias que auxiliarão tanto para um melhor atendimento quanto para uma gestão mais prática e otimizada.

Tempo de leitura: 6 minutos

O futuro chegou e se faz cada vez mais presente. Com as revoluções tecnológicas e o surgimento de inúmeras invenções que impactaram diferentes áreas ao redor do mundo, a Odontologia se tornou inovadora. As tendências para Odontologia 2021 veem como a chave para novas possibilidades.

As tendências na Odontologia 2021 surgem para revolucionar sua prática e diversificar os serviços. Acima de tudo, as novas tendências prezam por seguir levando saúde para todos os pacientes que confiam em seu ramo.

A tecnologia odontológica modificou uma área de atuação já conhecida pelo público e transformou a realidade não apenas dos profissionais, mas de todos envolvidos neste meio.

A imagem contém uma dentista olhando por um aparelho a boca de seu paciente. A ideia é trazer a noção de tendências tecnológicas na Odontologia 2021.
Tendências na Odontologia 2021

Não é à toa que, para o próximo ano, a expectativa é de que o mercado odontológico global cresça para um valor de cerca de US$ 37 bilhões de dólares, como aponta a Statista. Tudo isso em prol de uma inovação e de uma cultura organizacional que visa o aperfeiçoamento e a renovação de seus métodos.

Por essa razão, confira agora as principais tendências da Odontologia para 2021. Descubra quais delas serão um verdadeiro sucesso, possuindo grandes chances de fidelizar os pacientes e, mais do que isso, revolucionarem o presente.

Teleodontologia em 2021

Tendências: teleodontologia em 2021

Uma das tendências odontológicas mais úteis durante a COVID-19 foi o teleatendimento. Nesta prática, dentistas e outros profissionais de saúde recorreram à tecnologia para ajudá-los a interagir com seus pacientes, especialmente quando estes não podiam ir ao consultório.

A ideia deu tão certo que se expandiu para além do período pandêmico, levando o Americans with Disabilities Act (ADA) a emitir uma política completa para a teleodontologia exercida pelos profissionais da região. E tudo foi tão bem estabelecido que a prática acabou migrando cada vez mais para outros países, inclusive para o Brasil.

De fato, é sabido que, em comparação com outras áreas do ramo da saúde, o uso da teleodontologia pode ser bastante limitado, por razões óbvias. Afinal, não é possível fornecer atendimento direto apenas remotamente ou encostar na boca do paciente de forma virtual.

Ainda assim, os dentistas podem dar consultas, oferecer conselhos sobre autocuidado e verificar se uma visita pessoal ou tratamento podem ser necessários. Logo, o teleatendimento acaba sendo útil para prestar uma primeira avaliação aos indivíduos e minimizar o tempo que eles passariam indo até o profissional.

Tecnologia a Laser

Tecnologia a laser: Odontologia 2021

Quando se trata do atendimento ao paciente, uma das tendências mais estimulantes na Odontologia em 2021 é a tecnologia a laser. Isso porque, antes dela, os cuidados dentários de rotina exigiam um tratamento invasivo e muitas vezes doloroso, que era rejeitado por muitos indivíduos.

Como se sabe, o medo de sentir dor pode ser um grande impedimento para aqueles que ficam nervosos ao visitar o dentista. Esta lenda urbana que gira em torno da profissão pode fazer muitos atrasarem o atendimento – o que não é recomendado em nenhum âmbito, especialmente nos casos mais graves.

Por isso, a Odontologia a laser pode surgir como uma solução em casos como:

  • eliminação de cáries com pouca ou nenhuma dor;
  • diminuição da necessidade de suturas;
  • menos sangramento;
  • redução do risco de infecção; e
  • realização de uma cura mais rápida.

Essa, aliás, é uma tática especialmente boa se você deseja atrair novos pacientes, já que a promessa de tratamentos dentários indolores pode ajudar os mais relutantes a superarem o medo de ir ao dentista.

Software de Gestão em Nuvem

Tendências Odontologia 2021: software de gestão em nuvem

Quem tem um consultório sabe o quanto é importante contar com um software odontológico. Afinal, esse sistema facilita a rotina do dia a dia, otimiza os processos e garante mais produtividade para todos os envolvidos.

Isso porque um sistema de gestão automatizado é capaz de integrar inúmeras funcionalidades em um único lugar. Desse modo, os responsáveis podem gerenciar estoque, financeiro e até a agenda de todos os profissionais que atuam por ali.

Um software odontológico em nuvem, auxilia no acesso pelos prestadores sem estarem fisicamente onde o programa está instalado. Além disso, fornece mais cibersegurança para os dados que constam na plataforma e ainda agilizam os processos eletronicamente.

Impressão 3D na Odontologia 2021

Impressão 3D: tendências para Odontologia em 2021

A impressão 3D também se mantém crescendo na indústria da saúde – o que a coloca como uma grande tendência para a Odontologia 2021.

Afinal, já em 2020, houve um aumento considerável em seu uso por inúmeros dentistas. Seu uso pode ser feito para desenvolver materiais inovadores, como resinas, e também aumentar as velocidades de criação de dentaduras personalizadas, coroas e muito mais.

Dessa maneira, o que começou como uma ferramenta de laboratório floresceu em algo que pode ser usado em todos os aspectos da Odontologia geral. Alguns exemplos envolvem a implantodontia, prótese dentária e até mesmo para criar dispositivos personalizados para ajudar pacientes com apneia do sono.

E mais do que isso: agora, ainda é possível realizar um odontograma completo em 3D, visualizando onde estão marcados todos os dentes com muito mais precisão; e, claro, projetar dentes pela Odontologia 3D, usando apenas o computador e em um intervalo de tempo mínimo.

Inteligência Artificial na Odontologia 2021

Inteligência Artificial na Odontologia 2021

A inteligência artificial (IA) abrange um amplo espectro de tecnologias emergentes que continuam a influenciar a vida diária. E isso, naturalmente, se estende pelo campo da Odontologia em 2021, em razão da necessidade de um diagnóstico assertivo e da demanda por oferecer um atendimento superior ao paciente que chega ao consultório.

Muitos autores apontam que a participação das IAs no futuro será a de criar uma coordenação interprofissional inovadora entre pesquisadores, dentistas e até engenheiros. A finalidade disso será de mitigar os erros de interpretação, chegar a dados mais precisos e levar uma perspectiva mais abrangente quanto aos procedimentos e tratamentos necessários.

Além disso, o desenvolvimento da tendência de IA na Odontologia também será capaz de permitir que os profissionais compartilhem grandes volumes de dados relacionados à saúde dos indivíduos. Isso respaldará as decisões de tratamento e fornecerá percepções que melhorem o atendimento.

Conclusão

Como dito anteriormente, o futuro já chegou e a Odontologia em 2021 promete diferentes inovações. Tais inovações não apenas farão a diferença nos tratamentos das patologias bucais, como também revolucionarão toda a gestão dos ambientes e consultórios, permitindo um trabalho mais ágil, eficaz e tecnológico.

Por este motivo, continue acompanhando todas as tendências que estão por vir e, acima de tudo, coloque-as em prática na sua rotina. Implemente cada vertente como uma oportunidade de fornecer mais aos seus pacientes e a todos que confiam no seu trabalho.

Para isso, conte com a EasyDental Cloud e descubra como as nossas soluções podem ser essenciais neste momento repleto de transformações e novidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *