Tudo que você precisa saber sobre software odontológico

Neste artigo apresentaremos tudo que você precisa saber sobre software odontológico antes de realizar sua contratação, desde suas funcionalidades até suas vantagens.

Tempo de leitura: 6 minutos

Atualmente, contar com um software odontológico é indispensável para o consultório ou clínica odontológica que deseja aumentar a eficiência e produtividade de suas operações, bem como otimizar seu tempo. Uma solução como essa pode otimizar o processo de atendimento ao cliente, bem como fidelizá-lo, além de agilizar processos como marcação de consultas ou procedimentos odontológicos.

Se você ainda não possui um software odontológico, mas deseja saber mais sobre essa solução, continue a leitura. Neste conteúdo, abordamos tudo o que você precisa saber a respeito dessa tecnologia. Vem conferir!

Tudo que você precisa saber sobre software odontológico.

O que é um software odontológico?

Basicamente, o software odontológico é um sistema que automatiza e organiza as rotinas que fazem parte do dia a dia de um consultório, como marcação de consultas, registro de presença do paciente, pagamento a fornecedores, pagamento a profissionais, organização da agenda dos profissionais da área, gestão financeira etc.

O software odontológico pode ser comparado, com as devidas ressalvas, a aplicativos que muitos de nós usamos atualmente, como aplicativos de bancos ou até mesmo aplicativos de mensagens, ou interação, sendo o WhatsApp um exemplo nessa direção.

Um software odontológico pode atuar tanto off-line como on-line, e isso depende, certamente, de suas configurações. Ao atuar on-line, ele permite que as pessoas possam acessá-lo remotamente, ou seja, de qualquer local, como de sua casa ou do ambiente de trabalho. Portanto, isso independe da localização do profissional. Por outro lado, um software odontológico off-line tende a ser usado somente no ambiente de trabalho. Muitos deles, vale dizer, são mistos, tanto on-line quanto off-line.

Quais são as principais funcionalidades de um software odontológico?

Um software odontológico conta com inúmeras funções. Na verdade, a maioria deles é, normalmente, desenvolvido de acordo com a realidade da clínica ou consultório odontológico. Assim, por exemplo, se a clínica tiver 40 operações, o software odontológico será desenhado de forma a otimizar todas elas ou ao menos parte delas.

No entanto, existem algumas funções básicas e inovadoras que fazem parte da maioria dos softwares odontológicos, sendo estes alguns exemplos:

Cadastro de paciente

Normalmente, possibilita o registro do paciente de forma completa e flexível. Inclui funções como pesquisa de CEP e captura de fotos de pacientes.

No caso de uma clínica ou rede de franquia, os pacientes podem se cadastrar em nome da rede de clínicas, unidades clínicas ou profissionais para promover a separação de dados entre as unidades de atendimento.

Cadastro do corpo clínico

Também permite o cadastramento do corpo clínico que faz parte da unidade de atendimento. Com isso, fica fácil saber em quais os profissionais atendem. Na prática, isso traz maior eficiência e produtividade para o dia a dia. Afinal, não é necessário ligar ou entrar em contato com o profissional para saber disso, bastando apenas consultar essa informação no sistema.

Arquivamento dos dados colocados no sistema

Um software odontológico também conta com a função de arquivamento dos dados que são inseridos em seu sistema. Com isso, você não precisa se preocupar com sua segurança e backup, pois o arquivamento é feito automaticamente, otimizando assim essa operação.

Notificação sobre consultas marcadas

Normalmente, um software odontológico também dispõe ou conta com a função de lembretes ou consultas marcadas, para que assim a equipe de atendimento possa entrar em contato com o paciente e, dessa forma, lembrá-lo de sua consulta.

Nesse sentido, podemos dizer que essa função traz um grande benefício para a clínica, que é organizar as consultas dos pacientes. Afinal, não há nada mais desconfortável do que o desencontro de informações entre o paciente e a equipe de atendimento da clínica.

Diante disso, nota-se que um software odontológico conta com funções essenciais para otimizar o dia a dia de uma clínica e, assim, fazer com que ela obtenha diferenciação no mercado.

Quais são as vantagens de se adotar um software odontológico?

Um software odontológico pode oferecer a uma clínica ou consultório odontológico diversas vantagens. Na verdade, vemos como razões para que o gestor de uma clínica adote essa solução, se ainda não a possui.

Conheça, a seguir, algumas das principais vantagens oferecidas por essa solução:

Não precisa de instalação ou atualização

Normalmente, um software odontológico não precisa de instalação ou de atualização. Isso já reduz a burocracia, algo que costumamos ver na maioria dos sistemas tecnológicos.

O sistema de um software odontológico é atualizado sempre que alguma novidade é lançada, não precisando assim que dê atenção a esse detalhe.

Não precisa realizar backup

Adotando um software odontológico, você também não precisa se preocupar em realizar diariamente o backup de seus arquivos. Isso é feito de modo automático, o que otimiza seu dia a dia e garante a segurança de seus dados.

É remoto

Um software odontológico também conta com o benefício de ser remoto. Na prática, isso significa que você pode acessar a plataforma de qualquer ponto onde estiver, desde que exista conexão à rede mundial de computadores.

Oferece banco de dados

Um software odontológico também conta com um banco de dados, o qual pode ser usado para arquivar as informações que sua clínica produz diariamente. Assim, você não precisa se preocupar em ter que contratar um serviço de computação em nuvem à parte.

Otimização das operações de sua clínica

Como já destacamos, é uma solução que otimiza a realização das operações de sua clínica. Por exemplo, fica muito mais fácil agendar a consulta do paciente utilizando o sistema, do que fazer a mesma operação com o uso de um papel.

Ajuda a reduzir custos

De um modo geral, é uma solução que contribui para a redução de custos em diversos aspectos. Por exemplo, pode-se reduzir o uso de folhas, bem como enxugar a equipe de atendimento, visto que o software odontológico otimiza a realização das operações, fazendo com que elas sejam desenvolvidas com rapidez e eficiência.

Ajuda a melhorar o relacionamento entre clínica e pacientes

Por fim, podemos dizer ainda que um software odontológico ajuda a melhorar o relacionamento entre clínica e pacientes. Afinal, é um sistema que guarda o histórico de atendimento do paciente, o que otimiza o atendimento e gera uma sintonia de informações entre os envolvidos.

Você gostou da ideia de ter um software odontológico para otimizar as operações de sua clínica? Então, que tal realizar um teste grátis na EasyDentalCloud? Clique aqui e agilize esse processo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.