Transformação digital na odontologia: você pode digitalizar seus processos

Independentemente da área de atuação de uma empresa, a transformação digital se faz presente. Na odontologia isso não é diferente. Trataremos disso detalhadamente ao longo deste artigo, acompanhe!

Tempo de leitura: 6 minutos

Independentemente da área de atuação de uma empresa, a transformação digital se faz presente. Na odontologia isso não é diferente. Já não basta estar acompanhando o mercado, é necessário se posicionar a frente dele. Trataremos disso detalhadamente ao longo deste artigo, acompanhe!

Mesmo as empresas que já fazem atualizações com a transformação digital de maneira compatível com o mercado, encaram uma concorrência que cresce de maneira alarmante. Estudos da McKinsey Brasil indicam, ainda, que empresas que saem na frente com a transformação digital se tornam cada vez mais inalcançáveis para a concorrência.

Para se ter uma ideia, empresas profundamente associadas à transformação digital apresentam um crescimento até 5 vezes maior em relação às demais.

Se engana, também, quem imagina que esta estatística não alcança o nicho de odontologia. Promover a transformação digital no sistema odontológico traz vantagens absurdas e promove o crescimento da instituição.

O que é transformação digital?

Para entendermos como a transformaçãoTransformação digital na odontologia possui um papel tão decisivo na hora de posicionar uma instituição, precisamos abordar este conceito. Resumidamente, a transformação digital envolve, nas empresas, a utilização da tecnologia para diversas otimizações.

Mirando na gestão odontológica, podemos mencionar que a transformação digital promove a resolução de diversos problemas. A partir da utilização de meios tecnológicos, é possível:

  • Ampliar a produtividade de profissionais;
  • Diminuir quedas de desempenho na empresa;
  • Melhorar a utilização do tempo, promovendo maior agilidade e eficácia para a instituição.

É claro que o conceito de transformação digital não termina por aqui. Ao tratarmos de uma organização, a partir desta digitalização, todo o funcionamento da empresa é alterado.

Na odontologia, diversas empresas já adaptam alguns processos tecnológicos e acreditam participar da transformação digital. Na realidade, poucas instituições estão realmente preparadas para otimizar todos os processos, de forma que essa digitalização acaba ficando incompleta.

Transformação digital na odontologia: você é capaz de digitalizar seus processos
Transformação digital na odontologia: você é capaz de digitalizar seus processos

Por que reestruturar processos de gestão?

Tendo em vista os aspectos de reestruturação que a transformação digital traz, você pode estar se perguntando por que isso faz tanta diferença. Então, será que os processos de gestão odontológica da sua empresa carecem tanto assim de uma transformação?

O maior propósito das tecnologias atuais para a gestão odontológica é otimizar tempo e custos. Em outras palavras: o profissional dentista precisará realizar menos trabalho, e muitas vezes, receberá um retorno maior a partir do uso destas tecnologias.

Um prontuário eletrônico, por exemplo, garante que o profissional terá acesso aos dados do paciente, de maneira muito mais ágil e organizada. Em vez de se basear em anotações, com um acesso muito mais lento, os processos podem ser automatizados, garantindo maior precisão do profissional quanto ao acesso aos dados.

Tratando-se da gestão de empresas, é preciso passar a enxergar potencial inovador nos profissionais. Isso porque nem todos os indivíduos estão preparados para se adaptar a esta reestruturação. Por isso, é essencial, agora, investir em profissionais com perfis menos conservadores e prontos para enfrentar desafios.

Outro aspecto importantíssimo que a transformação digital promove se relaciona com o aumento das vendas. Com o alcance imenso da internet, tal como os impactos sociais dessa transformação, é muito rentável para as empresas direcionarem corretamente sua estratégia de marketing, visando alcançar novos clientes.

Além disso, a digitalização faz as pessoas buscarem por agilidade nos serviços. Modelos muito tradicionais e que demandem mais tempo das pessoas, sem automatizações, se tornam cada vez menos escolhidos.

Não pense que uma clínica odontológica funciona de maneira distante de outras empresas. Ela também necessita de uma alocação no mercado, além de precisar conhecer concorrentes e explorar maneiras de divulgação.

Ferramentas para digitalizar seus processos

A tecnologia traz ferramentas capazes de agilizar processos. Diante de um cliente exigente, e que deseja gastar o mínimo de tempo possível, estas ferramentas de gestão podem fazer toda a diferença.

Por exemplo, ao reunir informações a partir de um software de ERP (Planejamento de Recursos Empresariais), as instituições podem economizar muito tempo na hora de lidar com o cliente. A partir destes dados é possível também tomar decisões mais assertivas e inteligentes, na hora de decidir qual estratégia seguir. Estas ferramentas possibilitam:

  • Agendamentos mais eficientes, que avisam automaticamente o cliente sobre a sua consulta, enviando lembretes;
  • Através do sistema de ERP, ocorre a maior facilidade de acesso às informações necessárias;
  • Softwares também permitem a administração de gastos da clínica, tal como agendamentos, cancelamentos e faltas;
  • A partir de ferramentas analíticas é possível conhecer melhor o perfil do cliente, baseando-se em dados;
  • E diversas outras otimizações. Todas elas feitas para destacar a empresa no mercado, em termos de agilidade, prestatividade, preço e outros.

O que a odontologia tem a ver com isso?

No contexto da pandemia, cerca de 70% dos investidores mantiveram ou aumentaram seu investimento em tecnologia. Ainda assim, os principais setores que investiram na tecnologia em gestão foram:

– Construção;

– Tecnologia da informação;

– Manufatura.

Por ainda não estar nesta lista, o setor de odontologia carece de maiores investimentos para entender como digitalizar a própria gestão. Com a noção da dependência tecnológica desenvolvida pelas instituições na pandemia, uma tendência muito forte do mercado de odontologia será o investimento nessa transformação para o sistema odontológico das clínicas.

A área de saúde como um todo já passa por transformações tecnológicas que diferenciam serviços entre si. Assim, promovendo uma melhor experiência para o usuário a partir da transformação digital, a gestão odontológica com o uso destas ferramentas promove uma fidelização muito maior dos clientes, ampliando assim, seus ganhos.

Conclusão

Se você chegou até aqui provavelmente entendeu que desenvolver sistemas odontológicos assertivos não é mais uma simples opção a se considerar. Ao contrário, investir em uma transformação digital se tornou uma excelente oportunidade de crescimento para as instituições odontológicas.

A tendência de digitalização da gestão sempre foi forte, e o cenário da pandemia acelerou isso ainda mais. Somente 23.8% das empresas que não implementaram se encontram perdidas neste cenário, sem saber por onde começar.

A maioria delas atribui a dificuldade desta implementação à falta de investimentos e equipes qualificadas. A grande vantagem do setor odontológico é contar com ferramentas de simples utilização, podendo inovar sem enfrentar as dificuldades dos demais nichos.

É essencial aproveitar esta vantagem para investir no software EasyDental Cloud, que possibilita a transformação digital da empresa de maneira muito mais simples.

Em um período onde o tempo é tão valorizado, o gestor odontológico não pode perdê-lo deixando as oportunidades de digitalização passarem.

Inove hoje mesmo e conquiste clientes enquanto estamos neste momento de desenvolvimento e transformação digital na odontologia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *